6 de nov. de 2011

Rolinhos de abobrinha com ricota temperada, pimenta e hortelã


Tem momentos em que eu me sento, com um café, ou chá, e pego um monte de livros e revistas de culinária. Passo o tempo admirando as fotos, lendo as receitas, tendo ideias......
Ao lado, deixo um monte de marcadores de página. Conforme vou passando as folhas, vou marcando as receitas que mais me interessam! O bacana, é que como eu sempre faço isso, algumas receitas já estavam marcadas....rs....

Nesse momento eu leio a receita novamente e vejo se desmarco ou não.....algumas eu desmarco. Esse lance de escolher qual receita vou preparar, vai muito do momento....tem épocas que estou mais para doces, outras para tortas, outras para biscoitos e cookies.......sei lá como explicar....só sei que é assim.

No fim, fico com um monte de receitas marcadas e esperando para serem feitas! ;) Esse rolinhos de abobrinhas não foram diferentes.....já fazia um tempo que queria prepará-los. Dei mais uma olhada nos ingredientes do livro e percebi que : não ia rolar! - pelo menos, não daquele jeito...hehe. Mais uma vez fiz minhas mudanças ;)
Saiu assim:

Rolinhos de abobrinha com ricota temperada, pimenta e hortelã

Ingredientes:
1 abobrinha*
1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, cortada em tirinhas
Cerca de 100 g de ricota
1 colher de sobremesa de cream cheese
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ervas de Provence, orégano e noz-moscada, também a gosto
Folhas de hortelã
Azeite de oliva cebolinhas para amarrar os rolinhos

Preparo:
1. Num processador de alimentos (ou com um garfo), misture a ricota com o cream cheese e tempere com sal, pimenta, orégano, noz-moscada e as ervas de Provence. Regue um pouco de azeite e misture mais um pouco. Reserve.

2. Ferva água em uma panelinha e coloque as cebolinhas dentro. Deixe alguns segundos e retire com a escumadeira. Passe as cebolinhas para um pote com água gelada. Deixe um tempo, escorra e deixe-as sobre uma folha de papel toalha. (esse processo é para que elas não se quebrem quando você for amarrar o rolinho ok!).

3. Fatie a abobrinha (eu usei um fatiador, mas pode fazer na faca também). Tempere com um tiquinho de sal e grelhe as fatias em uma frigideira antiaderente.

4. Prepare seus rolinhos: Espalhe um pouco da ricota temperada na fatia de abobrinha grelhada. Coloque algumas folhas de hortelã e uma fatia de pimenta dedo-de-moça. Enrole a abobrinha e amarre com uma tira de cebolinha.**

Agora é só servir! Fica muito bom!!!!


obs:
* 1 abobrinha rende cerca de 15 rolinhos - mas tudo vai depender da espessura que você vai fatiar e do tamanho da sua abobrinha - como eu usei o fatiador, elas ficaram bem fininhas....

** se preferir, dispense a cebolinha para amarrar os rolinhos e espete um palito ;)
Peguei a ideia do meu livro "Comidinhas" de Jennifer Joyce.

6 comentários:

  1. Ficaram lindos e apetitosos :P
    Isso de marcar receitas não acontece só com você não hehehe
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe,
    Eu também adoro me sentar e ficar vendo receitas em revistas antigas. É um prazer muito grande.
    Estes rolinhos estão deliciosos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais chiqueeeee!!!! Eu quero! (Tem que ter paciencia ne? rs) Bjoca, Brubs

    ResponderExcluir
  4. Fê, que coisinhas mais gourmet! Um amor...
    Sabe que eu sou exatamente assim como você, louca por um livro ou revista de receitas. Vou marcando as que me agradam e algumas preparo, outras eu sempre olho mas nunca saem do papel rsrs.
    Beijos e aparece lá no blog um dia!

    ResponderExcluir
  5. adorei! :D so uma duvida, a tirinha de cebolinha eu vi em outro site que cozinha antes ne? pra ficar resistente.. mas ela nao fica com um gosto forte nao? quero que o gosto do recheio e da abobrinha sejam notados!

    ResponderExcluir
  6. Malu, eu não sei como vc viu em outro site. Não é para "cozinhar" a cebolinha, é só um "susto"..rs.
    Como descrevi no texto: Você coloca por pouco tempo (segundos mesmo) na água fervente e rapidamente passa para uma água gelada. Ela vai manter o sabor mas não "rouba" o sabor dos demais ingredientes ok!
    Bjs Fe

    ResponderExcluir