12 de jul. de 2010

Pappardelle especial - massa integral caseira

Essa aqui era para ser o "Spaghetti do Dudu", mas eu estava inspirada no dia e resolvi fazer a massa do macarrão. Como eu *ainda* não tenho minha máquina de fazer macarrão (abre a massa finamente e faz cortes perfeitos) fiz um Pappardelle (mais fácil né!rsrs).



Vamos começar pela massa:

O cálculo básico é : 1 ovo para 100gr de farinha (usei integral)
( e já ouvia da avó Guara: 1 ovo por pessoa) ...então fiz para 2 (mas comem 3 ok)

Foi minha primeira vez com massa integral (não sabia se tinha alguma coisa diferente para colocar...sei que deu super certo! A massa ficou ótima!)
Coloque a farinha e no meio os ovos. Bata levemente com o garfo e vá incorporando a farinha. Agora misture com as mãos e deixe a massa homogênea. Coloque em um saco próprio para alimentos e leve para geladeira por +/- 1 hora. (nesse tempo fui adiantando as outras coisas, mas para essa quantidade acho que uns 30-40 minutos estão bom)

Retire a massa da geladeira, enfarinhe a pedra que vai trabalhar e abra a massa com um rolo *de macarrão* -dãã- (se não tiver um rolo use uma garrafa de vidro -limpa e lisa -dãã....já abri massa vááárias vezes com garrafa). Para que a massa fique fina, vai te dar uma *canseira*...mas como eu disse: eu estava bem inspirada para cozinhar, além do mais pensa que você estará queimando as calorias que vai ingerir!!hauahuaha. Corte cada tira cerca de 3 cm.

Depois que abrir a massa eu usei a técnica da Tati, e coloquei a massa no cabo da panela...rsrs..mto prático:



Ficou lindão meu macarrão né! Fala sério!! ;D

Bom vamos a receita boa! Essa é a receita do Chef Dudu Camargo que comentei no post abaixo.

Prepare o pesto de azeitonas pretas, reserve.

Molho (receita inteira para um pacote de spaghetti)
  • 8 dentes de alho (em lâminas)
  • azeite
  • 500gr de calabresa fresca (tire a pele e "esmigalhe" com as mãos - não use calabresa defumada) _ eu não achei calabresa fresca então usei linguiça toscana - ficou *supimpa*!!
  • 5gr de erva doce
  • 1 cebola picada
  • molho de tomates pelados (1 litro) - use um que não seja muito "aguado", pegue uma marca boa ok!
  • manjericão fresco (uma parte para fritar no azeite e outra parte para jogar em cima do prato)
  • Salsinha (não usei)
  • 80gr de muçarela de búfala para salpicar por cima do prato (eu não usei. Tinha um bom parmesão então foi ele mesmo!;))
  • 50gr de manteiga sem sal
  • 4 Abobrinhas (vamos usar só a casca) - usei só uma.
  • Mix de Pimenta (branca, rosa e do reino)

obs: eu fiz só metade de tudo isso!

Como fazer:

  1. Lave a abobrinha e corte a casca e depois corte essa casca em lasquinhas e tempere com pimenta.
  2. Corte o alho em lâminas, tire a pele da linguiça e esmigalhe.
  3. Em uma frigideira *funda* coloque o azeite e o alho, doure. Assim que começar a dourar junte a cebola, um pouco do manjericão e a erva doce. Misture bem.
  4. Junte a linguiça e deixe refogar. Sempre apertando a linguiça para soltar os gominhos.
  5. Coloque o molho de tomate (já espremidos na mão) e deixe ferver um pouco.
  6. Coloque o macarrão para cozinhar (apenas com sal, sem azeite - para não formar uma película por fora da massa e assim ela absorve melhor o molho)
  7. Prepare a abobrinha: coloque a manteiga em uma frigideira e deixe dourar (logo depois que ela começa a *espumar* ela começa a doura) , aí você coloca a abobrinha, misture um pouco e retire do fogo. -coloque o sal quando for servir
  8. Volte para o molho: tempere com sal (se tiver ácido acerte com um pouco de açúcar)
  9. Junte o macarrão, misture bem e sirva. Coloque a muçarela de búfala salpicada com *flor de sal* -como eu disse, não usei, fui de parmesão ralado na hora), coloque as lâminas de abobrinha, salpique o pesto (que não vai ao fogo), salpique também o manjericão e salsinha.

Obs gerais: Eu gostei muito do prato, o Ti gostou, mas achou que tinha *informação demais* ...hehe...e tem mesmo...mas é o seguinte: o pesto ficou divino, a abobrinha deu uma crocância, se fosse sem eles seria uma massa simples com molho de linguiça certo!? Nem ia ter graça! Valeu todo o preparo!

O vídeo da receita esta aqui.

Bjos Fe;)








11 comentários:

  1. Tô tomando coragem p/ fazer massa caseira.
    Essa receita está linda!!!
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Uau, uau, uau! Parabéns amiga! Até fiquei inspirada pela sua maratona e quero tentar fazer massa caseira em casa também!

    Obrigada pelas excelentes dicas!

    Beijo grande!

    Ah, eu vi que você não vai na festinha...é pq o papai vai estar aí?

    ResponderExcluir
  3. Tati, boto fé em vc hein!! menu do fds macarrão caseiro!! rsrs
    Bjao

    Steeeee!!!Aproveita a inspiração!! (aqui em casa foi um "almojanta"...rsrs...fazer tudo demorou um tempo...rs. Depois me diz se achou tudo que queria das sugestões!
    ñ vou na festinha....sniffff....mas é que tenho um casamento para ir...- o papis chega esse fds!! uhuuuu!!!rs
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Fê, arrasou no macarrão caseiro. Ótima receita! Nunca tentei, rsrs, mas confesso que tenho vontade. Sua receita me inspirou bastante, hehehe...
    Parabéns, querida!
    Beijos,
    Thais

    ResponderExcluir
  5. Que prato lindo! Super apetitoso! Nunca fiz macarrão integral, achava que ficava todo esfarelento. Agora vou tentar fazer com a farinha integral.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, tudo bem?
    Nossa menina, agora vc me MATOU!!! Papardelle é a minha massa longa predileta, simplesmente amo!
    Arrasou na sua receita de massa integral, já anotei e vou me arriscar assim que tiver paciência pra usar a maquineta e com um dorflex do lado pq nas vezes que eu fiz macarrão em casa (a massa) me deu uma dor violenta na coluna...hahahah
    Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Que linda massa você fez, e o molho então, um capricho só!
    Parabéns, ficou lindo!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Arrasou em comadre! Que delícia!
    Em casa eu nunca fiz massa porque em apartamento já viu né, cozinha minúscula não permite. Agora esse pesto deve ficar tudibom!
    Adorei.
    Viu, tem promoção no Arte, passa lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. que maravilha, um show de postagem

    ResponderExcluir
  10. TAIS, pode testar que é uma delicia!! Integral foi a primeira vez....uma delicia!! Bjs

    TATIANE, nao se preocupe com a farinha, dá certo!! eu sempre fiz com farinha branca, mas a integral fica ótima tbm! Bjs

    Fabi, que bom que gostou! Na proxima pede para alguem abrir a massa ..hauhauaha.. (tem sempre gente querendo ajudar!rsrsrs) Bjs

    ResponderExcluir
  11. Rachel e Welze, que bom que gostaram...o molho é divino!Bjs

    Fla, nao fique *acanhada* eu moro em uma kitnet!!huahauh garanto que a cozinha micro dá conta!!hauaha. Bjs

    ResponderExcluir