20 de jul. de 2010

Couve-flor gratinada


Eu estava com muuuita vontade de comer couve-flor, daí fui ao Ceasa e comprei uma *meeega*!!rs Deu pra matar a vontade e congelar o resto.
Fiz couve flor gratinada - a foto ficou beeem péssima, mas garanto que estava boa..rs-
1. Cozinhei no vapor a couve-flor (não muito) e coloquei na assadeira. (a minha couve-flor era bem grande, usei metade, você pode usar uma pequena)
2. Prepare o molho: coloque 500ml de leite em uma panela junto com 1/2 cebola beeem picadinha e uma folha de louro, ferva, retire a folha de louro e reserve (se preferir passe numa peneira, eu gosto de deixar pedacinhos micro de cebola). Em outra panelinha, coloque 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga, derreta em fogo baixo e junte 1 e 1/2 colher de farinha, mexa rápido por uns 3 minutos até virar uma pasta escura. Volte a panela do leite no fogo baixo e aos pouco já juntando a pasta de mateiga e farinha misturando com o fouet (batedor de arame) até que a consistência seja de molho (não deixe de bater pois pode empelotar). Junte 1/2 copo de requeijão (ou 1, depende do seu exagero e vontade por requeijão..rs) e tempere com sal e noz- moscada.
3. Jogue o molho sobre os ramos da couve. Salpiquei um poco de pimenta-do-reino moída na hora e muçarela ralada também na hora. Leve ao forno por uns 15 minutos e sirva.
Receita adaptada do Panelinha
;)

3 comentários:

  1. Amo couve-flor gratinada, é uma delícia principalmente no inverno que gostamos de comidinhas quentinhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. a foto não ficou ruim não, deu água na boca! :) bjs

    ResponderExcluir
  3. Primeiro parabéns pelo blog, virei sua fã !
    Agora dúvida de principiante qual o processo para congelar o couve-flor ? Obrigada ! bjusss

    ResponderExcluir