20 de abr. de 2013

Spekulatius

Momento......Oooohhhhhh!!!

Olá moçada! Quanto tempo que eu não apareço né! E quantos puxões de orelha eu já levei??? Nem conto!!! Vááários! Hahahaha

Enfim... acabei de falar com uma amiga querida (aniversariante do dia! Parabéns Ana) e depois de mais um puxão de orelha, resolvi deixar a preguiça de lado e nesse momento “ não tô fazendo nada... vamo nessa”... fucei as poucas fotos que eu tirei das coisas que fiz esse ano. Achei esses biscoitinhos (que por sinal eu já fiz 3 vezes!!!).

Então peguei um vinho, coloquei Bob Dylan e Jeff Buckley para me acompanharem e sentei a bunda na cadeira para escrever! :P
Bora pra receita! Este momento merece até um "uhuuu" né não!?!!! \o/ \o/ \o/
Hahahaha

Spekulatius ( peguei a receita no blog La Cucinetta)
Ingredientes:
1 3/4 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá açúcar demerara (já fiz com cristal e mascavo)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher de sopa de canela em pó (usei só uma colher de sopa)
1/2 colher de chá noz moscada ralada na hora
1/2 colher de chá de cravos em pó (se não tiver, moa os cravos no pilão)
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de sal
150g manteiga sem sal, gelada, cortada em pedaços pequenos
1 ovo
1 colher de chá de casca de laranja ralada (já fiz sem casca de laranja)
1 colher de chá de melado de cana (já fiz com mel)
açúcar cristal para polvilhar (já fiz polvilhar o açúcar)


Preparo
1.Coloque no processador a farinha, o açúcar demerara, o bicarbonato, as especiarias e o sal e pulse para misturar. Ou então misture esses ingredientes numa tigela usando um batedor de arame.

2.Junte a manteiga e pulse algumas vezes. Ou esfregue com a ponta dos dedos. O objetivo é formar tipo uma farofa.

3.Em outro recipiente, bata ligeiramente o ovo, a casca de laranja e o melado. Junte à farofa e pulse novamente (ou misture com as mãos). A mistura ficará umedecida e vai começar a formar uma massa grosseira. Com as mãos, junte toda a massa - que deve estar um pouco pegajosa, separando-se fácil em pedaços, mas sem grudar nas mãos. Embrulhe em filme plástico e leve para geladeira por pelo menos 1 hora.

4.Retire a massa da geladeira e em uma superfície enfarinhada, abra a massa numa espessura de cerca de 6mm - use um rolo também enfarinhado.** Caso a massa esteja ainda muito dura e quebradiça, manuseie a massa com as mãos, achatando-a para torná-la mais maleável, e termine com o rolo. (Se estiver um dia muito quente, divida a massa em duas partes e enquanto prepara o primeiro pedaço, deixe o outro na geladeira ;)

5.Corte os biscoitos com o cortador de sua preferência e coloque os biscoitos em assadeira forradas com papel-manteiga ou use um silpat. Deixe um espaço entre eles. Polvilhe os biscoitos com açúcar cristal. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos (eles devem estar levemente dourados e sequinhos). ** enquanto uma assadeira está no forna, deixe as demais na geladeira.

6.Retire os biscoitos do forno e deixe que esfriem para então guardá-los em pote fechado (conservam por 5 dias).

Beijos
Fê :)