13 de nov. de 2012

Torta Barozzi


Lutei contra meu bom senso em perder mais 5% de gordura do meu corpitcho e me atirei nesse doce! Mas quando a gente dá a primeira mordida, vem aquela sensação "se o mundo acabasse agora, eu morria feliz"... - pensamento de gordinha né! hahahaha

O sabor de chocolate e café nessa torta é incrível e vale todo o trabalho do preparo (brincadeira tá gente, ela é fácil de fazer!!). Ela é uma torta beeeem doce..não dá comer muito, mas um pedaço pequeno é imensamente satisfatório!

A receita eu peguei na deliciosa Cucina Artusiana da Carla Maicá. E garanto que essa é apenas uma das receitas divinas que ela tem!

Torta Barozzi
Ingredientes:

200g de açúcar
120g de manteiga em temperatura ambiente
350g de chocolate meio amargo
3 ovos em temperatura ambiente
40g de farinha de amêndoas
50g de cacau em pó
10g de café solúvel bem forte

Preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Derreta o chocolate (derreti no microondas) e reserve.

Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme amarelo bem claro. Junte o chocolate derretido e misture (faça na mão mesmo). Acrescente os ovos, um a um misturando bem a cada adição. Adicione o restante dos ingredientes e mexa até que a massa fique bem homogênea.

Passe a massa para uma forma de aro removível untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno por aproximadamente 30 - 40 minutos. Quando estiver pronto deixe esfriar um pouco e retire com cuidado o aro com ele ainda morno. Essa torta, fica com a superfície durinha mas o meio dela é bem úmido.
* A Carla sugere polvilhar açúcar de confeiteiro em cima da torta depois que ela estiver fria. Eu não polvilhei.

Meu olho gordo nessa torta era tão grande que assim que ela acabou de sair do forno eu tirei um teco para matar a vontade que estava me matando. Ela quente fica numa conscistência mais cremosa do que quando esfria (na foto ela já estava fria).

7 de nov. de 2012

Berinjela assada


Eu achei que a berinjela estava meio sumida por aqui, então resolvi compartilhar essa entradinha básica e bem bacana.

Corte uma berinjela ao meio e coloque numa assadeira - a parte cortada para baixo-(pincele um pouco de azeite na assadeira). Asse em forno médio por uns 15 ou 20 minutos. Depois de pronta, é só raspar a polpa com um garfo ou colher e temperar com sal, pimenta-do-reino, azeite, um pouco de limão e salsinha picadinha.
Misture tudo na própria casca da berinjela e sirva com torradas.

Fica uma delícia!

5 de nov. de 2012

Chocolate com limão


Momento feliz do dia: comer um pedaço desse doce!
Ele já apareceu aqui no comecinho do blog...e já rolou em várias ocasiões festivas. Sempre faz sucesso!

Aqui vai:

Brownie
3 ovos
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de chocolate em pó
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de nozes picadas

Cobertura de limão
2 potinhos de cream cheese
1 xícara de chá de açúcar
1 lata de creme de leite (sem soro)
suco de 1 e 1/2 limão
Raspas da casca de limão para decorar

Preparo:
Brownie- Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma creme claro. Junte os ovos um a um, misturando bem a cada adição. Depois misture o chocolate em pó e a farinha de trigo. Por fim, junte as nozes. Coloque a massa numa assadeira da aro removível e leve ao forno preaquecido a 180 graus por uns 25 minutos.

Cobertura- bata na batedeira primeiro o cream cheese com o açúcar. Depois junte o creme de leite e o suco de limão e bata mais um pouco. Despeje o creme sobre o brownie ainda morno, coloque as raspas de limão e depois dele para geladeira.