16 de set. de 2012

Bolo de nozes com café


Esse é um daqueles bolos simples de preparar e que fazem o maior sucesso! Esse bolo de nozes é tão gostoso, mas tão gostoso, que apesar de já ter feito algumas vezes, só agora consegui tirar uma foto para postar...rs. Ele acaba muito rápido! Rs

Tempos atrás a queridíssima Valentina promoveu um delicioso chá da tarde, foi quando provei esse maravilhoso bolo e foi amor a primeira mordida. Pra mim, tem gosto de natal! Hehehe .......e posso dizer que esse bolo já entrou para minha lista “top 10” de coisas que mais gosto de comer (obs: minha lista “top 10” já não é mais top 10 a um tempo... mais um pouco vira top 50....rs).

Meu caro leitor, se você não tem os ingredientes na sua despensa, eu recomendo que passe no mercado mais perto da sua casa, compre o que faltar e prepare esse “bolitcho”! Você não vai se arrepender!


Bolo de café com nozes
Ingredientes:

175g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
175g de açúcar refinado
75g de nozes
150g de farinha de trigo
3 ovos
1 colher de chá de fermento químico em pó
Uma pitada de sal
50 ml de café espresso (ou café bem forte) em temperatura ambiente

Preparo:
1)Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e polvilhe farinha numa assadeira de 22cm de diâmetro e reserve.

2)Pegue 2/3 das nozes e triture grosseiramente (no processador ou liquidificador). O restante pique grosseiramente com a faca. Reserve.

3)Bata bem a manteiga com o açúcar até virar uma mistura esbranquiçada.

4)Junte os ovos 1 a 1. Incorpore bem o ovo a cada adição antes de juntar o outro. Depois junte as nozes e incorpore bem na massa.

5)Junte a farinha e a pitada de sal e misture. Acrescente o café – misture- e por fim o fermento.

6)Coloque a massa na assadeira e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito.



Beijos Fe

obs: para fazer uma versão diet desse bolo, use um bom adoçante e dobre a quantidade de fermento- no caso aqui: 2 colheres de chá! )

12 de set. de 2012

Folhado de aspargos


Tinha massa folhada, aspargos e queijo na geladeira.... juntei tudo e fiz esse folhado gostoso! Comi na frente da tv assistindo "How I Met Your Mother" - meu novo vício!Adooorooo!!

Sem segredos:
Você precisa de um rolo de massa folhada, aspargos (cozidos por 2 minutos em água com sal. *deixe as pontas dos aspargos para fora da água), queijo muçarela e queijo parmesão (tinha um pedaço pequeno e ralei por cima :).

Abri a massa folhada e coloquei numa assadeira. Distribui a muçarela em cima da massa e daí dobrei as bordas (pra ficá bunitinho).

Coloquei os aspargos em cima do queijo e ralei o meu pedacinho de parmesão.

Ah... tem que pincelar a gema de ovo na bordinha de massa dobrada hein! :D

Depois é só levar para assar em forno preaquecido a 180 oC até ficar douradinho. (deve ter dado uns 30 minutinhos...mas isso vai do forno ok!) Quando seu folhado estiver bonitão é que tá na hora de comer!! rs

9 de set. de 2012

Curry de frango e coco


Chamei uns amigos para estrear minha nova panela (Ganhei uma Le Creuset do Ti - Ui! rs. É praticamente uma nova Era na minha cozinha!! .... A linda panela roxa faz minhas outras panelas parecerem inferiores...hahahaha...)

Enfim.....empolgadérrima com meu presente, preparei esse curry de frango delícia!

A receita fez o maior sucesso! A irmã desse meu amigo é casada com um rapaz indiano e quando eles provaram o frango, meu amigo disse que eu cheguei bem próximo ao sabor da comida indiana. Fiquei mega feliz!

Curry de Frango com Coco
Ingredientes:
Para 4 pessoas

Aproximadamente 600g de peito de frango cortado em cubos
100ml de shoyu
2 colheres de sopa de curry em pó
1 colher de sopa de açafrão em pó (cúrcuma)
2 dentes de alho amassados
1 pimenta dedo-de-moça picadinha (sem sementes)
1 vidro de leite de coco
Gengibre ralado ( ralei um pedaço de aproximadamente 4cm)
E para temperar, usei um mix de temperos para carnes (sal, coentro, alho, pimenta, feno-grego, cominho, mostarda amarela)*
ciboulette

Preparo:
Em uma tigela, coloque os cubos de frango e tempere com o shoyu, o mix de tempero, o curry, o açafrão e o gengibre e misture bem. Cubra com um plástico filme e leve para geladeira por pelo menos 3 horas.
Aqueça uma panela de fundo grosso, coloque um pouco de óleo e coloque os pedaços de frango. Doure todos os lados dos cubinhos de frango e então coloque o alho amassado e a pimenta picadinha. Cozinhe o frango em fogo baixo. Quando faltar pouco para ficar pronto junte o leite de coco e deixe por mais alguns minutos, até que o frango esteja bem cozido.
Sirva com arroz branco com xerém de castanha de caju e pique a ciboulette por cima.

*Se não tiver o mix de tempero, use pelo menos um pouco de cominho e coentro moídos