29 de jul. de 2012

Bolo de fubá com calda de goiabada

Combinação perfeita gente!!! Pára tudo e corre pra cozinha!! Se fosse você, ia agorar fazer esse bolo incrívelmente bom! :)

Só o bolo de fubá já uma coisa ótima né!? Mas abre mão da seu regime nesse momento e faz também a cobertura de goiabada!
Peguei a receita no site do GNT, a receita é de Paula Simões. Grau de dificuldade = zero!

Bolo de fubá com calda de goiabada
Ingredientes

150g de farinha de trigo
150g de açúcar
100g de fubá
2 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de erva doce
2 ovos
3/4 de xícara de chá de óleo de canola ou girassol
3/4 de xícara de chá de suco de laranja

Preparo:

Misture os ingredientes secos em uma tigela, e em outra misture os líquidos. Aos poucos vá juntando os secos à mistura líquida até incorporar bem os ingredientes (misturei com uma colher de pau).
Coloque a massa numa assadeira de furo no meio (untada e enfarinhada). Leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos.
Para calda de goiabada fiz assim: Cortei um pedaço de goiabada em cubos, coloquei numa panela de fundo grosso com um pouco de água. Em fogo baixo, fui mexendo até derreter. *Desculpa gente, não medi a quantidade de goiabada nem de água.
Coloquei a calda ainda quente sobre o bolo! huuummmmm

Enquanto assista na tv, a galera do levantamento do peso nas olimpíadas, eu estava aqui no meu sofá, fazendo o levantamento de garfo!! rs
Sem arrependimento viu! :P

* Da vista da minha janela, estava essa lua! As 15:30h dessa tarde domingo! :)

Beijos Fe

25 de jul. de 2012

Capeletti caseiro


Para matar a vontade de comer sopa de capeletti, eu botei a mão na massa e preparei minhas trouxinhas.

Fiz assim: Numa tigela coloquei 150g de farinha de trigo com uma pitada de sal, fiz um buraco no meio e coloquei 2 ovos. Bati os ovos levemente com um garfo e fui misturando junto com a farinha. Fui amassando com as mãos (se precisar, junte um pouco mais de farinha), quando ficou uma massa homogênea e lisa, envolvi no papel filme e levei para geladeira por uns 20 minutos.

Tirei a massa da geladeira e abri na máquina de macarrão (se você não tem a máquina, vai com fé e abre na mão mesmo com um rolo). Cortei os quadradinhos de massa, passei um pouco de água nas bordas, coloquei um pedacinho de queijo no centro do quadrado e dobrei ao meio formando um triângulo. Depois juntei as duas pontas e pronto.
** Logicamente que no meio do processo, uns saíram mais "tortinhos" e uns mais bonitinhos... mas nada que atrapalhasse no sabor..hehehe

Beijos Fe

23 de jul. de 2012

Sopa de capeletti


Aqui em Brasília tem feito um clima bem gostoso de noite. Com esse friozinho, uma sopinha cai bem!
Bateu então uma vontade de comer uma sopa de capeletti! O "problema" é que eu não tinha capeletti!!

"Não tem problema. Vou fazer!" E Fui!
Com meus capelettis prontos, dei uma zapeada na geladeira para ver tudo que ia usar e então comecei a preparar meu caldinho!

Sopa de Capeletti:
Ingredientes

Capeletti de queijo(eu não pesei meus capelettis, fiz uma quantidade de massa para duas pessoas. Se você for comprar pronto, prefira aqueles pacotes de capeletti fresco no mercado ok)
1 cenoura picada em cubos pequenos
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
3 ramos de brócolis (eu cortei 3 "árvores" grandinhas (talos e flores) do brócolis japonês que tinha na geladeira) *árvore de brócolis é ótima né!! hahaha Tem um nome certo? Porque eu chamo de "arvorezinhas"!! hehehe - também cortei pequenos pedaços.
1 peito de frango (cozinhei e desfiei)
azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto
pimenta calabresa a gosto
1 litro de caldo de legumes (na verdade eu tinha 1/2 litro de caldo ralo de legumes e carne congelado e usei o restante da água do cozimento do frango e da cenoura ;)

Numa panela grande, coloquei um pouco de azeite e juntei a cebola e o alho. Dei aquela refogadinha básica e juntei o frango desfiado. Temperei já com um pouco de sal e pimenta-do-reino e acrescentei o brócolis e a pimenta calabresa.
Assim que o brócolis começou a ficar macio - ainda estava um pouco durinho- juntei o capeletti e deixei um minuto. Desliguei o fogo e juntei minha cenoura cozinha. Esperei um pouco (tempo de lavar o restante da louça...hehehe) e então me servi! :)
Ralei um parmesão por cima da minha sopa! Huuummmm .....supimpa!!! Comfort food total!! :)

Obs: eu costumo não deixar os legumes muito moles. Cozinho até eles ficarem macios, mas com uma certa resistência.
Meu caldo congelado tinha uns poucos pedaços de carne! Eles foram todos para a panela junto com o resto dos ingredientes!! hehehe *Dá mais sustância!! rsrsrs

Para finalizar o post, deixo com vocês "Hey Jude" dos maravilhosos Beatles, tocada pelo incrível David Garret (a.d.o.r.o)!!!
Beijos Fe

22 de jul. de 2012

Aspargos com pinoli e raspa de limão (vegana)


Pela primeira vez na vida eu assisti o clássico "O Poderoso Chefão". Pois é gente, nunca tinha visto! (cara de espanto!?!?!)
Ganhamos a trilogia de presente de um casal super querido e ainda não tinha me batido a inspiração de ver. Afinal, vamos combinar que alguns filmes precisam de inspiração para serem vistos né! hehehe

De fato o filme é bem longo, mas vale muuito a pena a ver!! Falo isso para aqueles que ainda não assistiram - eu sei que não estava sozinha nessa né!?! A trama é ótima, e ver Al Pacino jovem e bonito foi um espanto!! hahaha
Além disso depois do filme, tive que aguentar pelo resto da noite, o Ti falando como Don Corleone!! hahahaha *Me divirto muito com esse meu marido!! hahaha

E por ele me fazer tão feliz há 11 anos, mereceu um almoço bacana!
Como o Ti curte uma comidinha simples, fiz o básico e dei uma incrementada.


Aspargos com pinoli e raspas de limão

1 maço de aspargos
raspas de 1 limão siciliano
1 colher de sopa de pinoli (tostado numa frigideira)
azeite de limão (é um azeite aromatizado com limão - muuuito bom)
flor de sal


Lave os aspargos e corte a base dura.
Coloque água para ferver numa leiteira. Assim que ferver desligue o fogo e coloque os aspargos dentro da água (as pontas ficam para fora), deixe por uns 2 minutos.
Escorra os aspargos e passe na água gelada. Agora é só arrumar eles numa travessa bonitinha e colocar por cima o pinoli tostado e as raspas de limão. Regue um pouco de azeite e tempere com a flor de sal.

Tenham uma ótima semana
Beijos Fe

16 de jul. de 2012

Palitos de parmesão


Estava procurando umas ideias de "belisquetes" para fazer. Eu ando tão sem ideia que ultimamente só tem rolado os repetos "campeões de audiência". rsrs

Fui dar uma folheada no livro "French Food at Home" da Laura Calder, que tem um capítulo só de aperitivos. Uma das opções mais fáceis de fazer, era os tuiles de parmesão. Eu optei fazer em palitos de churrasco e ficou bem fofo! Pensei servi-los num almoço, espetados em um vasinho cheio de sal grosso! Não fica bacana? Mas antes disso, fui testar.

Para fazer de 12 a 15 tuiles, a Laura passa: 200g de queijo parmesão (colocando cerca de 2 colheres de sopa por porção). Para teste, eu fiz no olho, tinha um pedaço de parmesão na geladeira, ralei e fiz meus palitos.
Deixei meus palitos um pouco na água para não queimarem. Então coloquei eles sobre o silpat (tapete de silicone) - se não tiver use um papel manteiga. E por fim, um punhado de parmesão na ponta de cada palito. Levei para assar - forno a 200 oC por 3 a 5 minutos. Deixe esfriar e tá pronto para servir!!

Se não quiser fazer em palitos é só colocar seu tuiles, depois de prontos, numa tigelinha bonita e servir!

Beijos Fe

15 de jul. de 2012

Dando uma de encanadora...

A pia da cozinha estava começando a dar sinais de que ia me trazer problemas! Não deu outra....a água que já estava descendo muuuuito devagar, um dia não desceu!

Eu já estava um tanto estressada com essa situação, então resolvi dar um jeito! Abri o armário debaixo da pia e dei uma olhada em todo o complexo de tubos. Mentira, não era um complexo, era só 1 tubo, mas para mim, era complexo!! rs

Pois bem, eu dei uma olhada, e pensei “acho que consigo”! É......desmontar eu consegui!! Tirei todas as partes dos caninhos, retirei a sujeira que entupia a pia, limpei tudo e fui encaixando tudo no lugar!

“Ah... nem é difícil! Quase brinquedo de criança!” Foi o que eu pensei, toda orgulhosa por ter dado uma de encanadora! Me sentindo A mulher que não depende do marido para resolver o problema de uma pia entupida, trocar uma lâmpada ou abrir um vidro de palmito! “Sou foda”!! Contei para o Ti, toda feliz, que tinha solucionado do problema!

Mas como sou EU......... lógico que essa história não acaba por aqui, feliz e solucionada! Era bom demais pra ser verdade! Estava fácil demais!

Nesse mesmo dia, depois de ter feito a janta e limpado tudo, estava tranquilona no sofá mexendo no computador. O Ti então resolveu preparar seu famoso molho de pimenta, e quando terminou o preparo do molho e começou a lavar a louça...... pausa dramática......era água por todo lado vazando pelas portas do armário e molhando todo o chão da cozinha!! Uhuuuuu, remontei o cano que nem meu nariz!!! Hahahahaha (o “hahaha” é porque, só rindo da situação não é?? ...........Melhor do que chorar!)

Foram muitos panos para secar o chão, muitas panelas para tirar do armário, um marido para refazer o meu serviço mal feito, e depois muita disposição para lavar tooooodaaaasss as panelas e limpar o armário..... e a pia..... e o chão....... enfim...deu pra sacar o drama da noite né?

Boa semana para vocês!
Beijos Fe

11 de jul. de 2012

Chips de batata-doce assado (vegana)


Vindo diretamente da chácara de um amigo querido... as batatas-doce estavam bem na minha frente e eu pensando no que fazer.
Então veio a ideia: Chips assados!!!

Foi então que ao som de Marisa Monte, um copo de coca-cola e uma conversa filosófica sobre a vida..... eu fui preparar minhas batatas!

Depois de lavá-las bem, descasquei (eu descasquei porque tinha muuita terra... lavei, lavei, mas não achei que estavam limpas o suficiente..rs. Se sua batata-doce estiver limpinha, pode usar com casca ok), então fatiei bem fininha (usei meu super fatiador de legumes-quebra-galho-pau-pra-toda-obra de R$ 1,99)

Coloquei minhas finas fatias de batata-doce numa assadeira, reguei azeite e misturei bem. Por fim salpiquei meu novo tempero "xodó", o lemon pepper ;)

Levei para assar em forno preaquecido a 180 oC e deixei de 10 a 15 minutos! **( 10 minutos elas ficam para clarinhas - para Ti. E 15 minutos elas ficam mais tostadinhas - para mim ;) Assim todo mundo fica feliz!!hehehe

Esses chips ficam bem sequinhos e são uma delícia!! Vicia que nem amendoim com cerveja!! kkkk

Beijos Fe

ps: A batata-doce que usei é a branca! ;)

6 de jul. de 2012

O armário dos potes....aaaaaaaaaaa


Eu penso que isso não deve ser um problema só meu, certo?? Tirando minha sogra, que não importa o que aconteça, o armário dos potes dela é o mais organizado que eu conheço- sempre!!!
Mas ela não conta.....considerando que ela é um tiquinho neurótica com coisas fora do lugar...rsrs.

Bom....de todos os armários da minha casa - todos mesmo- o armário dos potes é o único que me incomoda. Eu arrumo, mas a arrumação dura pouco. O período de tpm ou num dia de maior stress, sento e choro!...porque nada entra, e quando sai, cai tudo!! rsrs

Eu já tentei ajeitar por tamanhos, fazendo como brinquedo de criança: encaixa os menores dentro dos maiores. Não rolou! Já tentei deixar os menores na frente e os maiores atrás. Também não rolou! Já separei as tampas dos potes! Esse também não deu certo - foi ainda pior, pois a Lei de Murphy vem com tudo, e a tampa que eu preciso é sempre a última!

Enfim... os potes são meu ponto franco...quando vejo, eles estão nessa zona! Esse é o momento em que me irrito, respiro fundo, sento no chão da cozinha e calmamente penso numa maneira de organizá-los. :)

Tô com a ideia de que um gavetão resolveria meu problema....Mas isso vai ter que ficar pra próxima casa! rs

3 de jul. de 2012

Quiabo de forno (vegana)


Ele não é muito popular........

Mas aqui em casa ele faz muito sucesso! ;)
Quando era pequena adorava quando minhas avós faziam quiabo! No entanto, como a maioria não gostava, ele não fazia parte no menu rotineiro....rs. Quiabo com carne moída era minha versão preferida! E até hoje, ele tem um lugar especial no meu coração (pra não dizer : no meu estômago! Hahhahaha)

Nem minha mãe, nem minha sogra, tinham o hábito de fazer quiabo, então tanto eu quanto o Ti comíamos raramente .....mas hoje em dia, ele é um item básico na nossa lista de compra assim como abobrinha, brócolis, berinjela, vagem, chuchu....e por aí vai!

Eu geralmente gosto de prepara-lo refogadinho com cebola ou alho, mas tem hora que uma mudança cai bem né!?! Já fiz ele no forno com pimenta dedo-de-moça, outra vez com alho, dessa vez fiz ele simples temperado apenas com lemon pepper.

O preparo é super simples: lavei bem o quiabo, tirei as pontinhas e cortei o quiabo em diagonal. Deixei de molho numa vasilha de água e vinagre (deixo uns 10 minutinhos e lavo em água corrente. Mas se ele soltar muuita baba, eu repito o processo novamente).
Escorri bem e passei os quiabos para uma assadeira antiaderente. Reguei azeite de oliva e misturei bem de forma que todos os pedaços de quiabo ficassem envolvido de azeite. Temperei com lemon pepper e levei ao forno.
Forno a 200oC aproximadamente 20 minutos (quando deu 10 minutinhos eu dei uma mexida na assadeira). Tá pronto!

Se servir com um arroz branco e filé de frango grelhado fica uma delícia!

Beijos Fê