29 de jun de 2012

Pasta de limão


Se você abrir a geladeira e pegar o cream cheese do seu café da manhã, o limão da sua caipirinha e umas torradinhas.... tá feito um petisco!
Essa pastinha eu já fiz umas 3 vezes! É suuuper simples de prepara e todo mundo gosta! :)

Tirei a ideia da revista Casa e Comida n.16!

Pasta de limão
Ingredientes:
150g de cream cheese
3 colheres de chá de limão
raspas de 1 limão

Preparo:
Junta tudo! :)

** Vou ser sincera que todas as vezes que eu fiz, aumentei a propoção do limão - gosto dele mais azedinho! rs

Bom fds
Beijos Fe


* Fotos da Bruna

26 de jun de 2012

Tiramisú e uma adorável visita

       
“Amiga, tem alguma coisa que você ou o marido não comem?” e “O que você quer que eu faça pra você comer?” Essas são duas perguntas que eu faço quando uma amiga vem me visitar! Para minha sorte, recebi um casal bom de garfo!

Esse fim de semana uma das minhas melhores amigas veio dar um rolê pelas bandas do planalto central! O marido dela veio dar um curso, então aproveitei para deixar o meu em casa e nós duas fomos bater perna por BSB! Foi tudo de bom!! O dia tava lindo e colocamos o papo em dia – e tinha muito papo!! Hahaha.

De noite, a recepção foi aqui na pensão Giuliani! Com boa companhia, bom papo, boas risadas, boa música e boa comida ...não precisa de mais nada não é mesmo?

Para acalmar as panças famintas, servi figo seco com queijo roquefort....
           

....e uma pastinha de limão com torradas
           

Depois rolou um nhoque de batata baroa com ragu de cogumelos – supimpa!
       
       
       

E para finalizar um delicioso e super leve, Tiramisú!
              
A receita do Tiramisú eu busquei na cozinha da minha amiga super super querida Stef!

Tiramisú
Ingredientes:

3 ovos (separe gemas e claras)
1/2 xícara de açúcar
200g de cream cheese
150ml de creme de leite em lata sem soro
150ml café bem forte (sem açúcar)
2 colheres de sopa de Amaretto (ou conhaque ou rum)
1 pacotes de biscoito champanhe
cerca de 200g de raspas de chocolate meio-amargo (eu ralei)

Preparo:
Prepare o café e deixe esfriar. Junte o amaretto no café e reserve. Na batedeira, bata as gemas com metade do açúcar até obter um creme fofo e claro. Depois, vá adicionando aos poucos o cream cheese - continue batendo. Por fim, ainda na batedeira, junte o creme de leite e misture bem. Reserve.
Bata as claras em neve com o restante do açúcar (os picos devem ser brilhantes e firmes).Incorpore as claras batidas delicadamente ao creme anterior.

Montagem:
1- passe os biscoitos na mistura de café com amaretto coloque no fundo de um refratário.
2- salpique raspas de chocolate meio-amargo.
3- coloque o creme

Faça quantas camadas você conseguir. Eu fiz 2, finalizando com o creme e o chocolate meio-amargo.
Leve para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
       

Um beijo especial para meus amigos Bruna e Arthur! A porta da casa tá sempre aberta para vcs! Voltem mais vezes!!!

*Todas as fotos desse post são da Bruna.

20 de jun de 2012

Risoto de frigideira


Vi uma vez no programa Masterchef um risoto sendo preparado dessa forma! A justificativa do chef é que, como desse jeito não ficamos mexendo o risoto sem para com uma colher, não quebra os grãos de arroz. Mas daí eu pensei " será que isso dá certo mesmo? Vai virar risoto?". Bom gente, eu testei e amei! É muito mais prático e dá super certo! Não tem que ficar mexendo o tempo todo com a colher, mas mesmo assim tem que ficar de olho!
Desde que testei esse jeito novo, tenho feito os risotos aqui de casa assim! Uma mão na roda!

Eu fiz um risoto de gorgonzola e servi com uns vegetais! Ficou uma "dilíça"!
Faz assim: pegue uma frigideira grande (tem que se grande), coloca a cebola picadinha com azeite e manteiga (do mesmo jeito de sempre) refoga um pouquinho e junta o arroz de risoto. *Nessa hora, eu dou uma mexida de leve (com delicadeza) com a colher pra misturar bem o arroz com a cebola! Mexa a frigideira (sabe....pega no cabo e dá aquela mexidinha? Pois é! O processo todo vai ser assim! :P)

Junta o vinho (ou cachaça), dá uma mexida na frigideira. Daí gente, o preparo é o mesmo.....vai juntando o caldo de legumes aos poucos. É só ficar de olho e dar uma mexidinha na frigideira de vez enquando - cada vez que juntar o caldo!Eu dou uma mexida ou outra com a colher - só pra tirar os que ficam na bordinha da figideira sabe? Mas o lance mesmo, é mexer a panela! rs
Por fim, junte o queijo gorgonzola e sirva! Diz aí se não é prático??

Para os vegetais fiz assim:
Aqueci minha panela wok e coloquei um pouco de azeite. Juntei uns dentes de alho fatiadinhos e dourei. Fui colocando os vegetais aos poucos - os que demoravam mais para cozinhar, coloquei primeiro: cenoura e brócolis - depois passei esses para os cantos da wok e juntei abóbora e abobrinha. Temperei com sal, pimenta-do-reino e tomilho. Deixe até que todos estejam macios e...... tá pronto! Servi com o risoto de gorgonzola! :)

Bom resto de semana para vocês!!
Beijos Fe

16 de jun de 2012

Torta de brócolis


Muita gente já passou por essa situação: Você precisa fazer um ranguinho, daí abre a geladeira pra ver o tem.... olha, olha, olha... e percebe que as opções são poucas.
Bom, aqui em casa isso acontece muito, olho o que tenho e me viro nos 30! Mas isso vocês já sabem né..... já rolou muitas dessas receitas aqui no Mamão!

Dessa vez, eu tinha um pote com brócolis pré-cozido no vapor. Virou torta! ;P

Torta de brócolis
Ingredientes:

Massa
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
1 ovo (ligeiramente batido)
uma pitada de sal
(se precisar, use um tiquinho de água para dar ponto)

Recheio
1/2 maço de brócolis
3 dentes de alho fatiados
1 cebola cortada em tirinhas
1/2 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picadinha
1 bisnaga de queijo fundido temperado com ervas (eu ganhei essa bisnaga da minha sogra, nem sei onde vende, mas coloca só o requeijão ou outro queijo que tá tudo certo! :)
4 colheres de sobremesa de requeijão
sal, pimenta-do-reino e azeite

Preparo:
Misture a farinha o sal e a manteiga. Vá misturando com a ponta dos dedos até formar tipo uma farofinha. Junte o ovo e vá misturando a massa até desgrudar das mãos e ficar bem homogênea. Envolva a massa num papel filme e leve para geladeira.

Aproveite e faça o recheio: aqueça uma frigideira grande coloque azeite. Coloque o alho e deixe doura um pouco. Depois junte a cebola e a pimenta, refogue um pouco e acrescente o brócolis. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Por fim junte a pasta de queijo e misture.

Abra a massa e forre uma assadeira ou outro recipiente que possa ir ao forno.
Faça uns furinhos com o garfo, coloque papel manteiga e uns feijões por cima e leve para assar (forno preaquecido a 180 graus) por uns 10 a 15 minutinhos.

Tire a massa do forno, tire o papel manteiga e os feijões e coloque o recheio. Coloque o requeijão por cima e volte para o forno por mais uns 15 minutos. Tá pronta!!

Beijos Fe

14 de jun de 2012

Só pra dar um charminho....







No jantar (simples) que preparei no dia dos namorados, usei uma taça de vinho com sal grosso e uma velinha dentro!
:D

13 de jun de 2012

Frango marroquino simplificado

Quem curte usar especiarias e quem curte aquele toque doce na comida salgada, vai adorar esse frango!

Eu sei que a foto não está das melhores, as passas escuras não favoreceram para a cor ....rsrs...mas eu, Ti e nossos amigos adoramos esse franguinho que ficou divino!

Esse prato é bem simples de fazer! Deixando os ingredientes prontos, você faz na hora para seus amigos! Deixe eles com petiscos e cerveja enquanto você prepara o almoço! ;)

Frango quase marroquino
Ingredientes (para 4 pessoas):

500g de filé de frango cortado em cubos
2 cebolas cortadas em rodelas
1 e 1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de cravo em pó
2 colheres de chá de tempero marroquino para aves *
4 colheres de sopa de uva-passa (a receita original pedia branca, usei preta)
30g de pinole tostado
um punhadinho de salsinha picada
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Aqueça uma frigideira, regue um pouco de azeite. Coloque o frango (temperado com sal e pimenta) e deixe. Vá virando para que todos os lados fiquem douradinhos. Reserve

Junte mais um pouco de azeite na frigideira coloque a cebola. Deixe refogar até amolecer um pouco. Volte o frango para a frigideira e junte as especiarias, as passas e o suco de limão. Mexa um pouco. Acrescente os pinoles e a salsinha. MIsture bem e tá pronto!

Servi esse frango com cuscuz e abobrinha grelhada!

* O tempero marroquino, você encontra em lojas especializadas.
**Adaptei a receita do livro "Os 5 melhores delicious"

9 de jun de 2012

Dedo podre para bolo de caneca...

Nunca escondi de vocês que nem tudo que a gente faz na cozinha dá certo! Muita receita dá errada.... faz parte do processo.... faz parte do aprendizado! O bolo de caneca é uma das receitas que eu ainda não me entendi com ela. Sei lá...faltou química entre a gente! rs

Já testei diferentes receitas, em diferentes canecas.... mas nunca dão certo....

O bom é que pelo menos minha máquina de fazer pão fez as pazes comigo e meus pães tem ficado mega fofinhos!! hehehe

Beijos Fe

8 de jun de 2012

Torta de palmito na xícara



Eu lembro que vi isso em algum lugar e achei a ideia bem bacana.... não lembro onde foi*...mas servir a torta de palmito numa xícara de café me pareceu apropriado quando só tinha 4 mini panelinas....hahahaha..
Recebi duas amigas super queridas em casa e resolvi fazer um lanchinho rápido e descontraído. Olhei meu vidro de palmito no armário da cozinha e me virei numa tortinha pá pum! Fiz com o que tinha na geladeira! Essa é uma daquelas tortas que cada vez que faz sai diferente...hehhee...
Essas porções individuais ficam uma graça para servir e dispensa pratos e mesa.... ;)

Torta de palmito:
Ingredientes

1 vidro de palmito
1/2 maço de cebolinha picada
1/2 cebola picada
tomilho (usei seco)
2 colheres de sopa de requeijão
azeite
pimenta-do-reino moída na hora
queijo parmesão
pimenta dedo-de-moça picadinha
(fiz parte das tortinhas com pimenta e outra metade sem, e ainda assim coloquei só um pouco...)
(se tiver tomate, pode colocar que fica uma delícia!!!)

Massa:
200g de farinha de trigo
60 g de manteiga sem sal
1/2 copo de água morna
uma pitada de sal
um ovo para pincelar

Preparo:

Massa: misture o sal na água.
Misture a farinha com a manteiga e mexa com a ponta dos dedos até formar uma farofinha. Vá aos poucos juntando a água e misture bem. Mexa a massa até ficar bem homogênea e leve para geladeira por uns 20 minutinhos.

Recheio: Aqueça um pouco de azeite numa panela e refogue a cebola. Junte o palmito e misture bem. (Tudo é rapidinho)!
Misture o requeijão e tempere com a pimenta-do-reino. Desligue o fogo e junte o tomilho e a cebolinha (e a pimenta dedo-de-moça também).
Coloque o recheio nas panelinhas, travessinas, xícaras ou canequinhas... e coloque o parmesão por cima.

Abra a massa com um rolo e corte no tamanho do recipiente que vc vai usar. Ou corte um pouco maior, coloque sobre a caneca e passe o rolo por cima - para tirar o excesso de massa! ;)
Pincele o ovo batido em cima das tortinhas e leve para assar em forno preaquecido a 200 graus. Cerca de 15 a 20 minutos.


* gente vi no site Casa e Jardim (Casa e Comida). É que tanto site que eu entro, que se não salvo esqueço... daí só bate a ideia! rsrsrsrs

5 de jun de 2012

Mais um cuscuz (vegana)


E por aqui rolou mais um cuscuz! Todo mundo gosta e é facílimo de fazer!

Anota aí o que você vai precisar:
(para 4 pessoas)

200g de cuscuz marroquino
1 pimenta dedo de moça (sem sementes)
casca de 1/2 limão siciliano em conserva (cortada bem fininha)
hortelã fresca
azeite caldo de legumes

Preparo:
Leve o caldo de legumes para ferver (se tiver caseiro é melhor, eu costumo ter congelado, mas quando não tenho uso cubinho mesmo...). Coloque o cuscuz numa tigela e despeje o caldo por cima - cubra 1 dedo acima do cuscuz. Tampe a tigela e deixe descansar alguns minutos (de 3 a 5 minutos tá pronto).
Eu coloquo numa tigelinha funda e cubro com um prato ;)

Pique a pimenta, a casca de limão e rasgue umas folhas de hortelã

Com ajuda de um garfo, "solte" ou "afofe" o cuscuz, regue um pouco de azeite e junte a pimenta, a casca de limão e parte da hortelã - deixe umas folhinhas para jogar por cima, pra ficar "bunitu"!!

Beijos Fê

3 de jun de 2012

Torta de espinafre delícia


Depois de ficar podre, com febre, quase sem voz, e tomando remédio para melhorar... Tô quase novinha em folha! :)
E nesse fim de domingo, para satisfazer a vontade do marido (que foi até fazer as compras para mim ontem, enquanto eu estava quase moribunda...hahaha), fiz essa torta de espinafre!
A torta é super simples e rápida de fazer! O melhor de tudo, é que é uma delícia! :D

Torta de espinafre
Ingredientes:

1 maço de espinafre
1/2 cebola picadinha
200g de queijo cottage
60g de queijo estepe
2 ovos (mais 1 para pincelar na massa)
20g de pinólis
300g massa folhada
tomilho
pimenta síria
sal
noz-moscada
azeite

(Você também vai precisar de uma forma de 20 cm de diâmetro e papel manteiga)

Preparo
1. Preaqueça o forno a 200oC. Coloque os pinólis numa frigideira antiaderente (sem nada) e deixe até ficarem douradinhos - deixe eles mas dê uma olhada e mexa de vez em quando.

2. Em uma tigela, coloque os 2 ovos e dê uma leve batida. Misture os queijos cottage e estepe (pique esse último). Junte um pouco de tomilho e tempere com pimenta síria e um pouco de sal. Regue um fiozinho de azeite (usei um azeite aromatizado com casca de limão) e por fim, junte os pinólis.

3. Regue um pouco de azeite numa frigideira e coloque a cebola. Dê uma refogadinha e junte as folhas de espinafre. As folhas vão murchar aos poucos. Quando o espinafre já estiver murchinho, tempere com um pouco de sal e noz-moscada. Mexa mais um pouco e junte à mistura e ovos e queijos na tigela, misture bem.

4. Forre o fundo da forma com papel manteiga e arrume a massa folhada (a massa folhada que eu tinha não era de rolo, era aquela de retângulos... então fui forrando a forma do jeito que deu). Coloque a massa folhada - forre o fundo deixando sobrar nas bordas. Coloque o recheio de espinhafre e dobre a massa das laterais. Feche o topo com o restante de massa e pincele um ovo batido.

5. Leve a torta para o forno e deixe por 25 minutos, ou até dourar.

Gente a torta ficou uma delícia! Vale muito a pena fazer!! O Ti tinha visto uma torta de espinafre do Jamie Oliver - foi aí que ficou cheio de vontade- mas do Jamie minha torta só tinha o espinafre e o pinólis...hahahaha...o resto foi adaptação do que eu tinha em casa!

E se você tiver outro ingrediente na sua casa como ricota, escarola... sei lá... inventa a sua torta também! Se arrisca na sua cozinha!!! ;)
Tenham uma ótima semana
Beijos Fe

Ps: Não resisti!!! hahahahaha