29 de mai de 2012

Mesa arrumadinha


Receber os amigos é tudo de bom! E além de fazer um ranguinho ou um lanchinho delícia, é bacana dar uma emperequetada na mesa! ;)

Use e abuse das suas louças, xícaras e bules fofos, flores, velinhas... enfim... dá pra fazer uma mesa bem charmosa com o que você tem na sua casa!

Vale amarrar um porta guardanapo mesmo sendo guardanapo de papel!


ps: Esse bule veio lá do Vietnã, e eu fiquei toda feliz da vida quando vi esse mesmo bule num episódio de Criminal Minds!!! hahahaha

18 de mai de 2012

Churros


Sexta-feira pede uma receita bacana não é?? E essa com certeza faz a alegria das crianças.... das mulheres e dos homens também! :)
Aproveitei que tinha doce de leite uruguaio (Sou chique bem!;) - Lembra da minha viagem? Pois é, veio na mala! :P
.......e também aproveitei que vinha uns amigos em casa - porque fazer fritura doce só para o marido e "moi" não ia rolar.... rsrs

Então se você é grande fã dessa delícia: toma nota, faz e se lambuza! É bom demais!
A receita é de Janaína Rueda, peguei na revista Casa e Comida no16.

Minichurros:
Ingredientes
2 ovos
250 ml de água
220g de farinha de trigo
60g de açúcar
60g de manteiga sem sal
3 ml de essência de baunilha
3g de fermento em pó
1 pitada de sal
doce de leite a gosto
mix de açúcar de canela a gosto
óleo para fritar

Preparo:
Ferva a água com o sal, açúcar e a manteiga. Junte a farinha e o fermento, mexendo sempre, em fogo brando até a massa fica homogênea.

Coloque a massa numa batedeira, adicione os ovos e a baunilha. Bata até a mistura ficar seca, de forma que se solte facilmente da colher.

Passe a massa para um saco de confeiteiro (eu não tinha um bico adequado que deixa-se os churros com cara de churros, mas isso com certeza não é impedimento para faze-los certo?). E vá fritando eles em óleo bem quente (solte a massa diretamente na panela com óleo ok!).

Depois de fritos passe os churros para um papel- toalha até que fiquem sequinhos, e em seguida para o mix de açúcar e canela.

Sirva com o doce de leite à parte

Bom fds
Beijos Fê :)

15 de mai de 2012

Bife Wellington

Salve! Salve!
Na minha pequena cozinha de kitnet, eu gosto de preparar meu rango prático! Vez ou outra me arrisco em alguma receita mais elaborada (leia-se com mais de 3 etapas...rsrsrs). E sem dúvida, essa foi uma das receitas mais elaboradas que eu fiz! Se foi sorte de principiante ou não, eu não posso dizer, mas que fiquei orgulhosa com o resultado, isso eu fiquei!!

Essa receita eu fiz para receber os "sogris" (escolha ousada né!?! Também achei). Queria fazer algo diferente e dar uma impressionada - ia ser algo do tipo: "Deu certo! = me superei!" ou "Deu errado! :( = a receita é difícil mesmo!" ...kkkk

Fiz a receita do Claude Troisgros (Eu acho ele um querido!! Toda receita que fiz dele - toda mesmo- deu certo!!). Enfim... vamos que interessa:

Bife Wellington
(para 4 pessoas)

Purê de Cogumelos
250g cogumelos Paris frescos
2 colheres de sopa de cebola picada
1 copo de água
1 colher de sopa de alho picado
100ml creme de leite fresco
sal, pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Preparo:
Corte os cogumelos em 4, coloque-os no liquidificador com a água e bata até formar um creme (se precisar, acrescente mais água. Eu não precisei). Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o purê de cogumelos, misture e tampe a panela - mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta.
Deixe descansar na geladeira até ficar firme. (Fiz umas horas antes)

Filé Mignon
600g de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico
sal, pimenta-do-reino moída na hora e azeite

Preparo:
Tempere todo o filé com sal e pimenta a gosto. Coloque azeite em uma panela bem quente e doure o filé dos dois lados (vire ele usando um pegador - evite espetá-lo com um garfo ou faca). Depois de pronto, enrole o filé em um pano (nem preciso dizer que o pano é limpo né!?! rs) e seque bem.
Pegue o filé ainda enrolado no pano e deixe descansar na geladeira por uns 15 minutos.

Montagem:
14 fatias finas de presunto de Parma
400g massa folhada caseira ou congelada
4 gemas

Preparo: Em uma superfície lisa, abra uma folha de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme, sem deixar espaço entre elas. Espalhe o purê de cogumelos sobre as fatias de presunto e coloque o filé sobre o purê. Com a ajuda do papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.
Espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada. Pincele gema de ovo na massa, retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Use a massa que sobrar para decorar em cima ;). Leve novamente à geladeira por mais 30 minutos.
Retire o bife da geladeira, pincele a parte de cima com gema de ovo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Molho
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
pimenta branca em grãos (não usei branca, usei preta) tomilho
louro
alecrim
1/2 xícara de chá de vinagre balsâmico
1 xícara de chá de vinho do porto tinto
1 xícara de chá de vinho tinto
250g manteiga gelada (usei um pouco menos)
sal

Preparo:
Na mesma panela em que foi feito o filé, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o alecrim, tomilho e louro a gosto. Amasse a pimenta com uma faca e junte ao refogado. Acrescente o vinagre balsâmico, o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar. Por fim o vinho tinto e deixe reduzir até 3/4 do total. Passe o molho para o liquidificador e bata com a manteiga e tempere com sal. (Se estiver frio na hora de servir é só reaquecer)

Para servir:
A sugestão é servir o Bife Wellington com batatas gratinadas, mas eu optei por servir apenas com uma saladinha de baby folhas e aspargo.

O prato foi um sucesso! Todo mundo adorou!! Minha sogra disse que esse foi o prato mais chic que eu fiz pra ela! Hahaha ( ó que moral!! Kkkkkk)

Agora eu tô assim: "Fiz bife wellington! Vem "nimim" as receitas!" kkkkkkkk - menos pudim, que esse é difícil!! kkkkkk

Boa semana moçada
Fe

Vamos de bossa nova hoje?


Ps: Quem quiser conferir a receita com vídeo, clique AQUI.

14 de mai de 2012

Novos filhos...


Tô tãão feliz com meus novos livros!!! O do Jaime comprei ontem! Quase um presente de dia das mães né??hahahaha - Não! Eu não sou mãe!

Fui das uma voltinha na Livraria Cultura, sem expectativa de compras... só fuçar nas estantes e sentir cheiro de livro novo!hehehe.... mas quando vi o Jaime! Ele praticamente piscou pra mim!! Tive que levar pra minha casinha!! :)

E o da Laura Calder comprei na amazon e pedi para um amigo trazer dos EUA. Peguei hoje!! Ai que emoção!!

O único problema ta sendo a falta de espaço para os livros!! kkkkk... Mais um pouco eu tenho de sair de casa!!!kkk...

11 de mai de 2012

No Uruguai...

Palácio Salvo - (Plaza Independencia)


Dei uma saidinha umas semanas atrás e fui lá pro Uruguai comer doce de leite!! Hehehe
Foi uma viagem rapidinha, mas deu pra aproveitar! Fizemos Montevideo e Punta del Este!
Mesmo sendo poucos dias conhecemos muita coisa, comemos muita coisa, andamos muito e até perder o cartão de crédito perdemos!! hahahaha

O esquemão da viagem é sempre o mesmo: Mapa nas mãos e muita caminhada.
Teve um dia que a ida foi bem, mas a volta... tava difícil... daí um taxi caiu bem - lá é barato pegar taxi.
Livraria - Puro Verso

Essa Livraria liiiinda, fica ao lado do Museu Torres Garcia. Tudo de bom!!

Passeando no centro...
Fonte dos Cadeados

Conhecer o Teatro Solis vale muito a pena! É lindo!!
Mercado Del Puerto


Passeio pelas ramblas....

Casapueblo


Em nossa ida para Punta del Este, passamos por Punta Ballena e fomos fazer uma visitinha na casa de verão do Vilaró (íntima né!hahahaha)

E por fim, depois de comer carne e carne e mais carne... aproveitamos que estávamos em Punta, e pedi um peixinho típico (brótola) com uma bebidinha também típica (clericot) ;)

Fomos também na Feira de Tristán Narvaja, fica na rua Tristán Narvaja. Assim...valeu conhecer... a feira é grande (bem grande). Vi muita gente na net falando que lá vendia antiguidade... bom... antiguidade pra mim, é o que a gente acha no bairro San Telmo em Buenos Aires... nessa feira, apenas algumas barraquinhas tem antiguidade... o resto é coisa velha mesmo, tipo fudida... :s além de muita coisa falsificada.... Mas lá tem de tudo: verdura, roupa, galinha....de tudo mesmo... até ferro enferrujado...rs

Bom gente, valeu muito ter conhecido Montevideo e Punta. Se você for com mais tempo vá também para Colonia de Sacramento - cidade mega fofa! Eu fui lá em 2008 e amei!!

Algumas sugestões de onde comer:
El Palenque, La Pasiva (comemos um chivito mostro lá..rs..era muuito grande), Francis (esse eu amei!). O restaurante do teatro solis eu vi muitas boas recomendações, mas ele saía um pouco muito do orçamento...rsrs.

A conversão da moeda tá aproximandamente 10 pesos para 1 real. Muitos lugares aceitam real (na verdade aceitam real, peso argentino, dólar.... se bobear até tiket alimentação e vale transporte... rsrsrs)

As dicas dessa viagem eu peguei lá no blog da Ana. Ela fez várias postagens detalhadas, vale dar uma conferida! ;)
A Tati também me passou umas dias bacanas!
Também achei umas dicas AQUI, e AQUI.

É isso gente! Espero que tenham gostado
Beijos Fe

6 de mai de 2012

Financier com laranja e chocolate


Depois de algumas muitas receitas de financiers, uma variação já era bem vinda né!?
Eu tinha visto em algum dos meus livros uma receita de financiers com casca de laranja e chocolate, fiquei com essa ideia na cabeça. Mas e pra pessoa aqui lembrar o livro que tava a receita?? Ferrou!

Acontece... então eu optei por fazer a receita que já fiz (já sei quase de cor...hahahaha).
Dessa vez, minha amiga Stef me emprestou as forminhas de financiers, e olha como eles ficaram liiiindoss! ** Vocês vibram na cozinha assim como eu?? Algumas amigas eu sei que sim, rsrs..... Mas não é tão, super, hiper, mega legal quando a gente faz uma receita e ela sai linda e gostosa?? A cada fornada dos bolinhos eu vibrava, porque achei um mais lindo que o outro!! rs - exagero né!!?! hahahaha

Enfim... a receita é mesma DAQUI.
140g de manteiga sem sal
200g de açúcar de confeiteiro
90g de amêndoas moídas
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
5 claras de ovo
2 colheres de sopa de Amaretto (depois eu lembrei que podia testar usar um licor de laranja...mas na hora nem pensei...)
chocolate meio amargo picado e casca de laranja cristalizada também picada

1. Derreta a manteiga até que fique com uma cor dourada. Reserve, você deve esperar que ela fique em temperatura ambiente.

2. Misture o açúcar as amêndoas e a farinha. Adicione as claras (sem bater) e o amaretto), misture até incorporar bem. Por fim, acrescente a manteiga derretida.

3. Preencha as forminhas e coloque um pedaço de chocolate e dois pedaços de casca de laranja. Leve ao forno preaquecido a 200 C (Eu preaqueci o forno nessa temperatura e deixei assim para assar todas as fornadas...diferente da primeira vez que eu fiz). Enfim, eles assam rapidinho de 10 a 15 minutos, dependendo do forno. Faça o teste do palito ok! ;)

Fica uma lindeza não fica não?? E o sabor?? Nossa bom demais!!
Tenham todos uma ótima semana!
Beijos Fe

3 de mai de 2012

Sopa de grão-de-bico com frango e alho-poró


Essa foi uma daquelas vezes que a gente abre a geladeira, vê o que tem e daí faz o rango! :P
A sopa de grão-de-bico já rolou por aqui e depois mais outra vez e outra vez.... Confesso que é uma das minhas favoritas! Dessa vez incrementei ela com um pouco de frango desfiado!

Geralmente faço o grão-de-bico assim: deixo de molho por uma noite, cozinho e depois tiro o que quero usar e divido o restante em pequenas porções e levo para congelar. Pronto... daí saem sopas, pasta, o fresco geralmente eu faço salada, ou nhoque (só daí eu congelo...)... enfim.. uma infinidade de coisas, vai da vontade do dia!hehehe

Bom como eu queria uma sopitcha bem reconfortante, peguei parte do grão-de-bico cozido, bati no liquidificador com um pouco de água (se vc tiver um caldo de legumes é melhor tá gente...mas não tiver, bate com água e coloca um tabletinho...rs). Bata até virar um purê.
Numa panela, coloquei um pouco de azeite, e juntei 1/2 cebola picadinha (essa meia cebola tava dando sopa num potinho), refoguei rapidamente e juntei 1 alho-poró cortadinho também e refoguei junto. Daí coloquei o frango (já cozido e desfiado) e temperei com um pouco de sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha.

Deixei um pouco e então juntei o grão-de-bico batido. Misturei e juntei um pouco mais água (vai do gosto, se você gosta de uma sopa mais encoropada ou rala). Nesse caso eu juntei 1/2 tabletinho aqui no preparo.

Gente essa sopa é sucesso, sempre agrada! É uma delícia
Beijos Fe