27 de abr. de 2012

Crème Brûlée


Já aconteceu com você? :
Você vê um filme e nesse filme tem um prato bem gostoso, daí quando termina de assistir, você fica com vontade de comer o prato que apareceu no filme? Isso acontece muito comigo! Assisto um filme ou uma série e se no momento estou "lumbrigenta".... pronto! Faço o possível pra sanar a vontade! #cabeçagordinha...hahahaha

Bom...outro dia eu vi "O casamento do melhor amigo", e mesmo que o crème brûlée não apareça em nenhuma cena, a simples comparação que Julia Roberts faz no filme (do crème brûlée com a gelatina), já foi o suficiente para me fazer passar vontade!rsrs

Eu tinha tudo em casa - inclusive um maçarico (# me sinto "poderosa" quando uso o maçarico!! hahahaha)! Não tinha porque não matar minha lombriga! :P

A receita é Emmanuel Bassoleil, e eu peguei lá no Panelinha!

Ingredientes:
(rende 6 porções)

5 gemas
1/3 xícara de chá de açúcar
350 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha - eu usei 1 fava
açúcar para caramelizar


Preparo:

Preaqueça o forno a 160°C.

Em uma panelinha coloque o leite junto com a fava de baunilha cortada ao meio (raspe as sementes e coloque junto). Deixe em fogo baixo até aquecer e o leite pegar o sabor da baunilha (quando começar a ferver desligue). Deixe esfriar até temperatura ambiente.

Em uma tigela, bata (com a batedeira em velocidade alta) as gemas e o açúcar até obter um creme bem claro. Pare de bater e junte o creme de leite e o leite (tire a fava)**se for usar a essência, é só juntar nesse momento. Misture bem com uma colher e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Aproveite esse tempo para ferver a água que será usada no banho-maria.

Depois dos 10 minutinhos, com ajuda de uma colher, retire a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Coloque o creme nos ramequins (ou qualquer outra tigelinha que possa ir ao forno). Arrume os ramequins numa assadeira e leve- a ao forno. Antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por uns 40 minutos (eu deixei 50).

Depois de prontos retire os potinhos do banho-maria, deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme e passe o maçarico.

** Se você não tem um maçarico, pode tentar caramelizar com uma colher: Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar! Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar. - Eu digo "tentar" porque eu já tentei fazer isso e não consegui, acho que sou muito tosca pra esse tipo de coisa...me falta habilidade e coordenação....hahahaha

Beijos
Fe

Ps: quando vou quebrar a casquinha de açúcar do crème brûlée, impossível não lembrar do filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain"....rs.

11 de abr. de 2012

Petit gateau de goiabada com um quase sorvete de queijo e castanha de caju


Lá nas profundezas do Mamão tem a receita desse Petit gateau de goibada - receita da chef Morena Leite. Eu aaamooo!! Resolvi colocar ele aqui nessa nova carinha (que eu gosto muito por sinal):

A receita do petit gateau vc acha AQUI.

Para o sorvete,...bom...eu não sei fazer sorvete de queijo, até tinha uma receita em algum lugar mas a preguiça de procurar era grande....hehhe....então fiz assim:
Bati no liquidificador 5 bolas de sorteve de creme (do bom) com um pote de cream cheese. Daí coloquei num pote e levei para o freezer até endurecer. ;)

Servi o petit gateau com o quase sorvete de queijo e castanha de caju picada!! Uma delícia!!!!

Beijos Fe

ps: esse bolinho cremoso é bom demais e vai muito rápido...esse da foto foi um que sobrou congelado e quando fui assar eu perdi o tempo e ele passou um pouco do ponto... :( ..mas mesmo não ficando o creminho de dentro ele ficou uma delícia!! haha ...tem vezes a gente se atrapalha na cozinha não é verdade?? rs

5 de abr. de 2012

Bolo cremoso de mandioca com coco

Dias atrás rolou churrasco na chácara de um amigo. Foi tudo ótimo, reencontramos alguns amigos, curtimos uma piscina, muitos comes e bebes... Foi um dia muito gostoso mesmo! Saí de lá feliz, e com 2 sacos de mandioca! Ui!!

"Deu muita mandioca, quer levar?"

"Quero!"

" Ó, tem mais um saco!"

"ixiiii"

Beleza, cheguei em casa com minhas muitas mandiocas! O que fazer??
Nhoque, escondidinho, mandioca cozida com vinagrete...nossa tanta coisa pra fazer... E eu fui fazer!
Pensei: "Huuum bolo!" Corri na Glau! Achei! Ela fez uma receita super boa da Maria, e que eu também aproveitei para preparar! ;)

Bolo cremoso de mandioca com coco :
Ingredientes:
(rendeu uma forma rentagular média)

500g de mandioca (sem casca e limpa)
2 ovos
1 e 1/2 xíc de açúcar
1 colher de sopa de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
50g de coco ralado (sem açúcar)
200 ml de leite de coco (um vidrinho)
300 ml de leite (usei desnatado)
uma pitada de sal

Preparo:
1. Corte grosseiramente a mandioca e coloque no liquidificador com o leite de coco e 50 ml do leite comum. Bata para triturar a mandioca:

2. Reserve essa mandioca triturada numa vasilha.
3. Novamente no liquidificador, coloque os ovos, o restante do leite, o açúcar a manteiga e a pitada de sal. Bata.
4. Acrescente 2/3 da mandioca triturada e bata mais. Até ficar bem homogêneo.
5. Passe todo esse conteúdo do liquidificador para a vasilha onde está o restante da mandioca triturada e junte também o coco ralado. Misture manualmente. (fica uma mistura meio líquida)
6. Coloque a mistura em uma assadeira untada com manteiga e farinha e leve ao forno preaquecido a 230oC. O meu demorou cerca de 1 hora para assar.

Ficou bem cremosinho, uma delícia!! Vale a pena fazer aí na sua casa! ;)

Tem a receita do bolo da Maria - Diga Marida: AQUI
E do bolo da Glau - Quitandoca: AQUI

Antes que alguém pergunte: "Fe, que tipo de mandioca você usou?"
Sei lá amiga....
Eu sei que tem muuuita variedade de mandioca, mas não sei especificar. A que eu usei era uma macia, serve??hahaha

Tenham todos uma boa páscoa
Beijos Fe

1 de abr. de 2012

Nhoque de batata baroa (mandioquinha)


É...acho que me rendi ao nhoque.... rsrsrs
Sem mais drama...o negócio é bom - fato!
A batata baroa, ou também conhecida como mandioquinha, é um dos meus alimentos favoritos. O sabor é único! Amo! Lembro que quando era pequena a sopa de legumes que mais gostava que minha mãe fazia, era a sopa com mandioquinha. Hoje em dia, quando eu faço a feira e vejo a mandioquinha bonita, eu levo algumas para casa e daí um simples purê para acompanhar um suculento filé mignon me deixa satisfeita.

Dessa vez eu ia receber um amigo querido e resolvi preparar um nhoque! Me parecia um prato apropriado para um domingão! Não? rs :P

Nhoque de Batata Baroa:
Ingredientes
1 kg de batata baroa
3 ovos
cerca de 300g de farinha de trigo e um pouco mais para o manuseio
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente (eu já fiz sem manteiga e deu certo tbm)
sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Preparo
Limpe e descasque a batata baroa. Cozinhe até amolecer e passe num espremedor de batata. Depois junte os ovos e a manteiga (deixe esfriar um pouco para não se queimar ok). Vá misturando a farinha aos poucos. A massa fica mais consistente, mas ainda fica um pouco "peguenta", se precisar coloque um pouco mais de farinha mas não muito. Tempere com sal a pimenta e a noz-moscada.

Pegue um pouco da massa e em uma superfície limpa e enfarinhada, faça uma "cobrinha" e corte os nhoques com uma faca. Passe os nhoques para uma assadeira enfarinhada e reserve. Faça isso até acabar com toda a massa. (vá passando farinha nas mãos entre o preparo, assim evita grudar a massa.

Para cozinhar é só colocar uma panela grande com água para ferver, jogar as bolinhas lá dentro e esperar subir!
Servi com molho de tomate! Simples e gostoso! :D

Tenham todos uma boa semana!
Beijos Fe

obs: Como rende muito nhoque, é só congelar ok! Depois que cortar os nhoques e colocá-los na assadera com farinha, leve para o freezer. Depois de congelados passe eles para um saquinho ou um pote. Na hora de servir é só colocar seus nhoques direto na água fervente. Fica super bom!