29 de mar de 2012

Cogumelos recheados


Se você tem um marido faminto aí na sua casa, que abre os armários e geladeira enquanto você prepara a comida.... puxa uma cadeira e senta aqui!

Para sossegar o apetite do rapaz, acaba rolando um amendoim, ou queijo com azeite e orégano, ou tomatinho com um pouco de sal...enfim....em momentos de desespero e muita lombriga, rola pão com azeite!! hahaha - esse é um clássico até no almoço de domingo na casa a vó!
Mas uma opção bem bacana, simples e rapidinha de preparar são esses cogumelos recheados!
Eu já fiz eles com molho pesto (AQUI). Dessa vez eu tinha creme de leite e queijo gorgonzola na geladeira... virou recheio de "cogus"!

Fiz assim: Limpei os cogumelos (Cogumelo Paris fresco) tirei o cabinho e coloquei o recheio (bati com um mixer um pouco de creme de leite de caixinha, gorgonzola, sal e pimenta-do-reino. - fui provando até achar que tava bom). Coloquei os cogumelos recheados numa assadeira e deixei por uns 10 minutinhos a 200 oC. Tá pronto! Ótima opção para petiscar mata lombriga antes da refeição

Beijos Fe

25 de mar de 2012

Bolo de iogurte



Dessa vez eu queria um bolinho simples, sem frufru, sem recheios e de preparo rápido! Queria um bolo para acompanhar o café sabe...

Eu tinha iogurte na geladeira e sabia que minha amiga Glau tinha alguma receita bem gostosa de bolo de iogurte. Pois bem, baixei lá no Quitandoca e vi esse bolo.
O preparo é mega fácil e o bolo fica super fofinho!!!Uma delícia!!! A Glau fez com granulado e gotas de chocolate, eu resolvi não usar chocolate, mas acrescentei um pouco de raspas de limão e sementes de papoula na massa, ficou ótimo!




Bolo de iogurte com raspas de limão e papoula:

Ingredientes:
1 copo de iogurte (200ml) -usei desnatado
1 e 1/2 copo (mesma medida do iogurte) de açúcar
1/2 copo de óleo
2 copos de farinha de trigo
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
raspas de limão (usei 2)
sementes de papoula (coloquei só um pouco - fui no olho)

Preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador, menos o fermento, as raspas de limão e a papoula. Bata até ficar homogêneo e depois passe essa massa para uma tigela. Incorpe o fermento e depois as raspas de limão e as sementes de papoula. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido a 200oC por cerca de 35 minutos.

Depois de pronto, espere esfriar e faça uma caldinha de limão com açúcar de confeiteiro (fiz no olho) e jogue por cima do bolo.
Fica bão que só!!! :)
Beijos Fe

16 de mar de 2012

Lembrança dos bons momentos numa rolha

Você guarda as suas rolhas de vinho?? O nosso vaso já está quase cheio! Tão bonitinho... :p

Eu sou daquelas pessoas que adora registrar o momento, guardar uma recordação..... uma coisinha ou outra para lembrar a ocasião especial..... até as rolhas entraram nessa!
Foi o Ti quem começou a guardar as rolhas, e o que era apenas um pote pequeno de azeitonas passou para um pote maior e depois um vaso de vidro! Mas o legal dessas rolhas é que muitas delas tem registrado o "momento especial" , a ocasião em que o vinho foi consumido.

Os registros começaram em 2007, e entre eles está minha vinda para Brasília, alguns jantares especiais, algumas de nossas comemorações e conquistas, alguns são de nossas viagens e muitos são de confraternização com nossos amigos muito queridos! Logicamente que tem muita rolha em branco, afinal nem sempre eu lembro de escrever e tem vezes que não tem ocasião especial, só um bom momento para tomar um vinho né...rs)

As rolhas registradas já entraram até na decoração de natal! Coloquei algumas na árvore de natal de 2009!

Mas se você não está a fim de guardar as rolhas, dá pra fazer várias coisas com elas: descanso de panela, um mural de recados, ou até queimar a base da rolha e brincar daquele jogo de cartas, como chama mesmo?? Porco?? ...kkkkk

Tenham um ótimo fds
Beijos Fe

10 de mar de 2012

Dessa vez Tacos assados ....


Tem quem ache que só porque uma pessoa gosta de cozinhar ela não pisa na bola e não erra....engano! O erro faz parte do processo!
Certa vez, nós recebemos uns amigos aqui em casa e tacos fazia parte do cardápio. Era a primeira vez que eu fazia (isso é importante viu gente, a não ser que a pessoa seja íntima, não é legal testar receita com convidados ok! ...afinal pode não dar certo...rsrsrs).
Bom, comprei as tortilhas (no mercado mesmo), passei por aquele momento "ai que bonitinhas!!" e fui para casa feliz da vida. A bobona aqui não prestou atenção e achou que as tortilhas estavam prontas para servem usadas.... :s
Pensa: a bagaça já vem pronta, é só por recheio e mandar ver!! (é bom ler a embalagem tá !! rs)
Nessa altura vocês já entenderam onde eu quero chegar né?? Depois de algumas tequilas e outras comidinhas (muitas eram testes também...) chegou o momento dos tacos. Abri o pacote das tortilhas e coloquei o recheio....todo mundo comendo! Ninguém falou nada enquanto eu prepara as coisas e então quando todos estavam lá pela metade, o Ti vira e diz " não tinha que assar o taco?" .... kkkkk...... Foi cômico.... de gargalhar mesmo....
Acontece gente, acontece.... No fim tava todo mundo comendo o taco sem assar e fazendo cara de feliz...kkk...Lógico que o segundo round eu assei....rs....e sim, as tortilhas ficam mais crocantes!!kkkkkkkkkkk

Outro dia bateu uma vontade de comer tacos, passei no mercado e comprei as tortilhas. Dessa vez eu assei!! kkkkk
Vamos aos tacos assados! Você vai precisar de:
Tortilhas de milho
Carne com molho
Cebola roxa picadinha
Tomates picadinhos sem pele e sem semente
Alface picada
Queijo (usei muçarela)

Para a carne (aqui foi tudo no olho gente...eu vou colocando as coisas e provando até ficar do jeito que eu gosto. Vai muito gosto, mais ou menos picante, mais ou menos molho....geralmente sai assim): 500g de patinho moído
1 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 pimenta dedo-de-moça picadinha
Molho de tomate e extrato de tomate

Prepare a carne:
Coloque um pouco de óleo numa panela de fundo grosso e coloque o alho e a cebola. Refogue um pouco e junte a carne. Dê uma fritadinha e deixe em fogo médio/baixo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e deixe um pouco – mexendo de vez em quando. A carne vai soltar água e essa água vai sumindo...quando ainda tiver um pouco de líquido, junte a pimenta, o molho e o extrato de tomate. Mexa bem e deixe mais alguns minutos. *A carne com molho não deve ficar muito “molhada” entende? Rs... (tipo: você não quer que escorra molho quando você for morder o taco certo?) .

Depois da carne pronta, você ASSA as tortilhas (forno preaquecido a 180 oC por uns 5 minutos)
Agora é só montar seu taco:
Pega sua tortilha, coloca um pouco de queijo no fundo, depois a carne com molho, depois a cebola picadinha o tomate e por fim a alface ! Sirva com um molho de pimenta bem bom e só!
Esse é um prato fácil de agradar e preparar! Fica muito gostoso!!!



Beijos Fe

2 de mar de 2012

Biscoito de caramelo chocolate e flor de sal - finalmente

Nas minhas andanças na net achei a receita desse biscoitinho e fiquei enlouquecida para prepara-lo. E quando eu digo enlouquecida, eu quero dizer com comichão!!! hahaha
Eu andei por toooodas as lojas possíveis de Brasília em busca das benditas placas de wafer. Foi uma verdadeira saga " Em busca da placa de wafer". Eu chegava na loja, perguntava se tinha e para minha infelicidade, não tinha. Daí perguntava onde poderia encontrar e alguns me indicavam outro lugar, outros olhavam com uma cara de peixe e soltavam um " aaai, não sei não" .... - quase chorei! hahahaha...brincadeira!

Por sorte, tempos atrás fui visitar a família e minha santa memória me fez lembrar de uma loja óóóteeema que tem em Jundiaí*!! Fui com minha irmã, quando cheguei na loja - com AQUELE fio de esperança que me restava (quase um drama né...), a moça disse "tinha mas acabou"....... AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
"Jura moça???? Eu saí de Brasília e vim até aqui só pra comprar as plaquinhas" (eu disse que era um drama???). Com isso a mulher da loja ligou para a outra loja para ver se tinha, TINHA!! IUPIIIII

Bora tocar minha irmã (Santa Lele), e ir até a outra loja comprar as placas de wafer!! Foi uma imensa felicidade quando vi vááárias caixas na prateleira (quase surtei). Peguei as placas feliz da vida, ainda dei uma voltinha na loja comprei mais uns badulaques (entre eles um termômetro para preparar caldas - \o/ \o/ \o/ - pensa numa pessoa feliz!) :D

Enfim.... em Brasólia com minhas placas nas mãos e tudo pronto para prepara os biscoitinhos!
Eles ficaram tão liiindinhos - quase mãe coruja - e o melhor de tudo, ficaram muito gostosos!! (já pensou se depois de tuudo isso, eles não saem bons?? Nossa daí eu surtava de verdade)kkkk.
Chega de conversa e bora passar os ingredientes!!!

Biscoitos de caramelo chocolate e flor de sal**
Ingredientes:
- placas de wafer ( para essa receita só precisa 2 placas);
- 200g de manteiga sem sal;
- 215g de açúcar mascavo;
- uma pitada de sal;
- 1 colher de chá de essência de baunilha; (próxima vez ou testar com conhaque ;)
- 170g de chocolate meio amargo picado (no meu caso: ralado);
- cerca de 8g de flor de sal (opcional)

Olha que bonitinho o chocolate ralado:

Preparo:
1. Preaqueça o forno a 190 oC.
Forre uma assadeira com papel alumínio (forre toda a assadeira, inclusive as laterais) e disponha as placas de wafer (arrume as placas certinho na assadeira, corte o que sobrar e use em outra receita. Reserve. ( a minha forma era de 20cm e pouco, por 30cm e pouco - vocês viram que eu sou bem precisa né??kkkk)

2. Coloque a manteiga e o açúcar em uma panela pequena de fundo grosso. Leve ao fogo médio e vá mexendo até derreter e os ingredientes de misturarem (eu fui mexendo com um batedor de arame). Quando começar a borbulhar, baixe o fogo e deixe mais 3 minutos (não para de mexer). Tire do fogo e junte a baunilha e a pitada de sal. Jogue seu caramelo por cima das placas de wafer que você reservou, e espalhe.

3. Leve ao forno e baixe a temperatura para 160oC. Deixe por 15 minutos (eu fui dando uma olhada a cada 5 minutos para ver se estava bom).

4. Retire do forno e salpique imediatamente o chocolate. Espere cerca de 5 minutos e espalhe o chocolate por toda a superfície com ajuda de uma espátula (no meu caso, uma colher). Salpique um pouco de flor de sal por cima do chocolate e deixe esfriar.

5. Como o clima anda "um pouco quentinho" por aqui....assim que a assadeira esfriou, coloquei ela na geladeira para depois conseguir cortar ok! (corte depois de frio).


Meu saquinho de Flor de sal. Olha que coisa mais charmosa!!


Os biscoitinhos são uma delícia e são uma ótima opção para presentear quem você gosta!! ;)

Beijos e bom fds para todos!
Fe

Obs:
* Comprei as placas de wafer na Casa do Confeiteiro em Jundiaí.
** A receita passou de "mão em mão" e cada um vai dando um toque pessoal na hora do preparo. Tinha a receita da Flavia Pantoja AQUI e do David Lebovitz AQUI, e veio da Marcy Goldman AQUI!!