27 de jan de 2012

Abóbora, pecãs e gorgonzola


A semana já passou - por sinal, bem corrida! Para esse momentos de agitação, comidas práticas e fáceis de preparar são sempre bem vindas.
Para complementar o cardápio, abóbora assada é uma boa opção! E quem melhor para preparar receitas preguiçosas rápidas, do que Nigella?hehe

Abóbora, pecãs e gorgonzola - Nigella Express:
Ingredientes (rende 6 a 8 porções)

2 kg de abóbora (de pescoço)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
6 ramos de tomilho fresco ou 1/2 colher de chá de tomilho seco
100g de nozes pecã
125g de queijo roquefort (usei gorgonzola)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo: Corte a abóbora em cudos médios. Coloque os pedaços de abóbora em uma assadeira e regue com o azeite, e tempere com o sal, pimenta e as folhas de tomilho.
Leve para assar em forno preaquecido a 220oC , e deixe cerca de 30 a 45 minutos (ou até que a abóbora esteja macia). Depois de pronta, passe a abóbora para uma travessa e distribua as nozes e o queijo esmigalhado sobre ela.

Mega fácil né moçada!?
Eu fiz daquele jeito sem medidas...bati o olho na foto do livro - que achei "lindia de morrer" - vi o que precisava e fui para a cozinha...acho que tudo vai do gosto: se você gosta da sua abóbora, com mais ou menos nozes, ou mais ou menos queijo...
Como eu sempre digo: vai do gosto!

Tenham tds um ótimo fds!!
Beijos Fe

22 de jan de 2012

Filé 'quase' à bourguignonne



Faz teeempo que estou com vontade de fazer o tradicional "beef à bourguinon da Julia Child", principalmente se vejo o filme...aff...quase babo na frente da tv...rs. Bom, eu não fiz o prato da Julia, nem usei um vinho da Borgonha (ou pra ser chic: Bourgogne)....mas ainda assim meu almoço foi sensacional! ;)
Adaptei a receita do livro "Os 5 Melhores delicious" (ó ele aqui de novo..hehehe).Quando bati o olho e vi a praticidade e rapidez do preparo, pensei "vai esse mesmo!".

Filé à Bourguignonne
(para 2 pessoas)

Ingredientes
500 kg de filé mignon limpo
60g de bacon picado
2 dentes de alho amassados
250 ml de vinho tinto seco
250 ml de caldo de carne
1 colher de sopa de molho de tomate
1 ramo de alecrim picado
2 folhas de louro
sal
azeite
pimenta-do-reino
1 cenoura cortada rodela
2 cebolas cortadas em 4 partes
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de manteiga
Usei também um pouco de pimenta rosa, tomilho fresco e cebolinha picadinha
(A receita pedia cogumelos mas eu não tinha. Fiz sem os cogus mesmo..)

Preparo:
1. Dê uma pré cozida na cenoura e na cebola e reserve.
2. Em uma panela grande de fundo grosso, aqueça o azeite e doure o filé mignon de todos os lados (fogo alto). Passe para uma travessa e reserve.
3. Coloque o bacon na mesma panela e frite por alguns minutos, até que fique crocante. Coloque o bacon em papel absorvente e reserve. (se achar necessário, eu achei, retire um pouco da gordura da panela.. ;)
4. Coloque o alho na panela e refogue um pouco. Adicione o vinho, o caldo de carne, o molho de tomate, o alecrim, o louro e o tomilho. Tempere com sal e pimenta e deixe ferver.
5. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Depois coe o molho e elimine as partes sólidas. Volte o molho para a panela e cozinhe por mais 5 minutos. Acrescente a carne, a cenoura a cebola e pimenta rosa e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos (a carne fica mal passada. Se preferir carne bem passada, deixe mais tempo).
6. Depois de pronto, você tira a carne da panela, passa para uma travessa com papel alumínio - sem apertar. Misture a farinha na manteiga com ajuda de um garfo e incorpore ao molho. Cozinhe em fogo baixo por uns 2 minutos e sirva com a carne.

Eu vou ser sincera: na hora a fome era tanta e o cheiro estava tããão bom, que eu nem engrossei muito o caldo não...kkkk... coloquei a cebolinha por cima e comi daquele jeito. Depois... como sobrou o caldinho... eu "encorpei" ele e comi de novo. O Ti fez um prato em outra refeição e também colocou o caldo por cima. rs

Gente, pela praticidade e pelo sabor vale muito à pena fazer! Ficou muuuito bom, "dilíça" mesmo!

Tenham todos uma ótima semana!
Beijos Fe.

19 de jan de 2012

Ensopado de feijão com linguiça calabresa


Tá bom, eu concordo que a foto não está muito apetitosa....mas vou dizer sinceramente que esse ensopadinho ficou uma delícia! Gosto de comida "de casa".... aquela para comer no potinho, sentada no sofá e com uma cobertinha nos pés (porque aqui tá friozinho né..rs) e assistindo um filme!
A receita eu adaptei do livro " Os 5 melhores delicious" de Valli Little. Quando vi a parte dos "5 melhores" e me deparei com esse ensopadinho pensei "é esse que vai ser"! Eu fiz meio de olho mas a receita é essa aqui:

Ingredientes:
(serve 4 pessoas)

700g de batata bolinha cortada em quatro
1 cebola roxa picada (usei comum)
500g de linguiça defumada fatiada (usei linguça calabresa)
4 dentes de alho amassados (usei 3 picadinhos)
1 colher de chá de pimenta-calabresa
350g de feijão branco cozido e escorrido
1 lata (400g) de tomate pelado escorrido e picado (eu não escorri)
2 folhas de louro
150 ml de caldo de carne ou frango
5 colheres de sopa de salsinha picada (usei um punhadinho de cebolinha picada)
azeite

Preparo:
Coloque a batata numa panela com água fria e sal e leve ao fogo. Deixe cozinhar por 10 minutos, ou até ficar macia. Retire do fogo e escorra.

Na mesma panela, refogue a cebola no azeite. Junte a linguiça e frite até dourar. Passe o refogado para uma travessa.

Frite um pouco de alho e pimenta-calabresa e acrescente a batata, o feijão, o tomate, o louro, e a linguiça refogada. Despeje o caldo, deixe ferver e cozinhe por uns 10 minutos, em fogo baixo. Misture a salsinha e sirva acompanhado de pão italiano.

Como eu disse, peguei esse ideia e fiz tudo no "olhômetro". Coloquei a quantidade de batata que achei razoável, usei 1 unidade de linguiça calabresa, usei cerca de 1/2 lata de tomate, e o feijão - fui tirando as conchas e passando para a panelinha até quando achei que estava bom....rs.

Nem servi com pão - só peguei um pedacinho para comer com o caldinho final - não podeia desperdiçar né! hehehe.
Beijos Fe

16 de jan de 2012

Bolo de achocolatado para o Ti


Domingo foi dia de ir para cozinha! Eu não sei como é na casa de vocês, mas aqui em casa funciona +/- assim: Eu vou para cozinha e o Ti puxa a banco e senta (tenho uma bancada - cozinha americana. Quando ele não me ajuda com alguma coisa, ele simplesmente pega o computador e fica na bancada – só para me acompanhar e conversar. Tem vezes que uma cervejinha e amendoins nos acompanha, tem vezes que é suco, tem vezes que é abacaxi.....hehehe...tem vezes que não tem nada....
Mas o que importa isso não é mesmo? Só o fato de ter uma companhia agradável que nos faz rir já é o bastante não é mesmo?

Bom, daí quando ele me pede alguma coisa eu nem tenho “cara” de dizer não! Rsrsrs
Em geral o Ti gosta de se aventurar nos sabores, mas muitas das vezes ele só quer o básico! Sabe....o simples bem feitinho? Pois é....tem vezes que ele não quer nada “gourmet”, só quer um arroz com feijão e bife, um doce de coco, ou como dessa vez: um simples bolo de chocolate com brigadeiro.
“ Não quero nada de brigadeiro de chocolate amargo, nem bolo com cacau em pó....só um bolo simples de chocolate “porcaria” ” Tá bom! Se é isso que ele quer, quem sou eu para ir contra?

Bolo de chocolate simples com brigadeiro também simples saindo:
100g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
3 ovos inteiros (em temperatura ambiente)
1 xícara de açúcar
1 xícara de achocolatado
2 xícaras de farinha de trigo (peneirada)
1 xícara de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
1. Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar. Depois junte os ovos e bata mais até formar uma mistura fofa.
2. Junte a essência de baunilha e o achocolatado e misture bem. Acrescente a farinha e o leite (intercalando) e vá misturando até ficar homogêneo. Por fim misture o fermento.
3. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio (180C) Preaquecido por 30-40 minutos (depende do seu forno). Faça o teste do palito.

Deixe esfriar e cubra com brigadeiro:
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de achocolatado
1 colher (de mãe) de manteiga sem sal

Misture todos os ingredientes numa panela de fundo grosso. Deixe em fogo brando e mexa até dar o ponto de brigadeiro.

Super simples não é? O mais legal foi ver o Ti comer o bolo com tanto gosto!
Para fechar o fim de semana: um bolo de chocolate com chá (o Ti foi de chá, eu fui de café) e alguns episódios de uma das nossas séries favoritas (Supernatural). Bom ou não? ;)
Boa semana para todos vocês!
Beijos Fe

11 de jan de 2012

Para acompanhar o vinho.....

Tem dias que a única coisa que queremos é relaxar um pouco, bater um papo, escutar uma música ou ver um filminho bacana, tomar um bom vinho e comer uma besteirinha......
Para aproveitar esses momentos, uma coisinha rápida e prática é sempre bem vinda! E improviso pode ser necessário...rs...por exemplo: essas são "quase" bruschettas - no lugar de pão italiano eu peguei uma baguete comum, dei uma passada na frigideira, coloquei o recheio e voilá!
Fiz umas com shimeji: refoguei eles com um pouco de manteiga, temperei com sal e pimenta-do-reino e só.
Outras eu fiz com ricota temperada (coloquei no processador um pouco de ricota (cerca de 1 xícara), 3 colheres de sopa (cheias) de cream cheese, sal, pimenta-do-reino, ervas de Provence e orégano). Passei essa ricota no pão, depois coloquei presunto parma e figo fresco.
Super simples e uma delícia!

3 de jan de 2012

Frango com leite de coco e curry


Hoje rolou um franguinho na cozinha aqui de casa! Eu tinha 1/2 peito de frango descongelado, então tinha que ser ele!
Mas eu queria dar uma mudada, fazer diferente....abri o armário e vi um vidrinho de leite de coco! Huuumm.... e então saiu esse frango com leite de coco e curry!

Vou dizer uma coisa para vocês, não sei se era a fome que era grande....mas estava muuuuito bom!! Ficou muito gostoso mesmo!
E o bom é que é um prato rápido e fácil de preparar! Fiz assim:

Frango com leite de coco e curry (para 2)
Ingredientes:
1/2 peito de frango cortado em cubos
1/2 cebola picadinha
cerca de 100ml de leite de coco
1 colher de chá de curry
uma pitada de pistilo de açafrão (se não tiver, use em pó)
1 folha de louro
um pouco de salsinha picada
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Tempere o frango com sal e pimenta.
Em uma panela coloque um pouco de óleo de canola e refogue rapidamente a cebola. Em seguida coloque os cubos de frango. Deixe uns minutos coloque a folha de louro e 1/2 colher de chá de curry. Deixe até que o frango esteja todo cozido.
Coloque o leite de coco, o restante do curry e o açafrão. Mexa um pouco, deixe mais um pouco e coloque a salsinha.
Acerte o sal e sirva!

Tirei foto assim que focou pronto!! Foi difícil conseguir uma sem a fumacinha!! ;)

2 de jan de 2012

Mousse de alho super fácil



Olá moçada!!! Como passaram as festas de fim de ano? Eu espero que bem! Meu fim de ano foi ótimo, encontrei minha família liiinda e muitos amigos super queridos de longe e de perto! Sempre é bom né! :)
Já fiz uma limpeza e tirei muitas coisas dos armários para doação, para começar o ano mais "clean" sabe......recomendo! E apesar de liberar espaço em alguns cantinhos do lar, o espaço para os livros de receitas estão ficando difíceis....nesse fim de ano chegaram mais alguns por aqui!

Enfim....
A receitinha aqui não é de nenhum livro, é de uma amiga super querida! E se preparem, porque o grau de dificuldade dela é elevadíssimo!

Mousse de alho da Ana Claudia
Ingredientes:

1 lata de creme de leite com soro
1 vidro pequeno de maionese
100g de queijo ralado
3 dentes de alho (usei 2)
1 pacote de gelatina sem sabor incolor hidratada

Agora é só bater tudo isso no liquidificador, colocar em recipiente untado com azeite e levar para geladeira (eu fiz no almoço para a janta). Na hora de desenformar é só passar uma faquinha na borda do recipiente, rezar um pouco, e virar no prato que vai servir! Decorei com folhas de orégano fresco e servi com pão.

*Essa receita rendeu 4 pequenas mousses - tamanho da foto!

Feliz 2012 para todos!
Beijos Fe