31 de out de 2011

Ceviche do Ti


Recebemos uns amigos esse fim de semana e dessa vez as tarefas foram bem divididas entre o Ti e eu!
Mais uma vez o Ti se aventurou na cozinha, e dessa vez ele fez um ceviche bem gostoso!

Era para ser um ceviche de robalo, maaaasss não rolou. Daí o plano B era fazer um ceviche de camarões, que também não rolou....
Bom, partimos para um plano C : ceviche de saint peter (tilápia). Esse deu super certo! Foi um sucesso! :D
O bom do ceviche é que é um prato suuuper fácil de fazer e bem gostoso!

**Para quem não conhece, o ceviche é um prato de origem peruana, onde o peixe (ou camarão, vieira, lagosta....) é cozido no limão (o "suco" branco que resulta do processo, é bom para curar ressaca viu!!hehehehe).

Ceviche de Saint Peter:
filés de saint peter - limpos e cortados em fatias finas
limões e raspa de limão
sal e pimenta a gosto
cebola roxa picadinha
salsinha picadinha

Preparo:
Coloque os filés, já fatiados em tirinhas, em um recipiente. Esprema limão até cobrir todo o peixe (* o Ti colou um pouquinho de água junto para não fica tããão azedo! ;). Tampe, leve para a geladeira e deixe por 1 hora.
Depois desse tempo o peixe já estará cozido, agora é só temperar com sal e pimenta (se quiser pique uma pimenta dedo-de-moça para colocar junto também!). Junte a cebola e a salsinha!

Boa semana para todos
Beijos Fe ;)

30 de out de 2011

Na falta de um cachepô....





Comprou um vaso de flor e não tem um cachepô adequado para o tamanho do vaso? Vá de tecido!!! É só envolver o vasinho e dar um nó simpático!
Fica bem charmoso! ;)
Bjs Fe.

28 de out de 2011

Caramelo acidental de chocolate


Eu costumo inventar moda na cozinha. Mudo uma coisinha aqui e ali nas receitas, mas quando se trata de doces...isso nem sempre dá certo. Mudar as medidas e alterar alguma no modo de preparo pode chegar a um resultado diferente do esperado. Minha sorte é que mesmo errando, cheguei num caramelo muito gostoso!!
Era pra ser caramelos em barra....macios.... Mas o resultado foi caramelo mole!

Vocês devem me dar um desconto, afinal de contas foi meu primeiro caramelo! Além do mais, mesmo a receita não chegando no ponto que queria – e que era para realmente ser....- esse negócio ficou bom pra caramba!!rs
O primeiro erro, acho que devo atribuir a uma pequena mudança nas quantidades de açúcar e mel. Coloquei 20g a menos de açúcar e 10g a menos de mel.
Também fiquei com medo de queimar ....e acabei errando no ponto. Descobri que um termômento de cozinha é importante! Rsrs
Vou passar a receita do livro e também minhas alterações dos ingredientes e modo de preparo – com o “possíveis” erros que cometi. Se você tiver um termômetro ou se você for uma pessoa com mais experiência no “ramo caramelado”, pode chegar nas barrinhas macias de caramelo. Mas se você for “virgem” de caramelo ou menos experiente nesse ramo como “moi”, vai chegar acidentalmente no mesmo resultado que eu. Daí meu bem, sem drama, seja feliz com sua “calda” de caramelo de chocolate....rs

A receita é do livro “ Petit Larousse do Chocolate”

Ingredientes:
80g de chocolate meio amargo
250ml de creme de leite fresco
250g de açúcar (usei 220g)
75ml de mel (usei 65g)
25g de manteiga

Preparo:
1. Pique o chocolate e reserve.
2. Em uma panela ferva o creme de leite e reserve (isso eu também modifiquei. Deixei até quase ferver e desliguei o fogo – esse talvez tenha sido o segundo erro).
3. Derreta 50g de açúcar em outra panela mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Quando o açúcar apresentar um colorido de caramelo âmbar, interrompa o cozimento, juntando aos poucos o creme de leite e misturando com a colher de pau. (esse deve ter sido o terceiro erro: “colorido caramelo âmbar”!!!??!!! O meu deu cor de caramelo!! Não sei qual é a classificação para as tonalidades da cor caramelo. O meu devia estar um “caramelo - cor de burro quando foge” serve??)
4. Despeje o açúcar restante, mexendo até obter um caramelo liso. (isso eu acho que fiz certo. Pelo menos tava liso).
5. Com uma colher de pau molhada, incorpore o mel a essa preparação. (até aí tudo bem)
6. Cozinhe o caramelo a 114oC medidos no termômetro de cozinha. (fudeu, quarto erro.)
7. Junte um pouco do chocolate picado, misture e adicione progressivamente o chocolate restante, e por fim, a manteiga.
8. Coloque o caramelo de chocolate numa forma quadrada (18cmX18cm), forrada com plástico filme, deixando alguns centímetros de sobra para poder retirar o caramelo facilmente. (usei dois recipientes pequenos).
9. Deixe na geladeira por 2 horas.

Bom, como vocês puderam ver, foi uma sequência de erros que levou ao meu resultado. Então tá aí as duas opções para vocês.!kkk

Mesmo assim, esse caramelo é bom para colocar em waffles, panquecas, fazer uma tortinha e colocar flor de sal por cima ou comer de colher**(cabeça gooooorda)......

Tenham tds um ótimo fds!!


(Quem curti David Garrett, o dvd "Live on Summer Night - Rock Symphonies" é muuuuito bom!!!! )

Beijos Fe ;)

27 de out de 2011

Suco verde

Com as chuvas, "Brasólia" está toda verdinha!!!!! Saiu todo o cinza e a grama seca!
Os flamboyants já começam a florecer!! Brasília está linda!

Para acompanhar esse verde, aqui vai um sucão delícia! Minha avó volta e meia faz esse suco e eu adoro! Já fiz várias vezes aqui em casa! Amo amo amo! ;)

Faz assim:
2 limões (com casca)
2 folhas de couve-manteiga
cerca de 500ml de água
um pouco de gelo

Coloque tudo no liquidificador - adoce a gosto - bata bem. Passe o suco por uma peneira e sirva! :)

Beijos Fe

25 de out de 2011

Purê de ervilha seca

Pararicar o marido é bom!! A gente fica feliz em agradar, fica feliz por ver que ele está feliz! Maaaaassss...ser paparica também é muito bom! Confesso que tem épocas que eu fico mal acostumada e deixo a cozinha de lado para dar passagem para o Ti! Já que ele adora cozinhar e cozinha suuuuper bem!!
E quem preparou esse purê foi ele!!! E vou dizer....não sei se é porque eu cheguei em casa varada de fome....mas o purê estava muuuito bom!

O Ti pegou a receita na própria embalagem da ervilha (da Yoki) ;) É super fácil de fazer!!!!!
Reduzindo as medidas e com poquíssimas alterações ficou assim:

Purê de ervilha:
(rende 4 porções)

1/2 pacote de ervilhas deixadas de molho 30 minutos em 2 e 1/2 xícaras de chá de água fervente.
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colher de sopa de azeite
1/2 caixinha de creme de leite* ( o Ti fez uma parte sem creme de leite. Achei que ficou ainda mais gostoso!!!!)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite. Depois junte a ervilha (com a água) , tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ficarem macias. (Se secar a água antes disso junte um pouco mais de água fervente. Vá provando ok!). Quando estiver pronto, use um mixer para fazer o purê (diretão na panela mesmo!) e depois junte o creme de leite e misture mais um pouco. (ou use um processador de alimentos ;) )

Gente ficou muuuito bom! Eu "gosti"muito!!!

Observações:
O creme de leite deixa o purê com uma textura aveludada. Sem o creme de leite ele fica mais "rústico", e o sabor da ervilha é mais acentuado. Eu gostei dos dois mas a versão sem creme de leite ganhou meu coração viu!!hehehe
O purê da foto é com creme de leite....a outra versão ficou sem foto....Eu comi tuudo!!rsrsrs
Grande beijo
Fe

24 de out de 2011

Espetinho de capeletti, azeitonas pretas e tomates secos

Depois de mais uma viagem para ver a família e os amigos, estamos de volta!
A visita , como sempre, foi boa! Tentamos pegar uns dias de sol na praia novamente...mas nosso pé friiiio mais uma vez nos deixou com chuva...kkkkk.... mesmo assim foi bom sentir a maresia e caminhar um pouco na praia (quando a chuva dava uma trégua, eu, o Ti, e todo mundo que estava na mesma situação que a nossa, corríamos para lá).

Enfim...... voltamos, e a rotina já está a todo vapor! Tenho acordado no maior pique! Quase um momento "what a wonderful world"...kkk....- é....porque geralmente acordar cedo pra mim é como estar em "thriller" de Michael Jackson, vou me arrastando que nem zumbi!!kkkk
Retomando a cozinha aos poucos...vamos de aperitivos ;) Peguei a ideia do livro: "Festa vegetariana", mudei algumas coisas e saiu assim:

Espetinho de capeletti com azeitonas pretas, tomates secos e manjericão

capeletti de queijo (cozidos em água com sal)
azeitonas pretas sem caroço
tomates secos
manjericão
azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto


Preparo:
Em um palito de madeira espete um capeletti. Recheie a azeitona com o tomate seco e espete também. Por fim, mais um capeletti. Soque um pouco de folhas de manjericão com azeite sal e pimenta e coloque por cima dos capelettis e azeitonas (ou faça um molho pesto....). Regue azeite e moa mais um pouco de pimenta por cima.
Tá pronto belisquete fácil e bem apresentável! ;)

Tenham todos uma ótima semana!
Beijos Fe.

5 de out de 2011

Tortinhas de cogumelos paris e queijo

Vou ficar fora uns dias, e assim como qualquer pessoa, vou consumindo tudo da geladeira, uma compra ou outra - específica apenas para um ou dois dias...mas o lance é aproveitar o que a geladeira te oferece! *(Para você não ter que jogar comida fora no dia da viagem!)
Pois bem, hoje no nosso menu temos: 4 tortinhas de cogumelos paris e queijo:

Ingredientes:
Massa:
125g de farinha de trigo
75g de manteiga
Uma pitada de sal
Um pouquinho de água

Recheio:
100g de cogumelo paris fresco (limpos e fatiados)
1 cebola pequena picadinha
Cerca de 100g de queijo muçarela ralado
Tomilho fresco, noz-moscada ,sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Massa:
Numa vasilha, misture a farinha, a manteiga, e o sal. Mexa com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte um pouco de água e misture até formar uma massa lisa e homogênea. Envolva a massa num plástico filme e leve para geladeira enquanto prepara o recheio.

Recheio:
Numa panela, coloque um pouco de azeite e a cebola picadinha, mexa um pouco e depois junte os cogumelos. Mexa bem e tampe – mexa de vez em quando. Quando os cogumelos estiverem macios, junte um pouco de tomilho e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada (moídos na hora). Desligue o fogo e reserve.
Retire a massa da geladeira e molde-a nas forminhas (eu pego um pouco de massa e molda diretamente nas forminhas com os dedos. Se usar uma única forma “grande”, abra a massa com um rolo e coloque sobre ela acertando as bordas).
Faça furos com o garfo no fundo da massa e asse em forno preaquecido a 180oC por uns 10 minutos.
Retire a massa e coloque um pouco de queijo no fundo, depois coloque o recheio de cogumelos e finalize com mais queijo. Volte para o forno e deixe por uns 20 minutos.
Tá pronto!

Tortinha gostosa e super tranquila de preparar! Beijos Fe

3 de out de 2011

Bolo de chocolate delicioso

Eu poderia colocar como “bolo -absurdamente bom -de chocolate”, ou “bolo de chocolate incrivelmente bom ”, mas achei que “delicioso” seria o suficiente para fazer entender o quão bom ficou esse bolo! Sem brincadeira!
Eu tinha chocolate em barra no armário, tinha cacau em pó, tinha creme de leite fresco e todo o resto necessário para fazer um bolo!
Juntei duas receitas de bolo de chocolate que tinha em casa, e fiz uma terceira que saiu assim:

Ingredientes:
125g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
¾ de xícara de chá de farinha de trigo (peneirada)
¼ de xícara de chá de cacau em pó sem açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Para o recheio e cobertura:
300g de chocolate meio amargo picado
300ml de creme de leite fresco
Morangos frescos, limpos e cortados ao meio
Chocolate granulado

Preparo:
1. Em uma tigela, coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme (bata na mão ou com a batedeira- eu fiz na batedeira) .
2. Acrescente os ovos, um a um e misture. Junte delicadamente a farinha e o cacau em pó. E por fim, acrescente a essência e o fermento em pó.
3. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada (usei uma redonda de 20cm de diâmetro) e leve para assar em forno preaquecido a 180 o C. Asse por uns 35 minutos – faça o teste do palito!

Recheio e cobertura: Em uma panela, aqueça o creme de leite (sem deixar ferver). Em outra panela, derreta o chocolate em banho- maria. Quando derretido, junte o creme de leite ao chocolate e misture bem. Pode usar assim, mas eu levei um tempo para geladeira só para essa mistura ficar um pouco mais firme. *tempo do bolo esfriar.

Montagem:
Desenforme o bolo e corte ao meio – *eu uso a velha técnica de fazer o corte inicial com uma faca e depois uso uma linha para ir cortanto uniformemente o bolo ;) Na sua metade de bolo, coloque um pouco de recheio e espalhe com ajuda de uma espátula ou colher. Agora, arrume os morangos – espalhe por todo o bolo. Despeje mais recheio sobre os morangos.
Coloque a “tampa” do seu bolo com cuidado e cubra com o restante da ganache. Enfeite com chocolate granulado!

*se você não tiver morango, use framboesas, ou amoras, ou deixe sem nada, só o chocolate será um sucesso!

*Comi meu bolo super bom assistindo “Amélie Poulain” . Logo no início do filme há uma apresentação dos personagens: “Fulano não gosta de a, b e c. Fulano, gosta disso, daquilo e daquilo outro”. Nesse momento eu pensei: Se tivesse que fazer uma lista de coisas que eu mais gosto....bom...ia ser grande, mas bolo de chocolate definitivamente estaria nela!

Tenham uma ótima semana
Beijos Fe

**Esse bolo é uma perdição! ;)

1 de out de 2011

Banana assada com rum e hortelã (vegana)

Post rápido!

Faz assim:
*Corte uma banana ao meio, e coloque no papel alumínio. Junte um tiquinho de açúcar, e um pouquinho de rum. Feche o alumínio fazendo um pacotinho.
Leve para assar no forno preaquecido a 180oC, e deixe de 10 a 15 minutinhos.
Abra seu pacotinho e coloque umas folhas de hortelã, grosseiramente picadas. Tá pronto!

Opções:
1. se quiser, tire o açúcar;
2. coloque um pouquinho de canela em pó;
3. use menta no lugar de hortelã;
4. junte qualquer outra coisa que você goste e que combine com banana! ;)


Beijos Fe.