29 de set. de 2011

Sopa de abóbora, leite de coco e cogumelo paris


Eu sei que todo mundo tá passando o maior calor!! A vida está à base de muita sombra, água gelada, ar-condicionado, ventilador.....
Maaaasss, nessa segunda chuvosa que tivemos aqui em Brasília, a temperatura foi fresca! A noite estava pedindo uma sopinha.
Como eu tinha uma parte da metade de um pescoço de abóbora (deu pra entender? rsrsrs) na geladeira, resolvi ir de sopa de "abóbôrrá"....rs
Peguei mais uma coisinha aqui e ali, e a sopitcha saiu assim:




Ingredientes:
- 500g de abóbora
- 100g de cogumelo paris fresco
- 1 alho-poró
- 100ml de leite de coco
- caldo de frango (usei caseiro) - sal e pimenta-do-reino a gosto
- tomilho fresco

Preparo:
1. Limpe de descasque a abóbora, depois corte-a em cubinhos. Fatie o alho-poró e pique os cogumelos.
2. Numa panela, coloque um pouco de óleo (eu usei um pouquinho de óleo de canola, mas se preferir azeite ou manteiga....fique a "vonts"), coloque o alho-poró e refogue um pouco. Junte os cogumelos e deixe mais um pouco. Tempere com um pouco de sal.
3. Junte a "abóbôrrá" , o caldo de frango (ou legumes) - não coloque muuuito para não ficar aguado, você deve querer a sopa mais cremosa do que muito líquida- e deixe cozinhar até que a abóbora fique macia.
4. Quando estiver pronta, bata parte da sopa com um mixer (apenas pulse, deixe metade com pedacinhos, e cogumelos ;) - Ou coloque parte no liquidificador e bata.
5. Por fim, junte o leite de coco e misture bem. Acerte o sal e a pimenta e deixe mais uns minutinhos. Tá pronto! Junte o tomilho e manda brasa!

Gente, ficou super gostosa essa sopa! Uma combinação mega boa!
Eu até arriscaria colocar camarões no lugar dos cogumelos - acho que vai combinar viu! ;)

"Fe, não tenho alho-poró, posso usar outra coisa?" - Gente abra a sua geladeira e veja o que tem! Vocês viram o que abóbora, alho-poró, cogumelo e 1/2 vidrinho de leite de coco viraram aqui em casa!!rsrs Usa cebola, alho....

"Fe, qual abóbora você usou?"- iiii difícil...kkkk .....uma que comprei no mercado, serve??kkkkk...brincadeira. Eu chamo essa abóbora de "pescoçuda" mas logicamente ela deve ter um nome - que eu não sei...rs- Eu a vi no mercado, lindona, laranja, piscando pra mim e levei para casa! Mas se você tiver uma abóbora de outro tipo, faz aí!

Beijos Fe.

28 de set. de 2011

Rosbife com molho de mostarda granulada e hortelã fresca

Eu gosto muito de preparar algumas coisas em casa. Acho que a maioria das coisas caseiras são melhores do que as que encontramos pelos mercados. Entretanto, não me atrevo a dizer que não existem produtos bons por aí a fora, pelo contrário, tem muuuita coisa boa, bem feita e com sabor.
Esse rosbife (de lagarto) por exemplo, é comprado e eu adoro. Se você resolver preparar o seu rosbife caseiramente vai fundo, mas se não tiver tempo, compra um bem bom e incrementa com esse molho incrível e uma salada simples!! ;)

Molho de mostarda granulada e hortelã fresca
(do livro "Comidinhas"de Jennifer Joyce)

É só misturar: - 1 colher de sopa de mostarda granulada (mostarda à antiga)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de sopa de hortelã fresca picada

Fatie o rosbife bem fininho (esse é o mais fino que eu consigo fazer sem correr o risco de me acidentar com a faca....kkk), e coloque o molho por cima! Sirva com uma salada de agrião, azeitona preta picadinha e lascas de queijo parmesão!
*Se você resolver fazer um lanchinho, é só colocar tuuudo isso num pão francês (ou, como dizem aqui em Brasília, "pão de sal")! Fica um arraso! Ui! rs

Beijos Fe. ;)

27 de set. de 2011

Quibe assado

Eu adoro coisas práticas na cozinha. Quanto menos complicado de fazer ...melhor! Tem dias que estou mais inspirada e faço alguma coisa com muitos passos...mas tem sido difícil - como vocês podem conferir aqui...rs. Uma coisa mega fácil de fazer é quibe. O bom, é que você pode fazer um monte e congelar! Quebra um galhão!
O Ti estava com muita vontade de comer quibe assado. E como "o que ele me pede chorando eu faço sorrindo"*, eu fui fazer quibe! (*tem vezes que é o contrário tá...kkkk). Enfim....

Vamos ao quibe:
Ingredientes:
- 200g de trigo para quibe
- 600g de patinho moído
- 1 cebola pequena picadinha
- 1 punhado de hortelã fresca picadinha
- sal e pimenta síria a gosto
- manteiga

Preparo:
1. Lave o trigo, coloque numa vasilia com água e deixe hidratar por 1 hora. Depois escorra e esprema (use um pano limpo).
2. Junte ao trigo já hidratado, a carne, a cebola, a hortelã, a pimenta e o sal. Misture bem.
3. Coloque a massa de quibe numa assadeira (usei uma de 30X20cm) e por cima, coloque um pouco de manteiga - pegue uns "tecos"com uma colher de sobremesa e jogue por cima. Coloquei uns 4 tecos espalhados.
4. Leve para assar em forno preaquecido a 190 oC por uns 30 minutos.

Ficou suuuper bom! Só colocar um limãozinho e fica perfeito! O Ti devorou, matou a vontade e ficou super feliz! :)
Se você quiser, pode incrementar seu quibe fazendo um recheio de queijo (faz uma camada de massa de quibe, uma de queijo e finaliza com outra camanda de quibe). Fica mega bom!

26 de set. de 2011

Espetinho vegetariano (vegana)

Enfim choveu! Depois de uma seca forte aqui em Brasília - com direito a olhos ardendo, pele de jacaré e nariz sangrando - a chuva finalmente veio! Até caiu uma garoa em um lugar ou outro esse fds, mas nada significativo....hoje eu abri a janela e senti o cheiro de chuva ...aaaahhhh...delícia! Até deu uma refrescada no tempo (necessária, porque ontem tava um calor do cão!).
A desvantagem é a falta de preparo para essa época, o metrô por exemplo "deu pau" hoje de manhã, a luz caiu em alguns pontos da cidade - eu inclusive estava trabalhando no computador e lógico, lerda do jeito que sou, não salvei.....perdi tuuudo. Detalhes tão pequenos né - regra básica para mexer no micro *seeeempre salve!*
Enfim.....o bom, é que a chuva já chegou, o dia tá uma delícia, eu já almocei e daqui a pouco vou comer um docinho! ;) hahahaha
Mas para começar a semana leve, eu vou passar para vocês esses espetinhos *super bons* que fiz no sábado. Fiz esses espetinhos para acompanhar um quibe *bem gostoso*. E fala sério se não fica uma graça espetinho no alecrim? rs.

Para preparar é bem simples:
Usei abobrinha, cogumelo paris fresco, tomate e cebola.
Temperei com sal, pimenta-do-reino, ervas de Provence, azeite grego e vinagre balsâmico. Reserve (deixei marinando enquanto dava um jeito nas outras coisas da cozinha).
Lave o alecrim e tire as "folhinhas", deixando só nas pontas. Lave bem.
Agora é só montar seus espetinhos!

Eu fiz no grill, mas se você não tiver, pode fazer numa frigideira ou na churrasqueira.

Moçada, o sucesso é garantido viu! :)
Boa semana para vocês!
Beijos Fe.

*se tiver tomatinhos fica mais bonitinho tá!

24 de set. de 2011

Biscoitinhos de queijo

Eu tinha 5 tipos de queijo na minha geladeira - exageiro- um deles era um pedaço de queijo meia cura. Pensei, pensei, pensei ......olhei a farinha e a manteiga e surgiu a ideia: biscoitinho de queijo. "Será que dá certo?" | Não sei | Só tentando para saber!!!! | Tentei e:
Deu!!! \o/ \o/ \o/

Por sorte estou com minha balança funcionando e conforme adicionava os ingredientes, fui anotando as medidas para (se desse certo), passar para vocês!
Ingredientes:
(rendeu 60 biscoitinhos)
-120g de queijo meia cura ralado
-150g de farinha de trigo
-120g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
-1 colher de sobremesa de açúcar
- pimenta-do-reino a gosto
- sal grosso para colocar por cima (usei o meu sal grosso com ervas de provence)

Preparo:
1. Em uma vasilha, junte todos os ingredientes (menos o sal grosso) e misture com as mãos até incorporar bem. A massa é gostosa de trabalhar e deve formar uma bola lisa.
2. Pegue um pouquinho de massa e faça uma bolinha - ou, em uma superfície lisa e enfarinhada, faça uma cobrinha e corte os pedacinhos - (eu vou pegando "tecos"de massa mesmo, acho mais rápido).
3. Faça as bolinhas e coloque na assadeira deixando um espaço entre elas. Dê uma apertadinha com o garfo salpique o sal por cima.
4. Leve para o forno preaquecido a 180 o C e asse por 10 a 15 minutos (meu forno deu 12 minutos).

Tá pronto! É só deixar esfriar um pouco e guardar em um pote bem fechadinho!
Ficaram óóóóteeeemos!!!
O resultado deu tão certo que eu até já pensei nos próximos..rs : vou testar juntando orégano na massa, ou tomilho, ou salpicar alecrim ....a mente está a mil!!!

# "Fe, você não colocou sal na massa?" - Não! Como o queijo meia cura é um queijo bem salgadinho e eu optei por colocar sal grosso em cima, não salguei a massa. Mas se você resolver não usar o sal grosso para salpicar e colocar uma erva no lugar, coloque um pouco. Na dúvida prove a massa ok!
# "Como é esse biscoitinho?" - Textura de biscoitinho amanteigado, só que salgado!
Vai por mim - é bom!!!!!

Beijos Fe

23 de set. de 2011

Filé mignon com molho de gorgonzola e damasco seco

Depois de uma onda de zicas culinárias, acidentes gastronômicos e dedos podres no preparo de algumas coisas.....fiquei sem saco de ir para cozinha. Tirei umas férias das panelas. Entretanto aos poucos as coisas estão voltado ao normal \o/ ! Fico feliz em dizer que a inspiração está voltando aos poucos - alguns erros no caminho....mas mais acertos.
Esse filé por exemplo, foi um prato bem acertado! Ficou uma "dilíça" gente! Tinha um pedaço de queijo gorgonzola na geladeira, metade de uma caixinha de creme de leite, e uns damascos secos dando sopa. Sem esforço ou drama a janta saiu rapidão!

Para 2 pessoas fiz assim:
Ingredientes:
- 5 filés pequenos de filé mignon
- 1/2 caixinha de creme de leite
- cerca de 50g de gorgonzola (amasse com um garfo)
- 1/2 cebola picadinha
- damascos secos (usei uns 5)
- sal e pimenta a gosto


Preparo:
1. Tempere os filé com sal e pimenta-do-reino e prepare-os numa frigideira com um pouquinho de óleo de canola.
2. Numa panelinha doure a cebola com um pouquinho de azeite. Junte o gorgonzola e misture bem. Acrescente o creme de leite e misture. (se achar necessário coloque um pouco de sal - o gorgonzola já salgadinho, então tenha cuidado para não exagerar ok!).
3. Misture esse creme nos filés e junte o damasco pidado.
Prontinho!

Tenham todos um ótimo fds
Beijos Fe

21 de set. de 2011

Beliscão de goiabada

Estava folheando minhas revistas e me deparei com lindos beliscões de goiabada! Como eu tinha goiabada cascão em casa e o Ti estava pedindo um docinho....não tive dúvida! Fui para cozinha beliscar ! rs
Peguei a receita na Revista Casa e Comida no11. É bem tranquilo de fazer! Anota aí:

Beliscão de Goiabada:
(receita de Felipe Abrahão)

Ingredientes:
-175g de manteiga
-100g de açúcar
-2 gemas (eu tirei a pele)
-300g de farinha de trigo
-raspas de 1/2 limão (meu limão não era muito grande, então usei inteiro)
-200g de goiabada cascão (corte 30 retângulos)
- açúcar de confeiteiro para polvilhar depois de prontos (não usei)

Preparo
1- Bata a manteiga e o açúcar na batedeira. Junte as raspas de limão e misture (não bata muito para que não fique muuuito mole).
2- Adicione as gemas e bata mais um pouco.
3- Junte a farinha e incorpode à mistura com uma colher de pau até ficar homogêna.
4- Enrole a massa num filme plástico e leve para geladeira. Depois de 20 minutos, retire a massa da geladeira e divida em 30 partes iguais, formando bolinhas.
5- Achate as bolinhas e coloque um pedacinho de goiabada dentro de cada uma. Dê um "beliscão" na massa para fechar as laterais deixando as pontas abertas para a goiabada ficar visível.
6- Coloque os beliscões numa assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 180oC por aproximadamente 25 minutos.
Estão prontos!

Me acabei nos beliscões assistindo "Meu Malvado Favorito" - tão fofiiiiiinho!!!

Beijos Fe

19 de set. de 2011

Saladinhas

Moçada, aqui vai uma seleção de saladinhas mega práticas!

*Salada de grão-de-bico: grão-de-bico já cozido e sem pele, salsinha bem picadinha e tomatinhos uva. Coloquei umas flores comestíveis para incrementar ;)
*Salada de folhas babys com tomatinhos uva e laranja.
*Salada de alface americana, tomate, broto de feijão* e lascas de parmesão.

O tempero da sua salada fica a gosto do freguês.
*Muita gente faz o broto de feijão refogado, mas ele fica uma delícia cru! Faça uma saladinha com broto de feijão na próxima vez aí na sua casa!
**Outro dia fiz uma salada com palitos de cenoura e cubinhos de pepino...mas nem tirei foto..... :( Fica só a sugestão mesmo. - sirva com molho de mostarda ;D

Beijos Fe.

18 de set. de 2011

Batata gratinada - no ramequim

Yes nós temos batatas! rs....
Gente, essa batata é pá pum de fazer! Não requer prática nem habilidade.
O melhor: é super gostosa! :b
Você faz assim ó:
1. Pegue a batata limpa e descascada. Passe num fatiador de alimentos (o meu é daqueles de R$1,99).
2. Passe um pouco de azeite num ramequim e disponha as fatias de batatas sobrepostas umas às outras. Salpique um pouco de sal e pimenta-do-reino.
3. Sobre as batatas, despeje uma mistura de creme de leite e cream cheese (eu tinha um pouco de cream cheese na geladeira e fui misturando com creme de leite de caixinha - sem medida). E depois desse creme, coloquei um pouco de muçarela.
4. Fui fazendo as camadas: "leque" de batatas salpicados com sal e pimenta, creme, muçarela. Terminei com muçarela.

5. Levei para o forno preaquecido a 180 oC (estava assando umas coxas de frango ;) , e deixei por 25 minutos (no fim liguei o grill para dar "aquela" douradinha em cima. Você pode usar um maçarico se tiver).

"Fe, você colocou a batata crua?" - Sim! Como a batata estava fatiada super fininha ela cozinhou no forno.
Se você preferir, rale a batata num ralador grosso. ;)
"Fe, não tenho cream cheese!" - Vai de requeijão meu bem! Quem não tem cão, caça com gato. Use o que você tiver na geladeira! *Eu faço muuito isso. ;)

É isso moçada! Tenham todos uma ótima semana!
Beijos Fe.

8 de set. de 2011

Mais um Brownie delícia!

Olááá! Moçada eu tô viva tá!
Teve gente que perguntou se eu morri com o cookie!!kkkkkk Não não...tô vivinha da silva! Só tenham um "cadinho" de paciência com minha pessoa ok! As postagens ficarão mais fraquinhas por esses tempos.

Enfim.....
E aí? Como foram de feriado no meio da semana? Deu pra dar uma relaxada né!!
O dia hoje chegou com outra disposição não foi? O meu pelo menos começou lindo! Não era nem 8h da manhã e o céu estava com 3 balões! Tava muito lindo!
**Está tendo campeonato de balonismo aqui (vai até sábado). Os balões saem da Esplanada dos Ministérios e dão um colorido lindo no céu da capital federal! Me lembrou Piracicaba ( lá tem vôos de balões nos fds. Tinha dias que eu acordava com o barulho deles subindo, daí abria a janela e dava de cara com um balão liiindo colorido! ).

Para quem ainda não viu, tem uma reportagem/vídeo AQUI.

E para deixar o dia mais gostoso e a vida mais bonita, anota a receita desse Brownie para você fazer aí na sua casa!! Eu busquei esse Brownie lá na Quitandoca da Glauzita e vou dizer uma coisa para vocês: é uma delícia!!! Podem fazer que o sucesso é garantido viu! ;)
Ingredientes:
200g de chocolate amargo (usei meio amargo)
175g de manteiga sem sal
325g de açúcar
130g de farinha de trigo
3 ovos

Preparo:
1- Pique o chocolate grosseiramente e derreta, junto a manteiga, em banho-maria ou no microondas (fiz no microondas)*vá aquecendo aos pouquinhos e mexa de vez enquando - cuidado para não queimar.

2- Depois de derretido, junte o açúcar e a farinha. Por fim, acrescente os ovos (passei por uma peneira). Incorpore tudo muito bem.

3- Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada (usei uma redonda de 24cm de diâmetro). Leve para assar em forno preaquecido a 170oC, por 35 minutos.
(*fique de olho para não passar do ponto ok!)

Beijos
Fe

Tem outro Brownie bom aqui ó!

1 de set. de 2011

Cookies de chocolate com nozes

Quem aqui resiste a um docinho? Tá......você pode dizer: "eu não compro bolacha, não faço doce em casa porque se tiver, eu como!" . Já perdi a conta de quantas vezes escutei isso de vááárias pessoas!
Bom..... sendo assim, eu espero poder te ajudar amiga! Testei congelar essa receita e vejam que glória: eles ficam ótimo! Daí você faz de pouquinho em pouquinho e não come milhares de cookies de uma vez! ;)
Eu me apaixonei por esses cookies gente! É sério! Além de gostosos, eles ficam com uma carinha liiiinda!
Peguei a receita no meu livro "Comidinhas"

Ingredientes:
175g de chocolate amargo picado (usei meio amargo)
60g de manteiga sem sal
175g de farinha de trigo
3/4 de colher de chá de fermento em pó
uma pitada de sal
2 ovos grandes em temperatura ambiente
150g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
125g de nozes em pedaços
açúcar de confeiteiro para passar os cookies

Preparo:

1. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. (eu fiz no microondas)

2. Numa tigela, misture a farinha o fermento e o sal (peneirados). Em outra, bata os ovos e o açúcar - com batedeira ou fouet (batedor de arame)- por uns 2 minutos até clarear. Junte o chocolate derretido e a baunilha sem parar de mexer (se tiver na batedeira, diminua a velocidade). Adicione a mistura de farinha e misture bem. Por fim, junte as nozes - misturei com uma colher de pau. Tampe a vasilha e leve à geladeira por pelo menos 1 hora e meia.

3. Preaqueça o forno a 160oC. Pegue a massa e faça as bolinhas. Passe as bolinhas no açúcar de confeiteiro e coloque na assadeira (você pode dar uma achatadinha com as mão, eu não fiz). Se usar assadeira de alumínio, forre com papel manteiga ok. Asse por 12-15 minutos (no meu caso deu 12 minutos certinho), até as beiradas ficarem firmes, mas o centro ainda fofo. Deixe esfriar e passe os cookies para um pote fechado - por até 5 dias.
*O livro dá a sugestão de preparar a massa com antecedência de 2 dias e manter em pote fechado na geladeira. Eu fiz, mas achei que a massa ficou esquisita. Daí eu testei congelar, e o resultado foi bem legal!

*Fiz as bolinhas, sem passar no açúcar, coloquei em uma assadeira e levei no freezer. Depois que já estavam durinhas eu as passei para um saquinho (fiz isso para elas não grudarem tá gente). Quando resolvi usar, tirei os cookies do freezer, passei direto no açúcar e assei - forno preaquecido.

Espero que tenham gostado! ;)
Beijos Fe.


**Falando em doces, vocês estão acompanhando o Top Chef Just Desserts? Gente, covardia né.....eu babo nesse programa! Sou viciada em todos os tops chefs...rsrsrs.**