31 de ago. de 2011

Fiz de novo.....

Quem gosta das panelas, sempre está buscando algo novo para fazer! Testar uma receita nova, provar um sabor diferente, colocar em prática uma técnica.....é assim....bate aquela vontade de arriscar e partir para novos desafios. Nem sempre dá certo, mas tem vezes que acertamos em cheio e a tendência é repetir o sucesso! Algumas receitas aqui do blog eu já fiz mais de 1,2,3......x vezes. Algumas eu sou fiel e repito todo o passo a passo, outras eu dou uma inovada....depende do dia! Bom algumas receitas boas que rolaram por aqui de novo:
"Croissants de Chocolate"                                 



                                                           "Bolo de Cacau e Vinho"

"Pão de Cerveja" (Dessa vez eu usei açúcar no lugar do mel e usei cerveja escura! Ficou ótimo!)

Alguns outros repetecos:
panquequinas para o café da manhã * já fiz com mel, com banana, com morangos, framboesas e amoras, nutella e banana......depende da vontade  ;) ....."diliça"
biscoitinhos de canela;
biscoitinhos 1 2 3
cupcake de chocolate
sopa de grão-de-bico
.
.
.
Beijos Fe

30 de ago. de 2011

Nhoque de espinafre e queijo cottage


Uma amiga me passou a receita desse nhoque já fazia um tempão. Ela pegou em uma dessas revistas de dieta(uma antiga). A receita já estava quase esquecida, mas daí eu recebi a visita dos meus queridos cunhadinhos! Resolvi fazer uma refeição leve, mas nem por isso menos gostosa! Arrisquei nesse nhoque e deu super certo!

Nhoque de espinafre e queijo cottage
(rende 4 porções)
1 pote de queijo cottage escorrido na peneira (pressione para sair o líquido)*eu coloquei num pano limpo e apertei. ;)
1 prato de sobremesa de espinafre escaldado em água quente, escorrido e picado.
1 ovo
1 clara
1 colher de sopa de parmesão ralado
4 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal a gosto
1/2 col de café de noz-moscada


Preparo em uma vasilha misture o cottage, o espinafre picadinho, ovo e a clara (use uma colher de pau). Acrescente o parmesão, farinha, sal e noz-moscada. Misture até obter uma massa homogênea e leve para geladeira por 15 minutos (eu deixei mais).
Retire a massa da geladeira e faça as bolinhas de tamanho médio (passe farinha nas mãos)*parece que elas vão "desandar" pois a massa não fica muito firme...mas vai com fé que dá certo!! Faça as bolinhas e vá colocando em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Cozinhe o nhoque aos poucos em água fervente até subir. Coloque um pouco de molho numa travessa e vá colocando os nhoques. Cubra com o restante do molho e polvilhe parmesão ralado.

O bom dessa receita é que, além de saborosa e leve, você pode congelar!!! Cozinhe normalmente os nhoques, coloque molho e leve ao freezer.

**Fiz um molho de tomate com: tomates pelados, cebola, manjericão, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

Esse nhoque é sucesso garantido! Suuuuper bom meeesmo!! :D

Beijos
Fe.

29 de ago. de 2011

Talharim de beterraba



Mais um macarrão colorido para a coleção!rs Dessa vez a massa é de beterraba!

Cozinhei uma beterrada, depois bati no mixer até virar um purê.
Em uma vasilha grande, coloquei 200g de farinha de trigo, abri um buraco no meio e coloquei 2 ovos pequenos ligeiramente batidos e o "purê" de beterrada. Fui misturando até virar uma massa homogênea (eu precisei colocar um pouco mais de farinha). Trabalhei um pouco a massa numa superfície limpa e enfarinhada depois levei para geladeira por uns 30 minutos.

Depois é só retirar da geladeira e abrir!

Fiz essa massa com um ragu de cogumelo:
cebola picadinha
cogumelo paris fresco
tomilho fresco
cachaça
sal e pimenta-do-reino a gosto

Dourei a cebola rapidinho e juntei os cogumelos fatiados e mexi. Juntei a cachaça e fui mexendo até os cogumelos ficarem macios. temperei com sal, pimenta e tomilho.

Finalizei com um azeite grego (mega bom!) e parmesão ralado!
Ficou uma massa linda e super gostosa!

Uma boa semana para todos!
Beijos Fe. ;)

24 de ago. de 2011

Compota de maçã


Estava feliz da vida lendo minha revista Casa e Comida desse mês e subtamente essa compota piscou para mim! Não vou mentir, rolou uma emoção! rs

Eu abri a geladeira e vi minhas lindas maçãs, pedindo para que fossem preparadas! Então.....eu as preparei!


Compota de Maçã
(receita de Heloisa Bacelar)

Ingredientes:
500g de maçã (tipo fuji- aquela mais azedinha)*4 unidades - como as minhas eram pequenininhas da "turma da Mônica", usei 6.
suco de meio limão (usei limão siciliano)
2 cravos (usei 3)
1 canela em pau
1/3 de xícara de chá de água
1 colher de sopa de mel

Preparo:
(fiz pequenas mudanças)
Lave e corte as maçãs em 4 (não precisa descascar nem tirar as sementes). Coloque as maçãs numa panela média (de fundo grosso) junto com os demais ingredientes. Mexa de vez enquando e cozinhe em fogo baixo até ficarem bem macias, cerca de 35 minutos. Quando estiverem prontas- deixe esfriar- é só passar a polpa no mixer e colocar em potes esterilizados. (nesse caso, retirei facilmente a casca com ajuda de uma colher).
*Na receita original o preparo é: cozinhe a maçã com os demais ingredientes, menos o mel. Quando estiverem macias passe tudo por uma peneira e volte essa polpa para a panela. Junte o mel e espere ferver. Retire do fogo e guarde no pote.

#Guarde na geladeira por até 1 semana.

23 de ago. de 2011

Sopa de um monte de coisa



Sopa vem muito da inspiração do dia e do que a gente tem na geladeira não é mesmo? Além disso, tem dia que queremos uma sopinha com macarrão, uma com legumes em pedacinhos, outra batida....vai da vontade! Pois bem, eu me inspirei e usei um montão de coisas da minha geladeira: virou uma sopa de tudo e mais um pouco :D. E como usei beterrada, minha sopa ficou com essa cor liiinda de morrer!!!

Ingredientes:

1 beterrada
1 cenoura
1 batata
1 alho-poró
1 cebola
feijão branco (já cozido)
brócolis cozido
Azeite
Caldo de legumes

Preparo: Em uma panela grande, coloquei um pouco de azeite e juntei a cebola picadinha e o alho-poró (a parte branca fatiada), dei uma refogada. Juntei a beterrada e a cenoura picadinhas e coloquei caldo de legumes (se tiver caseiro, melhor. Eu dissolvi um sachê). Deixei cozinhando em fogo baixo*, e depois de uns minutos juntei a batata. Cozinhei até tudo ficar macio e depois disso, juntei o feijão e o brócolis (eu ia fazer só até o feijão, mas daí lembrei que tinha brócolis na geladeira, piquei e coloquei junto no fim). Acertei o sal, coloquei um pouco de pimenta-do-reino e umas folhinhas de tomilho.

Fala se não é uma sopa reforçada? Se eu tivesse mais coisa na geladeira, como couve, chuchu e abobrinha, acho que tinha ido pra panela também....rs.

Beijos
Fe.

* Eu já fiz muita sopa na panela de pressão, mas já faz um tempo tenho feito o cozimento em fogo baixo - sem pressão. Acho que fica mais gostosa!

obs: a quantidade de caldo você dosa de acordo com seu gosto: se gosta de uma sopa mais encorpada ou mais ralinha....

22 de ago. de 2011

Arroz integral com cogumelo e cream cheese


Eu confesso de deveria comer mais arroz integral. Meu consumo é raro....sei lá, como por que é importante não que eu ache saboroso. Vamos combinar né...arroz integral tem que ser muito caprichado para ficar uma delícia!
Daí pasmem!!! Esse arroz ficou maravilhoso! Muuito bom!!!Eu estava com meu arroz no armário, daí vi na revista Casa e Comida desse mês uma receita com arroz integral. A receita era com outro tipo de arroz, outro tipo de cogumelo, e outros ingredientes.....eu adaptei com o tinha em casa e saiu essa belezinha:


Ingredientes:
1 xícara de arroz integral
200g de cogumelo paris fresco
1/2 cebola picadinha
1 dose de cachaça
um punhado de salsinha picada
1 colher de sopa de cream cheese
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Prepare o arroz (3 xicara de água para 1 xícara de arroz) e reserve. Em uma outra panela, coloque um pouco de azeite, refogue a cebola e junte os cogumelos (já limpos e fatiados). Mexa um pouco e junte a cachaça, um pouco de sal e pimenta, mexa até os cogumelos ficarem macios. Quando estivem prontos, junte o arroz e salpique mais um pouquinho de sal (cozinhei o arroz sem sal). Por fim salpique a salsinha e coloque o cream cheese. Tá pronto! No prato eu coloquei um pouco de muçarela ralada por cima, umas raspinhas de limão siciliano e pimenta biquinho.

Gente, esse arroz ficou divino! Valeu cada garfada!rs :)

Bjs e boa semana
Fe.

19 de ago. de 2011

Geleia de morango azedinha :) - vegana



As vezes eu me sinto como se estivesse numa daquelas cabines de programa de tv em que você concorre a prêmios. Daí, dentro da cabine você não escuta nem vê nada, o apresentador faz uma pergunta: "Fernanda! Você quer uma geladeira?" e quando acende a luz dentro da cabine eu respondo: "Siiiiiimmmmm!!!". Mais uma pergunta: "Fernanda! Você quer trocar essa geladeira por um carro 0km?", a luz acende novamente e eu respondo "Simmmmm!!!!!".
Bom...eu não ganhei nem uma geladeira, nem um carro, nem uma caneta Bic, ou uma velha..... mas eu tô num momento de tanta empolgação que tenho feito, ou melhor, tentado fazer, tudo e mais um pouco.
Para vocês terem uma ideia, estou com 3 livros começados....não terminei nenhum...(esse é um dos momentos em que eu olho o livro e digo "siiiiim" pra ele....daí vem outro e eu também digo "siiiiim"......no fim fica uma pilha de livros inacabados (um serviço porco né!?! Vamos combinar....). Bom, além disso, eu estou com um monte de receitinhas para testar....vejo uma na net, guardo na pasta; vejo no livro, coloco um marcador....e por aí vai....
Nessas, eu comprei um mooonte de ingredientes e não estou dando conta de fazer tudo que estava pretendendo.

Mas aí, antes que alguém se pergunte o porque de todo esse "lenga" para fazer um post de uma simples geleia de morango (ainda mais porque nesses tempos não seria novidade nenhuma....), eu explico: Justamente nessa minha ânsia de fazer as coisas, meus morangos teriam outro destino. No fim, eu vi que não ia rolar e a única coisa que me veio a mente era fazer algo rápido e que não fosse estragar "pá pum" : Geleia!

Ingredientes:
1 caixinha de morangos
3 colheres de sopa rasas de açúcar
suco de 1/2 limão (meu limão era pequeno)
raspas de 1 limão
1/4 de maça ralada

Preparo: Lavei meus morangos, tirei as folhinhas e retirei os cabinhos. Piquei eles picadinhos (passei a Meia-lua neles!). Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso e liguei no fogo baixo. Mexi de vez enquando até ficar com consistência de geleia (como só fiz uma caixinha, foi rapidão). Coloquei a geleia num vidrinho (de geleia) esterilizado e pronto!

Essa geleia em especial ficou uma delícia!!!Levemente doce e com o azedinho gostoso do limão! Mega boa!

Tenham todos um ótimo "findi"
Beijos Fe.

*Adoro comer geleia de morango com cream cheese! Afff morro! :D

18 de ago. de 2011

Conserva de limão siciliano



Eu fico impressionada com o valor do limão siciliano por essas bandas. Eu sei que esse limão é mais carinho...umas 10 pilas o kilo! Por essa razão, eu só compro quando eles estão na promoção. Geralmente na Ceasa o preço é mais em conta (não é mega barato, mas...é mais em conta).

Como já fazia um tempo que eu queria preparar essa conserva, comprei os limões bonitinhos na ceasa e fui para casa preparar. Os limões demoram 6 semanas para ficarem prontos...então...logicamente eu ainda não provei o resultado final...rs. Mas eles ficaram tããão lindinhos no vidro que eu quis postar o processo....hehehe.

Logicamente depois das 6 semanas, algum prato "bão" vai rolar por aqui, bem como a minha opinião sobre os limões. Entretanto, se alguém se empolgar e quiser se arriscar nessa conserva, ta aí:


Conservar de limão siciliano
(do Livro "Técnicas de cozinha profissional" de Mariana Sebess)

Ingredientes:
-Limões
-Sal grosso
-Suco de limão

1. Lave bem os limões com água quente para retirar a cera que os recobre. Corte os limões em quartos no sentido do comprimento, mas sem chegar ao final pois ele devem permanecer inteiros.

2. Abra os limões com cuidado para não rompê-los, e coloque sal grosso na parte interna. Pressione bem os limões (as partes entre si).

3. Coloque um pouco de sal grosso no fundo de um frasco esterilizado e acomode os limões. (dei uma apertadinha). Cubra novamente com sal grosso.

4. Despeje um pouco de suco de limão e repita a operação até o fim.

5. No fim você terá o sal grosso cobrindo os limões, coloque mais um pouco de suco de limão e aperte com os dedos. Feche o pote e guarde em local refrigerado ou em algum lugar escuro e fresco por no mínimo 6 semanas.

Para consumi-los, retire os limões do frasco e lave-os bem. Separe as partes dos limões e descarte a polpa. Utilize a casca para preparar pratos típicos marroquinos ou sirva como acompanhamento de frangos ou perus.

*Os limões podem ser conservados por até 1 ano.

Beijos
Fe. ;)

17 de ago. de 2011

Talharim de cenoura


Estava com umas cenourinhas lindas na geladeira dando sopa. Já tinha feito purê de cenoura, cenoura ralada na salada, cenoura cozida, até a cenoura com laranja e passas rolou de novo (de tão boa que é :).
Daí pensei em fazer macarrão! Quando fiz essa massa de cenoura a primeira vez, eu cozinhei a cenoura e passei no processador (virou um purê). Mas vou ser sincera que dessa vez eu fiquei com uma preguiça monstro de montar o equipamento e resolvi fazer rapidão com o espremedor de batata e garfo. :)Vamos dizer que deu uma aparência rústica ao meu talharim!hahaha

Gente sério, a cor do macarrão fica liiinda! Além disso é bem apetitoso! ;)

Para 2 porções fiz assim: coloquei em uma tigela grande 200g de farinha e abri um buraco no centro. Coloquei 1 ovo, dei uma leve batidinha com o garfo, juntei 2 cenouras médias (já cozidas e amassadas, ou processadas). Fui incorporando a mistura de ovo e cenoura com a farinha e trabalhei a massa na pedra até ficar homogênea. Levei a massa para geladeira e deixei por 40 minutos. Depois disso abri no cilindro e passei no cortador de talharim. *Se você não tiver esse equipamento, não se reprima, busque as forças no interior do seu ser e abra no rolo mesmo.

O preparo é normal: cozinhe em água com um pouco de sal. Servi com molho de tomate e ralei um parmesão.


Beijos para todos
Fe.

Se você preferir fazer um macarrão de espinafre, clique AQUI.

16 de ago. de 2011

Bolinhos de siri



Em uma das minhas idas ao mercado, achei um pacote de carne de siri (congelada). Levei pra casa sem saber ao certo o que ia fazer: casquinha de siri (sem casquinha....hahaha) ou um caldinho de siri.
Passado um tempinho...eu resolvi usar a carne! Não fiz a casquinha nem preparei um caldinho....fui de bolinhos!

Ingredientes:(Adaptei a receita do livro "Entradas e acepipes")
Rendeu 18 bolinhos

1 batata cozida e amassada
1 cebola bem picadinha
200g de carne de siri
salsinha fresca picadinha
tomilho fresco
1 colher de chá de mostarda à antiga(à l´ancienne)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo: Misturei todos os ingredientes e fiz as bolinhas. Coloquei as bolinhas na assadeira (pincelei um pouco de óleo de canola) e levei para o forno preaquecido a 180oC por uns 30 minutos (virei os bolinhos na metade do tempo). Servi com um limãozinho!

Se você preferir, pode passar os bolinhos da farinha de rosca e fazer na frigideira. ;)

Beijos
Fe.

15 de ago. de 2011

Biscoitinhos de canela


Aqui em casa quase sempre tem uns biscoitinhos para acompanhar o café ou o chá. Dia desses, eu resolvi fazer os biscoitinhos de canela da Glau! Huuuuummmmmm

Esses biscoitinhos são realmente uma delícia! Daqueles que quando você abre o pote de biscoitos come sem parar!!rs Eu ainda dou uma enganada, pego 2, fecho o pote.....daí um tempo eu abro e pego mais 2.....aff...vício. O melhor de tudo é que esses biscoitinhos são mega fáceis de fazer:

Ingredientes:

175g de farinha de trigo
100g de manteiga em temperatura ambiente
60g de açúcar
1/2 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal
1/4 de cálice de conhaque (eu usei rum e fui no olho - coloquei um pouquinho)
1/2 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 gotinhas de extrato de baunilha (não usei)

Preparo:
Em uma tigela misture os ingredientes. Eu deixo a farinha por último. Começo a misturar com uma colher de pau e no momento da farinha, passo a misturar com as mãos até desgrudar.
Pegue um pouco de massa e faça as bolinhas. Coloque-as em uma assadeira untada (usei assadeira antiaderente e não untei). Leve ao forno preaquecido a 180oC e asse por aproximadamente 10 minutos. * O forno da Glau deu 15 minutos, os meus ficaram prontos em 9...cada forno é um forno, fique atento! ;)


Tenham todos uma ótima semana!
Beijos Fe.

Obs:
* A Glau passa os biscoitinhos numa mistura de açúcar de canela, eu deixei eles simples! :)

* Se você não tiver uma balança de cozinha, use um copo medidor (você encontra em mercado ou em loja de "badulaques culinários".

9 de ago. de 2011

Palha Italiana


Depois de Lost, Heroes, Prision Break, Supernatural e algumas outras séries.....vou rever “As aventuras de Tintin”!!! * Como diz um amigo “um vício de cada vez”....rsrsrs.
Eu acompanhava os desenhos de Tintin na minha infância (passava na tv cultura), e já fazia uns bons meses que eu procurava a série para comprar. Esse fim de semana fui dar aquela minha voltinha básica pela Cultura, e para minha felicidade as 3 temporadas de Tintin estavam em promoção!! YEIIII !!! \o/ Fui para casa feliz (quase saltitante..rs) com minha nova aquisição!
O filme está programado para sair no final desse ano. A direção é de Steven Spielberg e a produção de Peter Jackson! Nem tem como ser ruim né! *Quem quiser ver o trailer, clica AQUI.
Bom, até lá...vou me divertir com as 21 aventuras!

Para esse clima de animação, deixo com vocês um docinho delícia! ;)
Palha italiana:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de chocolate em pó
100g de biscoitos maisena quebrados grosseiramente com as mão
- Misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó em uma panela e em fogo baixo, faça um brigadeiro. Depois de pronto (ponto de desgrudar do fundo da panela) retire do fogo e misture os pedacinho de bolacha. Misture bem e coloque a mistura em uma assadeira untada com manteiga sem sal. Leve para geladeira e deixe por algumas horas. Retire da geladeira e corte os quadradinhos. Passe os quadradinhos no açúcar de confeiteiro e embale um a um.
Rendeu 30 palhinhas

Bjs Fe.

8 de ago. de 2011

Bolachinhas de gengibre


Tem feito uns dias lindos aqui em Brasília. Apesar do clima seco (bem seco) acho lindo quando ando pelas ruas e vejo o vento levar as folhas das árvores! Tem gente que não gosta das folhas no chão, passa o rastelo ou a vassoura....mas eu acho linda uma calçada cheia de folhinhas. :D

Para acompanhar esses dias lindos, eu deixo com vocês essas bolachinhas maravilhosas de gengibre! Peguei a receita lá na Tati do "Comida de quinta". Ela deu o nome de cookies, mas eu achei a massa tão macia, que mais parecia uma bolachinha fofa.....
Foi o maior sucesso aqui em casa, e com certeza vou repetir a receita! Na verdade acho que na próxima vez, vou passar as bolachinhas no chocolate derretido só pra melhorar a situação..rs.

Ingredientes
(eu fiz elas pequenininhas, rendeu bastante)
3/4 de xícara de chá de manteiga sem sal, em temperatura ambiente (150g)
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 ovo
1/2 xícara de chá de melado de cana
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado (usei 1 1/2 colher)
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal

Preparo:
1. Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar uma mistura fofa. Junte o ovo, o melado, o gengibre e as raspas de limão e bata mais um pouco até a mistura ficar homogênea.
2. Agora com uma colher de pau, misture a canela em pó, a pitada de sal e o bicarbonato. Aos pouco vá juntando a farinha e misturando.
3. Agora é só fazer as bolinhas, colocar na assadeira e assar em forno preaquecido a 180 graus. Como minhas bolinhas eram pequenas, levaram uns 8 minutinhos, mas o tempo pode variar de acordo com o forno e com o tamanho das suas bolachinhas ok!


Tenham tds uma ótima semana!
Bjs Fe.

6 de ago. de 2011

Lombo suíno com balsâmico e ervas

Hoje o almoço foi simples, mas bem saboroso! E agora, depois de almoçar, limpar a bagunça da cozinha e comer um docinho ;) ......bateu um baaanzo.....
Uma preguicinha..... acho até que daqui a pouco rola um filminho :D
De qualquer forma....como estou devendo umas postagens, aqui estou! \o/

Ingredientes:
1 lombo suíno
2 dentes de alho amassados
sal grosso (usei sal grosso aromatizado com ervas de Provence)
alecrim desidratado (se tiver fresco melhor)
3 folhas de louro (tbm usei desidratadas)
tomilho fresco
pimenta-do-reino
vinagre balsâmico
2 cenouras pequenas

- Temperei o lombo com o sal grosso, pimenta, tomilho, alecrim e o alho. Esfregue bem os temperos e faz uns furinhos na carne com uma faca. Regue um pouco de balsâmico por cima da carne e coloque as folhas de louro. Reserve.

- Nesse tempo, liguei o forno a 260 graus e fui antecipando as outras coisas do almoço (lavar o arroz, cortar a vagem, o alho....dar uma geral na pia...rs)

- Em uma frigideira - sem óleo - selei minha carne. Coloquei a parte da gordura virada para baixo, depois virei. Depois disso, coloquei a carne na assadeira com a marinada, coloquei um pouco de água, cobri com papel alumínio e levei ao forno. Depois de 1 hora de forno, coloquei as cenouras cortadas (cubri novamente com o alumínio) e deixei mais 30 minutos. Depois de pronto, retirei o líquido da assadeira, peneirei e reduzi numa panelinha.



- A vagem é super simples de fazer: Lave as vagens e corte as pontas. Corte as vagens no meio e no meio novamente no sentido do comprimento (se forem mto grandes, corte-as pela metade). Corte o alho em lâminas e frite-os no azeite. Quando douradinhos, coloque as vagens e tempere com sal e pimenta. Mexa um pouco e tampe a panela (mexa de vez enquando). Eu não gosto delas molengas, deixo as vagens mais crocantezinhas :D

Tá tudo prontinho! Servi com um arroz branco!

Beijos Fe.

3 de ago. de 2011

Nhoque de grão-de-bico com molho de tomate


Eu amoooo nhoque! Considero um dos meus pratos favoritos! Entretanto, eu não costumo fazer..... :( Quando estou com muuuuita vontade vou a algum restaurante. Gente vamos combinar...... ninguém faz só 2 porções de nhoque né!?! É um dos pratos mais "engordativos" que eu conheço. Para vocês terem uma ideia, uma vez saímos com um casal de amigos e fomos num restaurante italiano. Eu....lombriguenta do jeito que sou, estava com vontade de comer nhoque. Meu amigo (magro), virou e disse pra mim: Fe, quando eu fiz dieta para engordar (que chato isso né.....) o único prato que o nutricionista me proibiu de comer, foi nhoque.
aaaaaaaaaaa...quis morrer né........kkk
Mas tuuudo bem....como eu nunca como, me dei esse luxo! Na época, eu estava caindo na água todosantodia então não pesou tanto...rsrs.

Enfim.......semana passada, o Panelinha postou no facebook esse nhoque de grão-de-bico! Eu fiquei super animada para fazer, mesmo sabendo que esse nhoque ia para na minha bunda - sem escala......

Bom, fiz todo o passo-a-passo e resultou num nhoque incrível! Muito bom mesmo!

Nhoque de Grão-de-bico (receita do Panelinha)

Ingredientes
(rende 4 porções)

1 xícara de chá de grão-de-bico
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal

Preparo:
1. Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para outro. No dia seguinte cozinhe (eu fiz na panela de pressão, então foi rapidão ;)

2. No processador de alimentos (ou liquidificador) bata o grão-de-bico até formar uma pasta lisa. (usei o processador).

3. Em uma tigela, junte a pasta de grão-de-bico com o ovo, a manteiga, a farinha e o sal. Misture tudo até obter uma pasta homogênea. (a massa fica meio pastosa mesmo...normal)

4. Em uma superfície enfarinhada faça rolinhos com a massa (cerca de 2cm) e corte nhoques de 1cm (fiz no olho mesmo). Fui cortando e colocando os nhoques em uma assadeira enfarinhada.

5. Em uma panela grande, ferva a água com um pouco de sal. Coloque os nhoques aos poucos e vá retirando conforme eles forem subindo. Retire os nhoques com uma escumadeira e passe para uma vasilha com 1/2 xícara de água e 2 colheres de sopa de azeite. Vá fazendo esse processo até cozinhar todo nhoque.

Antes de fazer os nhoques, eu preparei o molho de tomate: 1 lata de tomates pelados, 2 dentes de alho picadinhos, folhas de manjericão e tomilho, noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. Em uma figideira grande, fiz o alho no azeite, juntei os tomates (como gosto de molho com pedacinho, amasso eles na mão, mas você pode bater no liquidificador), mexi, temperei e deixei apurar um pouco. Por fim juntei as folhas de manjericão e tomilho. Reservei.

Quando os nhoques ficaram prontos, juntei-os ao molho e aqueci rapidão! (Estava quente, mas resolvi ligar o fogo de novo....só pra dar aquela finalizada...rs :D

Decorei com folhas de tomilho fresco e por fim ralei um bom parmesão!


Super recomendo!
Beijos Fe.

*tem um nhoque de mandioca - recheado com queijo - super bom: AQUI.

2 de ago. de 2011

Coxinhas de frango com laranja


Hoje o que passo não é bem uma receita...é mais uma dica.......na verdade, uma variação de tempero para você fazer naquele franguinho assado.

Temperei as coxinhas com sal e pimenta-do-reino. Ralei um pouco de casca de laranja (sem a parte branca) e espremi o suco da laranja. Coloquei um pouco de alecrim desidratado e juntei um mix de temperos marroquino.
Coloquei o papel alumínio e levei para assar. Depois tirei o alunímio para dar aquela douradinha! Pronto! Finalizei com folhinhas de tomilho fresco! :D
Mega fácil né?

1 de ago. de 2011

Panquecas americanas


A cozinha andava meio paradinha....bom...não vou dizer parada.....na verdade, não estava fazendo nada muito "blogável"......rs..
Entretanto, nesse fim de semana, a cozinha rendeu bons sabores! Na manhã de domingo, acordei bem disposta e resolvi fazer um agradinho pro Ti! Fui de panquecas!

Dessa vez, peguei a receita da Mari do Mamãe Moderna. Fiz 1/2 receita e algumas mudanças, rendeu um ótimo café da manhã!

Ingredientes:
(rendeu 10 panquequinhas)
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 pouco mais de uma xícara de leite (coloquei 1 xícara mas precisei de mais, fui no olho)

Preparo: Misture a farinha, o bicarbonato e o açúcar. Adicione o leite e mexa com uma colher.
Aqueça uma frigideira e pincele um pouco de óleo. Com uma concha (usei uma pequena) coloque a massa. Quando começar a formar bolhinhas na superfície, vire a panqueca.
Tá pronta!

Servi com mel, morangos e folhinhas de hortelã! Aproveitei e coloquei também umas flores comestíveis - além de boas, dão um visual lindo!

Além dessa receita de panquecas, tem outras AQUI e AQUI.
Boa semana para tds
Bjs Fe.