31 de jan de 2011

Aeroccino - Valeu cada centavo ;)

Para você que ADORA um Capuccino como eu!! :)
Vale à pena comprar um aeroccino !
Vejam A espuma! Detalhe: o leite é desnatado ;)

O melhor na sua casa!
Capuccino supimpa ;) = Chocolate ao leite + espuma de leite + café

Creme de Papaia com Licor de Cassis

Olá pessoas!!!
Para começar bem a semana, uma receita mega fácil - sobremesa coringuérrima!!
Para duas pessoas: 1/2 mamão papaia + 4 bolas de sorvete de creme - bata no liquidificador - coloque nos potinhos e sirva o licor de cassis por cima ( a gosto); depois é só deliciar!! :)
Tenham todos uma ótima semana
Beijos Fe. ;)

27 de jan de 2011

Fraldinha com bacon e alecrim

Vocês já perceberam que o Ti também tem seus momentos gastronômicos né! Bom, ele fez uma fraldinha s.e.n.s.a.c.i.o.n.a.l.!!!!
Basicamente ele limpou a peça, abriu e temperou com sal, pimenta-do-reino e alecrim, colocou bacon e fechou (prendeu com palitinhos de dente).
Na panela de pressão: um pouquinho de óleo de canola, e a carne. Deu uma selada na carne e depois colocou uma latinha de cerveja, 2 dentes de alho (inteiros e descascado) e mais um pouco de sal e de alcrim. Deixou uns 20 minutos e pronto!!!
Basicão de arroz e feijão para acompanhar e só......* a carne estava desmanchando!!!
Tava bãããooo!!
:)

25 de jan de 2011

Tomatinhos amarelos e Manjericão

Estávamos no mercado e o Ti olhou para os tomatinhos amarelos (a embalagem dizia - muito doce).....Resolvemos provar. Para o meu paladar, estava com gosto de tomate! Nada de "extra docinho"....bom como qualquer bom tomate! :)

As variações aqui em casa foram: salada, macarrão, pizza, puro....enfim....

Para acompanhar o tomate, o bom e velho manjericão (que eu amo!!) e parmesão!! Gente, combinação perfeita né!!

A saladinha de tomates, manjericão (piquei as folhas) e lascas de parmesão ficou perfeita! - Temperei com sal, pimenta, balsâmico e um fiozinho de azeite! Show! :)

O penne ficou fantástico também! Super simples e com muito sabor! Cozinhei o penne na água com sal e escorri. Em uma frigideira fritei um pouquinho de alho no azeite, juntei os tomatinhos (cortados ao meio) e o penne. Deixei um pouquinho e no fim coloquei manjericão.
Depois de servir, eu coloquei mais um pouquinho de manjericão e ralei um parmesão! Um suco de cajá para acompanhar!! Perfeito!! :)

Boa terça-feira!
Bjs Fe.

21 de jan de 2011

Dica para congelar- otimizando espaço no freezer

Para otimizar o espaço no seu freezer, o ideal é usar recipientes quadrados ou retangulales certo? Certo!
Bom, para não ficar "segurando" seus potinhos uma boa dica é:
Coloque um saco (desses próprios para alimentos) no pote. Depois coloque o alimento a ser congelado dentro desse saco e tampe (com a tampa do seu pote), leve para congelar. Depois de congelado, você retira a tampa e fecha o saco eliminando o máximo de ar possível. Dessa forma você congela o alimento - no meu caso feijão- de um jeito fácil de guardar no freezer e sem "prender" seus potes.

Tem certos alimentos que não dá para fazer isso, mas tudo bem- sem drama...rs
Congelar lasanha é uma boa opção tbm: faça a lasanha em algum recipiente descartável (tipo esses de alumínio para marmitas saca!?). Mas se vc não tiver, coloque papel filme na assadeira, monte a lasanha, cubra e congele. Depois de congelada, retire a lasanha e envolva em mais papel filme ou se vc tiver, um saco (sempre sacos próprios tá gente!! Nem rola um saquinho de mercado!!!).

Fazer isso pode dar um mais de "trabalho", mas vc não terá seu freezer bagunçado e com as coisas "socadas"...rs

Tenham uma ótima sexta e um ótimo fds!!
Bjs Fe

19 de jan de 2011

Extermínio das Formigas e Cheirinho de Tapete novo!

"Um lindo dia de manhã. O sol já entrava pelas frestas da persiana. Parecia um dia comum, fui acordando aos poucos, sem pressa.
Tiago levantou, bebeu um copo de água, e antes mesmo de abrir a geladeira e pegar as comidinhas para o café da manhã diz "Fê! Tem um monte de formiga entrando aqui em casa!"
Isso foi o suficiente para que eu pulasse da cama e voasse para cozinha. "Cacete!""

E é assim que começou a saga "Fernanda X Formigas"!! Isso aconteceu no segundo semestre do ano passado....acho que agosto ou setembro....não lembro direito (a memória falha tá gente...e eu não tenho nem trinta....isso me preocupa horrores.....) Enfim.....

Eu lembro das danadas entrando pela porta da frente e passando pelos meus armários da cozinha!!! No mesmo dia eu tirei tudo do armário. Fiquei surpresa.....elas não estavam atacando nenhuma comida, na verdade nem tinham muitas dentro dele, as que tinham estavam "apenas de passagem". Matei as que vi, mas os dias foram passando e sempre via um caminho de formigas diferente. Eu vi que elas estavam passando por um buraquinho da parede da pia da cozinha...... e entrando na parede!!!
Bom, a situação chegou no seguinte nível:
Comida mais de 5 minutos na pia não dava. Ataque! Ataque! Ataque! (doce, pão, arroz, carne.....qualquer coisa!!Meeesmo!!)
Meu açúcareiro fofo "foi pro saco". Tive que tirar o açúcar e colocar em um potão com tampa de rosquear.
Até então, fui levando....fazendo algumas das "crendices populares"que dizem afastar formigas!! A top foi usar cravo!!! Eu enchi a casa de cravo! Todos os cantos e no chão da entrada! Conclusão: não deu certo!! Elas passam o "obstáculo" numa boa, e nem ligavam para o cheiro.
Querem saber o que é bom para matar formiga!?! Inceticida!!
Mas calma! Elas são praga mesmo....assim que mata uma galera, destruindo seu ninho, elas vão para outro lugar fazer outro ninho!! E muuito rápido!!
As formigas já estávam passando da cozinha e indo para meu guarda-roupa, móvel da sala....um verdadeiro inferno!
Botei tudo para fora e taquei inceticida nelas!! "DIIIE FORMIGAS!!DIIIIE!!!!!" (tipo: me imaginem com aquelas roupas de guerra!!!rsrs)
Bom....esse fds foi decisivo! Vedamos todos os buraquinhos e tacamos veneno! Gente, desespero total!! Elas saiam com ovinhos/larvinhas na boca, fugindo. Morreram no caminho!!
Achei outro ponto delas! Um vasinho de mini bambu no móvel da sala!! "DIIEE!!!DIIIEE" (meu bambu foi pro saco também...)
Ontem eu matei mais algumas, poucas. Acho que as sobreviventes estávam procurando um novo lar....mas nem dei chance! Até agora tudo OK! Vamos ver até quando a tranquilidade vai reinar aqui em casa!!
Mas acho que os dias de extrermínio tiveram resultados satisfatórios. ;)


Para finalizar, eu queria compartilhar com você minha mais nova alegria! Meu tapete novo!! kkk
Gente, você não tem idéia de como ele ficou lindo na minha sala!!! É simples e o melhor: foi barato (promo da tok stok).
Eu a.d.o.r.o. o cheirinho de tapete novo que ainda está em casa! :)

O Ti chegou um dia do trabalho e me viu sentada nele mexendo em uns livros, fazendo anotações... "Você realmente gostou do seu tapete né!?!" :)
Fala sério!? Não tem coisa mais gostosa do que sentar e andar descalço no tapete!?! (eu sempre gostei de um tapetinho...kkkkk).

*No fim, ele falou isso pra mim mas está agora mesmo sentado no tapete jogando PS2...kkkkkk*

18 de jan de 2011

Repeteco de sucesso

Aqui em casa, rolou novamente o Pesto de Azeitonas Pretas e Passas ! Dessa vez, não foi para a massa, mas sim para a torradinha!! É realmente bom!!!!
Rolou também a Alichella da minha avó. - Na verdade eu fiz com sardinha ( podemos então chamar de sardichella né!?!rs) Eu usei uma lata de sardinha e um maço inteiro de salsinha, os demais ingredientes, foram nas mesmas quantidades da vovó!

17 de jan de 2011

Pastéis de Fubá com Carne-Seca acebolada

Desde que vi esses pastéizinhos na revista, eu fiquei tentada em fazer! Daí, eu tinha a carne-seca ( já cozida, desfiada, temperada e acebolada...rs) - Fiz bastante já pensando em reaproveitar para os pastéis, afinal sempre bom reaproveitar com cara nova não é mesmo!?! Enfim.....
Pequei minha resvista "Casa e Comida n.7" e fui por a mão na massa!!

Rendimento: 10 a 15 pastéis
Recheio: preparo básico: cozinhe a carne, escorra e desfie. Depois, em uma panela, doure a cebola (eu gosto de bastante cebola!), junte a carne, tempere com pimenta-do-reino , refogue por alguns minutos, coloque salsinha picada e desligue.

Massa:
250g de fubá;
500ml de água
1/4 de xícara de chá de polvilho azedo
1 colher de sopa de salsinha picadinha (não usei)
farinha de milho em flocos, moída finina para empanar
sal e pimenta à gosto

Despeje o fubá na água, misture e leve ao fogo. Cozinhe por 15 a 20 minutos, mexendo sempre. (uma breve observação: eu cozinhei por 15 minutos- arrastados - deu uma canseira no braço viu! Afffff! Sugiro um bom preparo físico, ou você pode chamar o marido, porque precisa de braço forte para mexer a massa ok!!!kkkk)
Retire do fogo, adicione o polvilho azedo, a salsinha (ñ usei), sal e pimenta, misture tudo e reserve!
Quando a massa estiver fria, pegue pequenas porções com a mão e abra a massa em círculos.
Recheie com a carne-seca, dobre a massa em formato de meia lua. Passe na farinha de milho e frite ou asse.

No meu caso, eu aproveitei para testar os dois jeitos- frito e assado. Tanto eu como o Ti preferimos assado! Fica igualzinho e sem os males da fritura...rs...;)
Para assar eu coloquei os pastéis em forno alto, deixei por 10 minutos e depois virei e deixei por mais 12 minutos.

Como rende bastante, eu congelei o restante dos pastéis - não prontos tá gente!! - quando for usar é só colocar na assadeira e assar normalmente. (Ficou igualzinho os outros).


Para acompanhar meus pastéizinhos:
azeitonas, pimenta biquinho, e ovos de codorna* temperados com sal, pimenta, azeite e orégano (O Ti a.d.o.r.a.! Comeu tudo praticamente sozinho..rs).
E lógico, não podia faltar uma cervejinha gelada! ;)

Foi praticamente uma noite de "comida de boteco" saca!!!
Ficou tudo gostoso!! E eu super recomendo os pastéizinhos viu!! Ficaram uma delícia!! - valeu a pena mexer a massa!rsrs





* Uma verdadeira terapia descascar todos os minúsculos ovinhos de codorna né!! rs ;)

Tenham tds uma ótima semana
Bjs Fe

12 de jan de 2011

Patê de Ricota com Alho


Coisa simples de fazer e boa de comer!! Eu sou "fanzoca"de alho!! Infelizmente não é sempre que rola - dependendo da ocasião não dá né gente!!rsrs

Mas quando junta uma moçada do "clube do alho" eu aproveito! ;)
Eu já fiz esse patê com azeite e já fiz com maionese - eu gosto mais com azeite. Coloquei no processador (mas pode ser na mão com um garfo) ricota, alho beeem picadinho (ou amassado, ou ralado), sal e azeite! Tudo do seu gosto! Se gosta de mais alho coloca menos ricota, se acha que o gosto ficou muito forte, coloca mais ricota ;)- vai dosando!
*O azeite você vai adicionando aos poucos.
Por fim, misturei um pouco de cebolinha picada! Você pode colocar um pouco de pimenta, cream cheese...como eu disse, vai do gosto!
O importante é que um patezinho sempre vai bem né!?! ;)

11 de jan de 2011

Farofa de Banana


Eu ia preparar uma farofinha de maracujá, mas o nariz franzido, a boca torta e o "aaahh nãããooo! Faz de banana! :)" do maridão, me fizeram mudar de idéia! rs
Bom.......como faz farofa de banana? "do mesmo jeito que faz uma farofa normal, só que você coloca banana!"....foi a resposta que tive - de 3 pessoas....
Tá bom!
A farora foi feita em 6 mãos: a vó preparou a farinha de milho, a tia cortou as bananas e eu fiquei no fogão para misturar tudo..... E ainda tivemos as opiniões sobre o tempero e sabores....kkk... adoro cozinha no fim do ano! Todo mundo junto!!! ;)
Mas chega de "conversê", vamos ao preparo:
Umedeça a farinha de milho um pouco antes do preparo (a vó foi misturando um pouquinho de água - aos pouquinhos tbm- e mexendo com a ponta dos dedos). Depois, em uma panela grande, coloque bacon pidadinho e frite-o na própria gordura. Coloque um pouco de mateiga ( umas 2 ou 3 colheres de sopa - isso depende da quantidade de farinha que vc tem) e depois junte a farinha de milho (já umedecida). Misture tudo muito bem e veja se precisa de um pouco mais de manteiga ou água.
Acerte o sal, e coloque um pouco de passas e a banana pidaca (usamos banana ouro) - a quantidade vai do gosto ok! Colocamos um restinho de farofa da vó (que sobrou do almoço do dia ;) )
Você pode usar a criatividade conforme seu gosto: cheiro verde, nozes, pimenta.....

7 de jan de 2011

Férias de Verão - Biscoitos 1 2 3





A Deborah ( Delícias Mil e Hummmm), fez um convite muito especial para blogagem coletivas de verão, e aqui estou eu!!

Para a meninada que já gosta de se aventurar na cozinha, esses biscoitos são uma ótima opção!! :)


Eu fiz para acompanhar o cafezinho, mas eles servem para qualquer ocasião!

O mais engraçado é que essa receita eu achei em dois livros!! O primeiro, um livreto antigo "Minhas Receitas Preferidas" - presente de dia das mães quando eu estava na segunda série...kkkk....-com o nome de Biscoitinhos de Areia. O outro, novíssimo "A Conversa chegou à Cozinha" da Rita Lobo, com o nome de Biscoito 1 2 3.

Eu adorei o nome "biscoito 1 2 3" pois é bem fácil de lembrar as medidas da receita, dá uma olhada:


100g de açúcar ( 1/2 xícara de chá)

200g de manteiga (sem sal) - Um tablete

300g de farinha de trigo (2 1/2 xícara de chá)


Misture tudo até formar uma massa lisa. Faça "cobrinhas" e corte, com uma faca, os pedacinhos.

Coloque esses pedacinhos em uma assadeira untada e enfarinhada. Você pode amassa-los levemente com o dedo, ou com o garfo. Pode também fazer bolinhas com a massa e amassar com o garfo....ou pode deixar a criançada usar a imaginação e fazer o formato que quiserem.

Asse em forno preaquecido, 180C, por uns 10 minutos ou até que estejam levemente dourados.


Parte dos biscoitos, eu passei numa mistura de açúcar e canela. A meninada vai adorar! :)


Outras opções de biscoitos AQUI.

A criançada pode ajudar também no preparo de bolos/cupcakes; docinhos, tortas (ajudam na decoração...e adoram brincar com uma massinha..rsrs) e outras coisas - Até separar feijão os pequenos curtem...kkk


Tem um ótimo fim de semana!!

Bjs Fe.

6 de jan de 2011

Romeu e Julieta

Vocês já viram que eu sou fã de coisas simples né!! rs
Essa idéia fofa veio lá do Rainhas. Como éramos em poucas pessoas, fiz nessas tacinhas fofas ao invés de copinhos de plástico! ;)
Bati a goiabada com um tiquinho de água no liquidificador, coloquei no fundo da tacinha e cobri com requeijão cremoso (ou pode ser catupiry, o importante que sejam de boa qualidade ok!).

OBS: Mesmo que você não tenha todas as tacinhas iguais, misture e seja feliz...rsrs....fica bem legal, várias diferentes!! ;)

5 de jan de 2011

Mousse de Maracujá

Essa mousse delícia, foi a Lele que fez para o natal!! E bem "sussa" de fazer: Coloca no "liqui" : 1 lata de leite condensado; a mesma medida de suco concentrado de maracujá (manguary) e 1 caixinha de creme de leite. Bate tudo bem batidinho; decora com maracujá (sementes e polpa) e leve para geladeira. Mais fácil que isso só dois disso né!!?!! kkk

4 de jan de 2011

Brie com Mel e Pimenta

Pelo visto esse fim de ano, foi do queijo brie né!! rs
Não tem problema, ele nunca é demais! Sempre bem vindo! :)
Minha tia sugeriu para o natal....no fim esquecemos...Maaass, a idéia de brie com mel e pimenta não saiu da cabeça......e a lombriga gritou fooorte!! Fiz um pedaço apenas para eu e o Ti aqui em Brasília.
Fui misturando uma pimenta malagueta que tinha (se tiver dedo de moça, fica mais suave). Como a malagueta é beeem forte, eu apertei a bicha com um palitinho de comida chinesa - kkkk- e fui misturando ao mel (coloquei uma quantidade de mel, de olho, em um recipiente) - fui misturando de forma que a pimenta não ficasse forte, mas que fosse possível sentir o ardido na docuda do mel. Coloquei esse "mel picantezinho" sobre o brie e levei para aquecer no microondas. Servi com torradinhas e ficou bom demais!!!! :)
Extreei meu pegador de petiscos, que ganhei da querida Silvia, para os outros belisquetes! Tudo bem gostosinho! :)

3 de jan de 2011

Meu primeiro Tender

Bom dia!!! Um feliz 2011 para todos!!
Para começar o ano, eu compartilho com vocês, um delicioso tender!( By ceia de reveillon!!rs)
Eu adoro tender, e essa foi a primeira vez que eu o fiz!!! Usei as dicas da querida Rita Lobo - Panelinha, do e-livro de natal que ela fez. Bom, vamos ao tender:

Peguei o minitender (aquela bolinha fofa) e coloquei em um saco com 1 xícara de chá de suco de laranja e 1 xicara de chá de vinho branco. Fechei bem e levei para geladeira e deixei de um dia para outro (deixe por pelo menos 12h).
Preaqueci o forno a 180oC. Coloquei o tender com o líquido em uma assadeira e juntei um pouco do líquido do pêssego em calda. Com uma faca, "risquei" o tender e coloquei os cravos nas junções. Cubri com papel alunínio e assei por 20 minutos. Retirei o papel, joguei um pouco de mel em cima do tender e assei por mais 20 minutos - a cada 5 minutos molhava o tender com o líquido.

Decorei com pêssegos em calda e ameixas (a.d.o.r.o.) :)
Servi com o clássico arroz com lentilhas e cebola e saladinha básica!! Ooooo tender bão!
Esses aqui, são meus novos companheiros, que irão melhorar a cozinha do Mamão.
"Entradas e Acepipes"que ganhei da prima-chef linda Li! "Dona Benta" do papis, "A conversa chegou à cozinha" da mamis, pegador de silicone também da mamis; saleiro e pimenteiro fofos da queridíssima Fe; e bloquinho de pera lindo da querida Jany.
Mais uma vez, meu mto obrigada!!!Tenham uma ótima semana!
Bjs Fe.