29 de out de 2010

Chocolate Quente


Um delicioso chocolate quente e um pedaço de panetone (ok ok, eu confesso....não resisti e comprei o meu!!- Mas cara! Já sentiu o cheio do negócio quando abre!? Não dá pra resistir!!rs)
Bom, para o chocolate quente, fui lá no Casa e Comida novamente:
Para 4 xícaras (mas eu fiz para 2):
2 xícaras de leite
100g de chocolate meio amargo
1 pau de canela
2 colheres de chá de mel
1 colher de chá de açúcar mascavo obs: ( usei colher de café nas medidas,
1 colher de chá de essência de baunilha para não ficar muito doce, e o rum
2 colheres de sopa de rum escuro foi claro...era o que eu tinha)
Coloque em uma panela, o leite, chocolate, canela, açúcar e mel. Assim que o chocolate derreter coloque a baunilha e por fim o rum. Retire a canela e sirva.
Um ótimo fds
Bjs Fe.

28 de out de 2010

Espaguete com limão, cogumelos e alho-poró

Me inspirei mais uma vez na Nigella! Eu garanto que essa é uma boa variação para seu espaguete!!

Não usei medidas exatas, fiz assim:

Em uma frigideira grande coloquei um pouco de azeite aromatizado com alho e alecrim, dourei 2 dentes de alhos bem picadinhos. Juntei 1/2 cebola picadinha, e depois o alho-poró (cortado fininho), depois os cogumelos cortados em fatias. Espremi um limão siciliano e coloquei o macarrão (já cozido com sal). Por fim adicionei um pouco de cebolinha, tomilho e raspas da casca de um limão siciliano.

Para servir, joguei mais um pouco de raspas de limão. Ficou perfeito!!

26 de out de 2010

Macarons



Foi minha primeira tentativa. Eu mudei um pouquinhos os ingredientes, não é tão simples quanto imaginava, a aparência não ficou como os originais....MAS o resultado foi bem satisfatório! O Ti adorou!!!!
Adaptei a receita daqui.
Para 20 Macarons
125g de Castanha-do-Brasil bem trituradas
200g de açúcar de confeiteiro
3 claras de ovos
3 colheres de sopa de chocolate em pó
30g de açúcar refinado
Misture a farinha de castanha, o chocolate e o açúcar de confeiteiro.

Aqueça as claras no microondas (deu uns 20 segundos) - cuidado para não cozinhar, elas tem que ficar morninhas. Bata as claras na batedeira até dar ponto de neve, junte aos poucos o açúcar refinado e bata até ficar firme. Com uma espátula, misture delicadamente a mistura de castanha, açúcar e chocolate. Coloque no saco de confeiteiro, faça as bolinhas (coloquei em formas untadas-papel mateiga e untada de novo), deixe descansar por uns 20 minutos. (testei de vários tamanhos...).

Asse em forno preaquecido a 170oC por 15 minutos- deixe o forno entre aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos. Depois de assados, deixe os macarons esfriarem e recheie com ganache.

Bom, das 4 formas que fiz, só aproveitei 3...rsrsrs....O sabor da Castanha-do-Brasil (castanha-do-para) com chocolate, ficou beeemmm gostoso!!

25 de out de 2010

Pitangas

Quando fui ao CEASA sábado, me deparei com lindas pitangas!!
Foram 3 bandejinhas para dentro da sacola!!!


Estavam uma delícia!!!

Focaccia (au Brie e Baguetes) do Claude

Depois de ver a reprise do Menu Confiança, o próximo passo foi sair para comprar os ingredientes...rs
O querido Claude preparou lindas focaccias no programa, mas aqui em casa, foi o Ti quem botou a mão na massa!!

Receita (Site gnt)

40g de fermento biológico (o Ti usou biológico seco, um saquinho de 10g)
430ml de água
100ml de azeite
1kg de farinha de trigo
100g de manteiga (sem sal)
20g de sal



Junte todos os ingredientes na batedeira e bata por uns 20 minutos até formar uma bola (o Ti fez na mão mesmo). Deixe a massa descansar por 30 minutos com um pano em cima. Depois de crescida, dê o formato desejado (essa parte eu ajudei..rs...fizemos duas bolas e 3 baguetes - na verdade ficaram 2 bolões e 3 baguetões...rsrs). Deixe crescer novamente em local quente, por 45 minutos (deixamos as assadeiras em cima do fogão e ligamos o forno). Passe ovo misturado com um pouco de água ou leite em cima dos pães. Asse por 20 minutos a 180oC.

Nas baguetes, colocamos: sal grosso com ervas; papoula, queijo parmesão (usei saquinho mesmo) é só colocar por cima depois que passar o ovo.

Aproveitamos o lanchão recomendado pelo Claude! Focaccia au Brie: Assim que saiu do forno, coloquei queijo brie, tomates secos e rúcula! HUUUUMMMM Ficou bem gostoso!
Uma ótima semana para todos!
Fe;)

22 de out de 2010

Pipoca Caramelizada



Como o fim-de-semana está aí....deixo minha pipoquinha caramelizada para vocês! ;)


Eu já testei váááárias pipocas doces...sério....mas acho que deve haver alguma "zica" comigo...porque as receitas que são : um tanto de óleo, um tanto de açúcar, e um tanto de água, não dão certo comigo....desisto! Eu uso o velho método de "junta esse com aquele", pronto!


A "técnica" é da minha amiga Camila, e pra mim...é ótima, sem erro..hahaha


Faz a pipoca, depois, derrete o açúcar e junta os dois (eu uso uma frigideira grande pra derreter o açúcar daí junto a pipoca e mexo bem!)


Bom, mesmo com a cozinha franca, uma pipoca doce com filme para o fds cai bem né!! rs


Bjs Fe. ;)

20 de out de 2010

Molho de goiabada (para carnes)


Olá gente bonita!!!! Comecei bem feliz, porque esse molho é s.e.n.s.a.c.i.o.n.a.l. !!!!!
Resolvi fazer para um filé mignon suíno - uma delícia!!
O arroz branco, com um pouco de cachaça e feito no caldo de legumes! ;)- só pra dar uma variada no sabor.
O molho eu peguei do Chef Dudu Camargo (adoro os pratos dele!!!), enfim...a receita era com filé grelhado, mas usei só o molho ...rs...
Você vai precisar (para 4 pessoas) apenas de: 200g de goiabada cascão (usei uma lisa que tinha) + 1 litro de vinho tinto + um ramo de alecrim.
Coloque a goiabada, cortada em cubos, em uma panela média, junto com o vinho e o alecrim. Cozinhe em fogo brando. Deixe reduzir por +/- 3 horas.
No meu caso, fiz 1/2 receita, ficou uns 35 - 40 minutos no fogo.
A carne, eu fiz a peça inteira (temperada na hora com sal e pimenta), em uma frigideira grande antiaderente, untada com um pouco de óleo de canola.
(Para conferir a receita que o Dudu fez, clique AQUI.)

19 de out de 2010

Risoto de Carne-seca com Abóbora



Um achado no mercado: linda abóboras baianas orgânicas!!

Na minha geladeira: Uma carne-seca esperando para ser feita!

Bum! = risoto de carne-seca com abóbora!

Eu nem sei se há alguma regra sobre tipos de abóboras que devem ser usadas, para combinar combinar com a carne-seca......??.... Mas sei que ficou um risoto pra lá de bom!! Eu adorei, o maridão adorou, o vinho estava ótimo, e até me empolguei para a apresentação do prato- aproveitei a abóbora para servir... (só no começo...porque, no repeteco foi direto no prato mesmo!!rsrs) Mas ficou lindinho né!?! rs


Bom, a carne-seca, eu cozinhei, desfiei refoguei com cebola e reservei. A abóbora, eu cortei e cozinhei já com um pouco de sal. A parte do "pescoço" cortei em cubinhos e misturei à carne.


Para o risoto, coloquei um pouco de manteiga e cebola, dei uma fritada e juntei o arroz de risoto. Depois, juntei o vinho (usei tinto!) e aos poucos fui adicionando caldo de legumes. Quando o arroz estava al dente, juntei a carne com abóbora. Coloquei dentro da abóbora (base cozida né...) e servi!


Bão que só!

18 de out de 2010

Torta Royalle

Embora ainda seja outubro, eu já tenho pensado em algumas coisas para o natal. Aproveitei para testar uma receita da minha madrinha Amélia - cozinheira de mão cheia! Durante muitos anos eu comi a sua Torta Royalle nas viradas de anos....nesse ano resolvi, eu fazer a receita para o natal.
Bom, o resultado final foi bom...mas eu tive alguns "acidentes de percurso"....rs...perdi um disco de torta inteiro. Acabou que adaptei e usei apenas um disco, virando uma 1/2 torta...rsrsrs....faz parte né....testei massa em forminhas menores, e ramequins- deram certo.
Torta Royalle:

8 ovos grandes
1 copo (tipo requeijão) de açúcar peneirado
150g de amêndoas trituradas (ou 75g de amêndoas +75g de castanha do pará)
250g de frutas cristalizadas passadas na farinha de trigo (coloque as frutas com um pouco farinha dentro de um saco de sacuda bem)
1 colher de café de essência de amêndoa
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Recheio/cobertura
2 latas de creme de leite sem soro
500g de chocolate meio amargo
1 cálice de vinho do porto (ou licor à sua escolha)
Bata os ovos, e aos poucos vá juntando o açúcar até formar uma massa leve e esbranquiçada. Adicione as frutas cristalizadas (já passadas na farinha) e depois as amêndoas, misture com uma espátula. Acrescente o fermento e misture bem. Coloque a massa em duas assadeiras iguais de 28cm (untada e com papel manteiga) - encha até a metade- e asse em forno preaquecido 180C por 10 minutos (esses 10 minutos veio da receita da minha madrinha...para mim...foi uns 30 minutos.....) Uma das formas ainda não tinha cozido totalmente no meio e quando virei....paaafff....meleca....estressei...xinguei...tentei recuperar...mas no fim...não deu certo....tudo bem...salvei as outras formas......passou...rs) * na hora parece que a massa não deu certo...tipo..parece um grande omelete com frutinhas...mas depois de bem assada a massa fica bem gostosa e NÃO fica com gosto de ovo.
Para a cobertura, usei o microondas. Misturei o chocolate e o creme de leite, levei ao micro até derreter (eu faço de 25 a 25 segundos porque tenho medo de queimar...rs...tiro, mexo e volto a aquecer até que esteja pronto.) Depois e pronto, juntei o vinho do porto e misturei tudo muito bem.
Montagem:
Disco de torta + recheio de chocolate + Outro disco de torta (no meu caso foi um dobrado...hahaha) e cobertura de chocolate

Usei como recheio, em uma das mini tortinhas, geléia de cupuaçu. Vai do gosto!
Na decoração eu só usei cerejas em calda, mas a criatividade pode ir longe. Minha madrinha fazia sua decoração com fios de ovos, amêndoas laminadas, cerejas....
Pode usar lascas de chocolate também!

Eu particularmente adorei! O Ti achou a massa um pouco "pesada" ......mas gosto é uma coisa muito pessoal né! rs

Uma ótima semana para todos
Bjs Fe

15 de out de 2010

Michuí de Frango

Estava com um molho de romã dando sopa aqui em casa. Daí fui buscar uma receita para utiliza-lo. ;) Acabei caindo lá no Panelinha again! Fiz uma adaptações e pá: tivemos um delicioso e bem temperado franguinho aqui em casa!

Cortei 1 peito de frango em cubos, e temperei com sal, pimenta, alho amassado, um mix de temperos argentinos que ganhei da queridíssima Tati, e um pouco de molho de romã. Deixei na geladeira, marinando por 1 hora.

Montei os espetinhos com o frango, cebola, tomatinhos, pimentão e abobrinha. Fizemos no grill! O sabor da romã não tinha ficado mto presente, então antes de ir para o grill, reguei mais um pouco de molho em cima dos espetos, já preparados. Ficou supimpa!!!
Para acompanhar: arroz branquinho e abobrinha fatiada, temperada apenas com sal e pimenta, grelhada no mesmo grill! ;)

Tenham um ótimo fds!
Fe. ;)

13 de out de 2010

Biscoitos Vienenses

O Ti me deu o livro " Receitas Caseira - BISCOITOS - Le Cordon Bleu" , para eu fizesse os "benditos" biscoitos para acompanhar um cafezinho _ que ele a.d.o.r.a.
Pois bem....já deve ter dado um ano que ele me deu esse livro e eu nunca tinha feito um biscoito dele...por isso...isso aqui é um motivo de comemoração....hahahaha

Enfim...vamos aos biscoitinhos:

120g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
2-3 gotas de essência de baunilha
1 colher de chá de raspas finas de casca de limão
50g de açúcar de confeiteiro
1 ovo (ligeiramente batido)
150g de farinha sem fermento

chocolate meio amargo


1. Unte as assadeiras (usei papel manteiga tbm), leve para geladeira. Aqueça o forno à 200C
2. Bata a manteiga, a baunilha, as raspas de limão, e o açúcar, até ficar um creme leve e fofo. Aos pouco, adicione o ovo, batendo bem a cada adição. Peneire a farinha e misture tudo.
3. Coloque a massa no saco de confeitar, com o bico de estrela (eu até usei o bico, mas fiz tamanhos pequenos e na hora de assar a massa espalhou.......rs....acontece né...mas se vc fizer biscoitos grandinhos eles ficam certinhos - testei 3 maiores...rs) Deixe espaço entre os biscoitos e leve para assar por 7-10 minutos, ou até que fiquem dourados.
4. Eu fiz metade com chocolate (que são os tradicionais biscoitos vienenses) e metade sem chocolate.
* derreti chocolate meio amargo no microondas e passei parte dos biscoitos. Deixei sobre o papel mateiga*.

O Ti adorou os biscoitinhos. Na verdade é bem bacana servir seu café com biscoitinhos feitos por você né! ;) Meu expresso foi servido no copinho ao invéz da xícara, e achei que ficou bem charmoso né!?!

8 de out de 2010

Aromatize sua água

Particularmente eu gostei mto das raspas de limão siciliano! ;)
Bjs e bom fds

7 de out de 2010

Gratinado de Banana-da-terra

Esse gratinado é ótimo! Bom....eu adoro banana...;) A receita é do livro "A Cozinha Antilhana" da Larousse. Fiz para acompanhar um franguinho grelhado, a combinação é sensacional! ;)

Para 6 pessoas:
6 bananas-da-terra, maduras mas firmes
40g de farinha de trigo
70g de mateiga
500ml de leite
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 pitada de canela
2 colheres de sopa de farinha de rosca (não usei) - como é para finalização, substitui por queijo mozarela
sal e pimenta-do-reino moída na hora

1. Corte as extremidades das bananas; cozinhe-as por 15 minutos - com a casca- em água fervente com sal e deixe escorrer depois.
2. Prepare o molho bechamel: em uma panela, derreta a manteiga em fogo brando, adicione a farinha e mexa bem. Fora do fogo, junte devagar o leite, batendo vigorosamente. Volte a panela no fogo baixo e deixe cozinhanr por 5 minutos, sem parar de mexer. Adicione sal e pimenta; acrescente a noz-moscada, a canela e mexa.
3. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte o refratário, descasque e corte em rodelas as bananas cozidas. Alterne as camadas de banana e molho (comece com as bananas e termine com o molho.
4. Polvilhe a farinha de rosca e coloque umas bolinhas de manteiga. (eu coloquei só o queijo). Asse por aproximadamente 15 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

Eu fiz só 1/2 receita e pra nós foi suficiente. O sabor da canela e noz-moscada nesse prato é maravilhoso! Eu recomendo!

Boa quinta-feira a tds
Bjs Fe;)

6 de out de 2010

Geleia de Amora da Lele


Essa é mais uma receita da irmã! ;)
Tem coisa mais gostosa do que, pão com geleia (caseiros) para um "chá da tarde"!?
Como a Lele fez:
Leve ao fogo 1 pote cheio (de sorvete) de amoras; com água (cubra as amoras), e cozinhe por 15 minutos.
Passe em uma peneira, ou no liquidificador, ou simplesmente retire os cabinhos (se você com pedaços ou lisinha...vai do gosto)
Volte para mesma panela e junte 2 xícaras de açúcar cristal. Mexa e deixe cozinhar - mexa de vez enquando- até reduzir.
Sugestão : esprema 1/2 limão ou laranja na hora do cozimento.

5 de out de 2010

Petit Gateau

Essa receita eu busquei lá no Panelinha. A autoria é do Chef Marcílio Araújo. É bem rápida de fazer:

Ingredientes (rende 12):
1 1/3 de xícara de chá de manteiga
300g de chocolate meio amargo
2/3 de xícara de chá de farinha de trigo
5 gemas
5 ovos
1 xícara de chá de açúcar

1.Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. (derreti no "micro" mesmo.)
2.Em outra tigela, misture bem os ovos, as gemas e o açúcar. Acrescente o chocolate e manteiga derretidos. Depois junte a farinha de trigo peneirada, misture e deixe descansar por 15 minutos.


3.Unte e enfarinhe as forminhas, coloque a massa e leve para assar em forno preaquecido a 180oC por 5 minutos (no meu forno foram 7 minutos)
4. Sirva imediatamente com sorvete de creme! ;)

*Eu fiz meia receita e ainda assim eram muitos bolinhos para duas pessoas....rs...
Desenformei as que estavam nas forminhas convencionais. Outros eu fiz nas forminhas de silicone. Congelei. Para servir depois, é só levar ao microondas por 13 segundos.*

4 de out de 2010

Cuscuz Marroquino com Vegetais (vegana)

Para fazer esse cuscuz, eu consultei umas três versões....daí fiz a minha!
É bem simples e gostoso!
1 xícara de chá de cuscuz marroquino
2 xícaras de chá de caldo de legumes (usei 1/2 tablete de caldo + tempero próprio para cuscuz)
1 berinjela
1 abobrinha italiana
1 cenoura (levemente cozida)
Brócolis (já cozido no vapor)
1/2 cebola grande
1/2 pimentão verde
tomates cereja
fios de açafrão
páprica picante
Corte a abobrinha, cenoura, berinjela e pimentão em cubos grandes, e os tomatinhos ao meio.
Coloque sal na berinjela e deixe em um escorredor por 15 ou 20 minutos, lave e seque no papel toalha. Em uma panela coloque um pouquinho de óleo e refogue a berinjela e abobrinha (devem ficar macias, mas firmes), junte a cenoura, brócolis, pimentão e cebola, coloque um pouco de sal e pimenta do reino, deixe uns 3 minutos. Por fim, coloque os tomates.
Prepare o cuscuz: coloque o cuscuz em um recipiente e jogue as duas xícaras de caldo fervente por cima e deixe absorver. Depois de pronto, mexa delicamente com um garfo, soltando o cuscuz com cuidado. Passe para a travessa que vai servir e coloque s vegetais por cima e salpique uns fios de açafrão.
Se desejar regue um pouco de azeite, ou no meu caso um pouco de páprica picante.
Aproveite!