31 de mai. de 2010

Filé de Frango com ameixa e castanha de caju


Essa combinação de frango com ameixa eu vi em vários lugares, programas de tv, e alguns blogs, mas resolvi fazer a minha versão do frango- do jeito que eu gosto.
A combinação é ótima e o melhor de tudo é que é bem fácil de fazer.

Cortei bacon em cubinhos e coloquei direto em uma frigideira antiaderente. Depois de fritinhos coloquei o frango (temperado com sal e pimenta) e fiz na gordura do bacon..(nem é um prato light, mas as vezes pode né!!rs). Quando o frango está quase pronto coloque as ameixas (sem caroço e hidratada no conhaque) e por fim as castanhas de caju trituradas.

Servi com arroz branco e brócolis.

;)

28 de mai. de 2010

Torta de maçã e amoras


Uns 2 anos atrás eu estava tentando achar uma receita boa de torta de maçã. Fiz várias receitas mas nenhuma me agradadou tanto. Já tinha praticamente desistido de fazer, daí, eu folheando meu “Jamie em Casa” resolvi testar a torta de maçã e amoras dele! Gente, deu super certo!!!!! A massa da torta é super leve e bem gostosa, o recheio é uma delícia e em geral não é muito doce. O maridão adorou!
Eu não tenho uma forma grande de torta então resolvi fazer tortinhas. Ficaram muito fofas!!
Fiz metade da receita do Jaime e algumas adaptações no recheio. A receita toda dá para 6 a 8 pessoas , no meu caso renderam 10 tortinhas
Massa podre à moda antiga (receita inteira do Jaime Oliver) – faz cerca de 1 kg
500gr de farinha orgânica sem fermento, mais um pouco para polvilhar ( usei farinha normal)
100gr de açúcar de confeiteiro peneirado
250gr de manteiga fria de boa qualidade cortada em cubos pequenos
Raspas de 1 limão siciliano (não usei, mas deve dar com certeza um toque super especial)
2 ovos grandes caipiras ou orgânicos batidos
Uma borrifada de leite
Farinha para polvilhar
A massa deve ser feita bem rápido, sem sovar muito (para não derreter a manteiga)
Usei o processador de alimentos para preparar a massa:
Coloque a farinha o açúcar e a manteiga no processador e bata por 20 ou 30 segundos até que a mistura fique farelenta e fina. Adicione as raspas de limão (não foi o meu caso)
Despeje os ovos e o leite. Bata por mais alguns segundos , até que a mistura fique uniforme. Retire a massa do processador e transfira para a uma superfície de trabalho limpa e enfarinhada e dê umas batidinhas até obter uma rodela achatada (ñ fique tentando sová-la). Embrulhe a massa em um filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Para fazer a massa na mão: *A dica do Jamie é manter as mãos frias deixando em água corrente fria antes de amassar*
Peneire a farinha sobre uma superfície limpa de trabalho e o açúcar de confeiteiro por cima. Com as mãos, trabalhe os cubos de mateiga na farinha e no açúcar, esfregando os polegares contras os outros dedos até obter uma mistura de migalhas finas. (acrescente as raspas de limão)
Adicione os ovos e o leite à mistura e trabalhe gentilmente até obter uma bola de massa. Enfarinhe-a levemente – ñ trabalhe muito a massa nesse ponto ou ela ficará elástica em vez de farelenta. Enfarinhe a superfície , acomode a massa e dê umas batidinhas até obter uma rodela achatada, embrulhe no filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 30 minutos.
(Outras sugestões de Jaime para temperar a massa: raspas de laranja, noz moscada, canela, cacau em pó)

Recheio
50 gr de manteiga, mais um pouco para untar (usei um pouco menos)
100gr de açúcar refinado, mais um pouco para polvilhar (usei 50 gr)
2 maçãs Bramley grandes e 4 maçãs Cox – sem o centro, descascadas e cortadas ( eu usei 2 maçãs e não descasquei…particularmente eu não ligo pra casca da maçã…nem caroço de uvas…rsrs)
1 colher de sopa de talo de gengibre picado em calda ( usei ½ colher de sopa de gengibre fresco)
150gr de amoras pretas (usei um punhado…e só tinha amoras congeladas- deixei descongelar)
1 ovo grande (não usei)
½ colher de chá de canela em pó
Coloque a manteiga e o açucar em uma panela , quando a manteiga estiver derretido adicione as maçãs e o gengibre. Cozinhe por uns 10 minutos com tampa (para essa quantidade maçãs…se usar as 6 cozinhe por 15 minutos). Acrescente as amoras e cozinhe mais uns 3 minutos sem tampa ( se for a receita toda, cozinhe 5 minutos sem tampa) . Junte a canela.
A massa é bem fácil e gostosa de trabalhar, como fiz forminhas individuais moldei a massa direto, mas se for fazer grande abra a massa e use uma forma de torta rasa de 26 cm.
Passe o recheio por uma peneira e coloque as frutas no centro e depos adicione algumas colheradas do caldo. Abra outra parte da massa e tampe a torta. Pincele a torta com ovo batido e polvilhe açúcar e canela.
Faça talhos no topo da massa com uma faca. Leve para assar em forno pré aquecido a 180C– de for uma grande 55 a 60 min ou até que fique dourada. Para forminhas pequenas como as minhas leva aproximadamente 20 a 25 minutos.

Bom apetite
;)

27 de mai. de 2010

Fondue de Carne


Mesmo que o frio não chegue aqui em Brasília, não resistimos a um fondue bem gostoso. Depois de pesquisar bastante fiz uma coletânea das informações, vamos lá:
Para um fondue de carne você pode se basear em aproximadamente 250g de carne por pessoa. Pode ser ave, cordeiro ou a tradicional carne de boi sendo filé mignon ou contrafilé bem aparado, cortado em cubos de cerca de 3cm. O filé mignon é mais indicado (esse não tem erro!)
Temperei a carne com um pouco de sal e pimenta (li que não era aconselhado temperar a carne com sal antes da fritura…mas eu não resisti e temperei mesmo assim e deu certo). Você pode usar cebola picadinha e ervas frescas para temperar a carne.
O melhor óleo para fazer o fondue de carne é o óleo de coco. ( eu até achei, mas estava R$20,00 200ml….então nem rolou...usei óleo de canola). Pode aromatizar o óleo também.
Pode servir juntamente com o fondue de carne : pepino em conserva, azeitonas, mini cenouras, tiras de pimentão e pães . Sirva pelo menos quatro molhos diferentes.
Eu não sabia quais os molhos bons para fondue de carne, então sai pela net a procura. Achei vários sites e vários tipo de molhos…numa primeira tentativa fiz alguns mas não gostei…depois achei outras receitas e ainda adaptei algumas – essa segunda tentativa fui mais feliz.

Testados e aprovados:
Molho de Azeitona : Maionese e azeitonas (pretas ou verdes) trituradas ou milimetricamente picadas.
Molho Curry com hortelã: 1 copo de iogurte natural (usei desnatado); 1 col rasa de sobremesa de curry; folhas de hortelã picadas; um pouco de tomilho; uma pitada de sal e algumas gotas de limão.
Molho Ravigotte: 3 col sopa de azeite; 2 col sopa de vinagre; 1 col sopa alcaparras (usei um pouco mais e piquei algumas); 3 col de sopa de cebola picadinha; 1 col de sopa de cebolinha; sal a gosto.
Molho de berinjela : testei 2 – opção 1 e opção 2 (os dois ficaram bons)
Além dos molhos usei mostarda dijon e mostarda à l’ancienne. Mas molho barbecue, e chutneys também combinam bem.

Melhores ajuda: fondue. com; culinária.terra; cybercook.terra
Primeira foto: abril.com.br

26 de mai. de 2010

Cupcake de chocolate com banana


Tinha umas bananas dando sopa e resolvi fazer bolinhos de chocolate com banana. Hummm...combinação perfeita!
Usei metade da receita de bolo de chocolate que faço sempre. Renderam 8 cupcakes mais 4 mini cupcakes (bem cheinhos..rs).

75 gr de manteiga
1/2 xic de chá de açúcar
2 ovos
1 xic chá de farinha
3/4 xic chá de chocolate em pó
1/2 xic chá de leite
1 col de sobremesa de fermento em pó
1 col de chá de essência de baunilha

Bata primeiro a manteiga e o açúcar, junte os ovos e bata mais. Junte o chocolate em pó vá batendo e intercalando a farinha e o leite. Por fim a baunilha e o fermento.

Coloque a massa nas forminhas com um ou mais pedaços de banana no centro e leve para assar em forno pré aquecido a 180C por aproximadamente 15 min. (os mini cupcakes levam menos tempo).

Para a cobertura fiz 1 lata de creme de leite sem soro aquecida com chocolate em pó (usei chocolate em pó e um pouco de achocolatado).

Comemos os mini logo que saíram! Bem quentinhos e a banana estava bem molinha...uma delícia!
;)

25 de mai. de 2010

Coxinha assada - massa de batata


Eu adoro coxinha, mas quase nunca como...só de pensar em todo aquele óleo pra fritar...afff..Aqui em casa fazemos praticamente tudo assado...até empanados e batata palito dessas congelas eu asso..fica ótima! A aparência não é tão chamativa mas garanto que fica com casquinha gostosa e bem mais saudável.
Enfim...o Ti sempre fala da coxinha com massa de batata da falecida avó dele...mas a receita foi pro saco...ainda não descobri quem tem...daí eu fuçando aqui e ali..vi vááários jeitos de fazer...depois de tantas opções, resolvi testar do meu jeito mesmo...misturando e tentando achar um ponto...

Cozinhei quarto batatas (não mto grandes..diria médias) e amassei. misturei as batatas, 1 col de sopa de manteiga, sal, 1 ovo e farinha até dar ponto.
A massa fica mais molinha do que a tradicional, exige um certo jeitinho pra moldar..hehe..mas dá certo e na depois de assada fica ótima.
Recheie e depois passe na farinha de rosca. Leve para assar.

Para o recheio (prepare antes e deixe esfriando enquanto faz a massa):
1 peito de frango cozido, desfiado e picado
1/2 cebola picadinha
salsinha e cebolinha picadinhas
1/2 tomate picado
um pouquinho de gengibre bem picadinho
sal e pimenta do reino moida na hora

Refogue a cebola com um pouco de óleo, junte o frango depois o tomate e o gengibre. Tempere com sal e pimenta e coloque os verdinhos.

Deu super certo! Recomendo!
;)

24 de mai. de 2010

Abacaxi na Churrasqueira



Para um fim de churrasco um abacaxi é uma boa pedida.
É só descascar, passar açúcar e canela e colocar no espeto! Assim que dar uma aquecida pode tirar!
No churras desse fim de semana fizemos tbm uns vegetais que postei aqui ;)

21 de mai. de 2010

Vol au Vent -primeira tentativa


Foi assim: No mesmo dia que eu vi as uvas com farofa de pistache ai de baixo eu vi o vol au vent, e já aproveitei também pra fazer o teste. Acho importante testar as receitas antes de fazer em algum evento pra não ter surpresas. E nesse caso foi bom!
Quando fui ao mercado só tinha uma marca de massa folhada e eu me arrependi de ter comprado (uma porcaria). Enfim....eu estava realmente disposta a fazer esse negócio, e fui ver como era. Achei um video no site do Mais Você e achei que dava conta. Fiz todo o passo a passo tentando fazer cestinhas grandes mas nããão deu certo - a massa porcaria não ficou folhada, não cresceu, fiquei nervosa e irritada por ter dado merda. Mas com o miolinho da cesta grande eu resolvi fazer mini cestinhas e até de deu certo.

Com um cortador (ou no meu caso um copo e a pecinha do liquidificador..hehe) corte 4 circulos. Corte um circulo menor em 3 dos circulos grandes. Coloque em uma assadeira untada com oleo-papel manteiga-oleo, da seguinte forma: circulo inteiro (passe clara de ovo) - circulo furado (passe clara de ovo na massa de novo) e mais dois circulos furados -passe gema de ovo. Leve para assar. Esses da foto ao lado foram a tentativa de fazer cestinhas grandes..e elas ficaram assim (sem crescer) ..mas douradinhas.
Resolvi fazer pequenas cestinhas com a massa que sobrou...e os retalhos eu juntei, abri e cortei (como eu disse, eu estava bem disposta a vencer a massa porcaria)
Os pequenos até que deram certo...mesmo esquema. (só que quando abri a massa ela ficou mais "gordinha"daí usei uma base inteira e apenas um circulo furado em cima).

Para o recheio usei a receita do Frango mesmo :1/4 cebola picada, 1/2 tomate (sem semente), 1/2 vidro de palmito, 1/2 col de sopa de farinha de trigo e menos da metade de um copo de leite.

Ainda vou comprar uma boa massa folhada para fazer o Vol au vent. Mas a experiencia foi válida, hehe.
;)

20 de mai. de 2010

Uva com farofa de pistache


Estava passeando pela cozinha do Frango com Banana, e me deparei com essas lindas uvinhas envolvidas em cream cheese e uma farofinha de pistache.
Nossa! Imagine como eu fiquei louca de vontade de provar, fui no mercado- já precisava ir mesmo- e já comprei o que precisava.

É muito fácil de fazer e a combinação de sabores é incrível! Já está na lista para petiscos de festas..hehe

Use uva thompson (sem caroço), cream cheese e pistache (descasque e pulse no liquidificador, ou no processador, até que fiquem grosseiramente picados- fiz uma leva que triturou demais e não dá um "tchan").

Com ajuda de uma colher de chá pegue o cream cheese e envolva a uva fazendo como um brigadeiro recheado, depois passe na farofa de pistache. Pronto. Deixe na geladeira até servir!
Hummmm
;)

19 de mai. de 2010

17 de mai. de 2010

Sorvete de banana (vegana)


Fácil fácil fácil....
Vi esse sorvete lá no Chucrute com Salsicha da Fer. Fiquei impressionada com a facilidade da receita! Você só precisa de banana! :)
Corte as bananas em rodelas e leve ao freezer.
Quando estiverem congeladas, é só coloca-las no processador de alimentos e ir pulsando até ficar cremoso. Pronto!

O marido incrementou com castanhas e passas. Para mim, só a banana foi suficiente. :)

15 de mai. de 2010

Bolinho de fubá com coco e goiabada


Olá pessoas queridas!! Mesmo que quase fim de dia...estou aqui com minha contribuição "sem glúten" na blogagem coletiva promovida pela Fla do Arte na Cozinha!
Fui buscar alguma coisa no "Receitas sem Glúten" e vi uma receita de bolo de fubá, no fim resolvi fazer uma versão diferente..mais incrementada!rs

Hiper fácil:
3 ovos
100gr de margarina
2 xic de chá de açúcar
2 xic de chá de fubá
1 xic de chá de leite
1 col de sopa de fermento em pó
100 gr de coco ralado
goiabada cortada em cubos

Bata a margarina e o açúcar depois junte os ovos e bata bem. Junte o fubá e o leite -intercalando. Acrescente o coco ralado e depois o fermento -misture bem.
Coloque a massa em forminhas de cupcake um cubo de goiabada no meio. Leve para assar em formo preaquecido a 180oC por aproximadamente 20 min (eu deixei um pouquinho mais -olhando- até formar essa casquinha mais assadinha..adoro!).
Renderam 18 bolinhos

obs: a segunda fornada coloquei 2 forminhas de papel pois a goiabada "encrenca" no fundo e 2 foram destruídos....rs

Ficaram uma delícia!!! ;)

14 de mai. de 2010

Mini Cactus para meu mini lar


Para minha charmosa kit, eu coloquei esses lindos mini cactus. Eu adoro! tive no meu antigo apto na época de faculdade, na antiga sala de atendimento, e agora já arrumei esses novos para meu lar.
Esses "potinhos" são, na verdade, para beber chá - o marido trouxe do Japão - mas eu achei tão fofo que deixei de decoração (já que tenho tantas outras xícaras e canecas -adoro!).
;)

13 de mai. de 2010

Servindo no abacaxi


(eu tinha esquecido de colocar no outro post dessa semana.lá do casa e comida..mas ja ta aqui...Ótima idéia!)
Outras idéias aqui e aqui
;)

12 de mai. de 2010

Peras com Brie


A primeira vez que comi peras com Brie foi na casa da Luise (aquela minha grande amiga dos ovinhos de páscoa decorados). Foi paixão a primeira mordida..hehe.
No primeiro natal que eu e o Ti passamos na mãe dele, fiz essas peras para servir junto com a entrada, e foi grande sucesso.

Para pessoas mais gulosas como eu é só fazer como na foto acima, meia pera (sem o miolinho) e uma fatia generosa de brie, prefeito para comer com a mão..rsrs
Mas se você quiser servir mais adequadamente pode fazer como aperitivo em palitinhos.
A combinação de sabor é o maximo!
;)

11 de mai. de 2010

Drinks drinks e drinks


Para aqueles que adoram umas biritas de vez em quando, um site bacanérrimo com vááárias receitas: caipirinhas, frozens, clássicos, tropicais, sem álcool, quentes..enfim. O site chama Drinks e Bar vale a pena conferir!

Lá vocês ainda vão encontrar dicas para dosagem e também, para nós mulheres preocupadas com as gordurinhas, calorias de alguns drinks (mais calóricos e menos calóricos)

Caipirinha de kiwi com sorteve
Cosmopolitan

Mais idéias








Essas são mais algumas idéias lá do "Casa e Comida". Um jeito diferente de usar copos e taças dá um charme na hora de servir. Cupcakes e de tecido e bloquinhos de papel em forma de sorvete também são um charme né!
A idéia das garrafas com flores dá um clima especial e se colocar umas velas então!
;)

10 de mai. de 2010

Super cupcake de cenoura


Entrei no site da Barra Doce para pegar a receita de brioche deles. Entretanto foi um fiasco.... não deu muito certo. Começando pela primeira parte da receita, que devia ficar uma mistura homogenea e a minha não estava nada homogenea...rs...Enfim, ficou super duro e joguei fora...(não gosto de jogar comida fora, mas ficaram incomíveis..hehe) Vou testar de novo, e depois coloco aqui ok!
Ainda no site da barra doce, fui em busca de outra receita e me deparei com esse deliciosos cupcakes de cenoura. Quando vi eu lembrei que um dos blogs amigos postou e fui procurar..."ahaaa achei!" Foi o Blog da Dani "Manjericota". A cobertura de chocolate dela me agradou mais que a cream cheese do site da Barra.

Adaptei meia receita para renderem 6 cupcakes:
1/2 xic de açúcar
1/3 xic de óleo
1 col de sopa de suco de laranja
1 col chá de essência de baunilha
1 ovo grande
1 col chá de fermento em pó
1/2 col de café de canela em pó
uma pitada de sal
um pouco menos de uma xic de chá de farinha de trigo
um pouco menos de uma xic de chá de cenoura ralada (usei uma cenoura grande)
Amêndoas (eu tinha um pouco então usei esse pouco - deu menos que 1/2 xic.
um pouco de coco ralado (tinha um restinho do pacote de coco e usei)

Fiz tudo no multiprocessador: Misture o açúcar, óleo, o suco de laranja, essência de baunilha e os ovos. Acrescente o fermento,canela e sal e misture bem. Aos poucos adicione a farinha e por fim a cenoura, as amêndoas e o coco. Coloque a massa nas forminhas de cupcake asse em forno pré- aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 min.

Para a cobertuta fiz um brigadeiro (com creme de leite). Coloquei o brigadeiro em uma binsaga e espremi generosamente dentro do bolinho e cobri tbm...hummm..ficou bom!
Na verdade ficou muito bom mesmo!
;)

9 de mai. de 2010

Feliz dia das mães!


Um lindo dia das das mães para todas a mamães!
Grande beijo
Um especial para minha mãe!!

8 de mai. de 2010

Canudinhos folhados com caviar de berinjela

Olá pessoas queridas! A Fla ganhou semana passada na brincadeira de "alquimia de indredientes" do Blog Eu Mulher, e para minha felicidade ela escolheu para essa semana *berinjela e tomate* como ingredientes da brincadeira!!! Vocês já sabem da minha paixão por berinjela então não difícil!! Aqui no Mamão tem algumas receitas, mas para participar, tinha que ser uma inédita, então pensei em algumas.Eu tinha outra receita em mente, mas daí aconteceu o seguinte: eu e Ti fomos no aniversário de um amigo nosso, e a namorada dele, além de cozinhar muito bem, tem uma biblioteca gastronomica na casa dela! Conversa vai conversa vem, ela me mostrou as revistas "casa e comida". A revista é ótima, e no primeiro exemplar tinha esses canudinhos!! Pensei "é esse mesmo que vou fazer"!!rs Memorizei a receita e mandei bala em casa! A receita original não ia tomate, mas como tinha que ser os dois, adaptei, vamos lá então: 1 berinjela 1/4 de tomate sem semente 1 cebola pequena picada 1 dente de alho picado azeite salsinha cebolinha pimenta dedo de moça (usei biquinho 4 e um fiozinho de azeite da minha conserva de pimentas malaguetinha e bode) sal manjericão para decorar Corte a berinjela em cubos, jogue sal e deixe um tempo (deixe em uma peneira, para o líquido já ir escorrendo). Lave para tirar o excesso de sal e escorra bem. Numa panela refogue no azeite a cebola e alho picados, junte a pimenta biquinho e depois junte a berinjela e o tomate picado, tampe a panela (mexendo de vez em quando). Deixe até a berinjela ficar murchinha. Acrescente o fio de azeite de pimenta (bem pouco viu!)mexa mais um pouco, junte salsinha e cebolinha e acerte o sal. Passe a mistura no processador e está pronta! Recheie os canudinho comprados prontos e decore com um pedacinho de tomate e uma folhinha de manjericão. _A receita original não vai tomate. _Esse caviar fica bom morno ou gelado, vai do gosto. _Os canudinos podem ser rechados com creme de palmito que fica muito bom também. _Outras receitas para os amantes de berinjela: pacotinhos de berinjela; ratatouille; canelone de berijela; lasanha de berinjela; pate de berinjela.

7 de mai. de 2010

Uvas com gorgonzola


Vi essa ideia no Rainhas. A Fabi postou dias atrás sua noite de finger food, e um dos petiscos foi uvas com queijo gorgonzola.
Comprei o queijo e as uvas e fiz para provar. Na verdade foi uma noite de teste de novos "pratinhos" antes do jantar.
A combinação é ótima e contrasta bem! Adorei!
;)

6 de mai. de 2010

Caipirinha de frutas vermelhas


Comprei dias atrás um kilo de framboesas e um kilo de amoras congeladas. Então vocês imaginem todas as receitas que tenho sondado para fazer com essas delícias!!rs
Frescas são melhores, mas essas frutinhas congeladas quebram um galhão né!!?!
Enfim...a revista "Cozinha faça fácil" de abril veio com uma seleção de coquetéis vermelhos, e essa caipirinha veio a calhar.
Apesar de ter as medidas, fui no olho - e não usei morangos pois não tinha- ...mesmo assim ficou uma delícia e vale a pena fazer para o fim de semana viu!!

As medidas da revista são:
6 cubos de gelo
5 framboesas inteiras
2 morangos inteiros
4 amoras inteiras
25 ml de vodca
2 col de chá de açúcar
Em uma coqueteleira coloque as frutas e o açúcar, amasse bem com o socador. Acrescente a vodca e o gelo e mexa. Coloque no copo de caipirinha e sirva.

Muuuuito bom!!
;)

5 de mai. de 2010

Suflê de goiabada


Eu adoro goiabada! Goiabada com queijo é a combinação perfeita para mim! Quando vi esse suflê no "Que Marravilha" (mesmo dia do salmão), babei!
Eu mudei um pouco a receita. Ficou uma delícia!
Bati 100gr de goiabada (usei lisa) com um pouco de água. Bati 2 claras em neve com uma pitada de sal (os ovos eram pequenos). Fui adicionando a goiabada mole e batendo ao mesmo tempo. Coloquei a massa nos ramequins untados com um pouco de óleo (coloquei catupiri no meio do suflê). Assei em forno 180C por uns 15 minutinhos.
Na receita original, o Claude usa um caramelo na massa do suflê, do jeito que fiz já fica bem doce, acho goiabada mto doce por isso não adicionei açúcar. A combinação do catupiri (ou requeijão) fica uma "marravilha"!rs
;)

4 de mai. de 2010

Frango com polenta


Sabe aquele frango de televisão de cachorro!? Pois é adoro!
Estamos esperando a lavangem do carro e um cheiro delicioso nos perseguia..era um cheio fantástico combinado com uma voz em minha mente "me leve e me coma"!hehe
pensamento de gordinho eu sei....mas eu não ligo!!hauhauaha

Bom essa refeição não foi nada demais (já que o frango foi comprado pronto..rsrs). Além disso a praticidade foi além, pq a polenta foi polenta pronta também, só seguir a orientação do fabricante (fiz com manteiga ao invez de óleo).

O duro foi o seguinte: o cheiro estava ótimo, mas achei que faltou um pouco mais de tempero no frango daí tive que dar uma incrementada. Fiz um molhinho com vinho tinto para jogar por cima. Bem simples (sem medida): vinho, azeite, sal, pimenta, salsinha e cebolinha.
;)

3 de mai. de 2010

Filé de peixe com chuchu ao vinagrete



O novo programa do chef Claude Troisgros "que marravilha" é ótimo! As receitas são deliciosas além de ser super divertido ver o pessoal "ralando" na cozinha..hehehe

É muito legal também algumas dicas que ele dá! Na outra semana ele fez um chips de salmão com chuchu ao vinagrete...bom eu não tinha um salmão, e não tinha folha de arroz, mas adaptei outro peixinho bem comum aqui em casa só pra ver como ia ser a combinação com o chuchu ao vinagrete, que eu também adaptei.
O peixe mais uma vez foi tilápia

Temperei a tilápia com sal e pimenta e fiz na manteiga (hiper bom...super saboroso!)
Para o chuchu: Corte o chuchu em fatias finas e longas. Ferva em água salgada por 2 minutos, depois coloque-os em água com gelo para interromper o cozimento. Escorri na peneira e reserve.
Prepare o vinagrete: suco de 1 limão; azeite extravirgem; 1 colher (sopa) de mel; 4 pimentas biquinho picadas; cebolinha; salsinha; pimenta do reino branca; sal a gosto
A receita original está aqui.

Para servir, coloque as fatia de chuchu no prato, regue o vinagrete e coloque o peixe no centro.

"huumm que marravilha!"
;)