30 de abr de 2010

Risoto (improvisado) de abobrinha e tomilho



Sabe aqueles dias em que você abre a geladeira e fala "putz, que eu vou fazer!?".
Bom eu tinha "suprema de frango recheado com presunto e queijo" no meu freezer (sabe como é, emergências..hehe), e tinha abobrinha que já estava ralando pra refogar (e refoguei)....daí, subtamente pensei: vou fazer um risoto com essa abobrinha.
O Ti "hein?? Arroz com abobrinha?..que delícia hein!?" (com um desdém enorme...)

Bom, para resumir a história, o risoto ficou tão gostoso e leve que ele "nossa, mas ficou esse risoto! e repetiu o prato!

No susto e "improviso super improvisado" eu fiz assim:

Refoguei a cebola bem picadinha na manteiga, juntei arroz de risoto até impregnar um pouco na panela, adicionei cachaça, mexi e coloquei a abobrinha (recém refogada). Aos poucos fui adicionando caldo de legumes e mexendo sempre. Quase pronto o arroz coloquei um pouco de tomilho (tinha congelado) e por fim parmesão ralado.
Bom...deu super certo!

...o "suprema" nem foi pra foto,porque ninguém merece né..hehe..

Obs: refogar a abobrinha junto com o arroz deve ser o mais certo..não sei. (assim deu certo.)

Bom fds a todos!
;)

29 de abr de 2010

Frango com bacon e conhaque


Para dar uma carinha diferente naquele franguinho do almoço, me inspirei mais uma vez em Nigella. O mais legal do prato é que é super prático e o sabor incrível!
A receita original é com vinho, mas dessa vez fiz com conhaque e já fiz com cachaça também (fica ótimo).

Para fazer é simples: corte o bacon em pedaços e coloque em uma frigideira antiaderente frite o bacon e reserve. Na gordura do bacon faça o filé de frango (temperado com sal e pimenta). Quando estiverem prontos, junte o bacon e regue o conhaque, ferva um pouco e pronto!
;)

26 de abr de 2010

Panquequinhas verdes de palmito e bacon


No Nigella Express tem uma receita de panquecas de batatas (pequeninhas), e panqueca verde convencional. Bom, eu fiz a receita de uma com a apresentação da outra. Ficaram bem lindinhas e bem gostosas também!

O marido, amante de mostarda, colocou mostarda dijon em algumas, mas particularmente achei que "roubou" um pouco do sabor do tempero do palmito e principalmente da massa (prefiro sem a mostarda..)

A massa é simples:
75g de molho pesto
1 ovo
75g de farinha de trigo
150 ml de leite

Bati tudo com o mixer e coloquei um pouquinho de massa em uma frigideira antiaderente.

Para o recheio: cortei palmito em pequenos pedaços, numa panela refoguei um pouco de cebola e juntei o palmito. Temperei com sal, pimenta e um tiquinho de noz-moscada, coloquei um pouco de cebolinha e pronto. (é bom colocar um pouco de tomate picadinho..eu não tinha)Reservei. Cortei um pouco de bacon bem pequeno e coloquei direto na frigideira antiaderente até que ficasse bem fritinho.

Uma colher de sobremesa de palmito para cada panqueca e um pouco de bacon por cima.
;)

23 de abr de 2010

Pacotinhos de berinjela


Mais uma vez minhas queridas berinjelas em nova versão. Podem ser servido de entrada ou no meu caso ser o prato principal.
Dessa vez eu fiz pequenos pacotinhos recheados com ricota e espinafre.
Eu achei que o Ti ia querer uma carne bem suculenta pra comer junto, mas não, ele me acompanhou na saladinha e nos pacotinhos (ele adora berinjela tanto quanto eu).

1-Comece pelo recheio: refogue o espinafre com cebola e azeite (usei aromatizado), tempere com um pouco de sal. Deixe esfriar e passe no processador com a ricota.
Acerte o sal e rale pimenta se preferir. Reserve.

2-Corte as berinjelas em fatias bem finas (eu passei no fatiador). coloque sal nas fatias e deixe descansando até sair o liquido escuro. Lave as berinjelas e seque no papel toalha. Coloque as fatias diretamente na frideira antiaderente e grelhe dos dois lados.

3- Para o molho: cebola e um tiquinho de alho bem picadinhos, um pouquinho de óleo e doure na panela. Junte uma lata de tomates pelados (amasse os tomates com as mãos). Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Por fim umas folhinhas de manjericão.

4- Montagem: Pegue duas fatias de berinjela e coloque em cruz. coloque o recheio e feche formando um pacotinho. Coloque na assadeira regue o molho. Leve ao forno pré aquecido por 5 min (só para aquecer).

Esses pacotinhos podem ser feitos tbm com abobrinhas e o recheio pode variar.

;)

22 de abr de 2010

Sopa de Capeletti



Aqui em casa é assim "o que o Ti não me pede chorando que eu não faço sorrindo!?"....(as vezes é o contrário..hauhauha)..enfim.
Ele estava com vontade de comer sopa de capeletti e eu comprei capeletti pra fazer pra ele. Como foi meio improviso não coloquei um franguinho desfiado que eu queria e fica muito bom.
Vamos lá então:
1 cebola pequena bem picadinha
1 cenoura pequena (ou 1/2 cenoura grande) ralada finamente (ralei e piquei pra ficarem bem pequenininhas)
Azeite aromatizado com alho e alecrim
Um pacote de capeletti de frango fresco
Salsinha
Sal
Pimenta-do-reino
Parmesão ralado
Caldo de frango (usei um tablete um pouco de caldo caseiro que eu tinha)
Em uma panela grande, refogue a cebola no azeite, junte a cenoura. Acrescente água e o caldo de frango. Assim que começar a ferver junte os capelettis, acerte o sal e rale um pouco de pimenta. Assim que a massa ficar pronta, coloque a salsinha e sirva com parmesão (de preferência um de boa qualidade ralado na hora).
;)

Tem outra sopa de capeletti AQUI.

20 de abr de 2010

Pizza caseira



Pizza em forno a lenha é bem diferente do convencional forno a gás. O sabor fica muito mais gostoso. Mais gostoso ainda é fazer entre amigos sem ocasião especial apenas a alegria de encontrar e jogar conversa fora.

A massa é simples, acho que já passei. Mas como o Ti tem se aprimorado cada vez mais resolvi estimular os olhos e paladar de vcs amigos para testarem esse prazer.
Eu sei que ligar para uma pizzaria é bem mais fácil, mas ir preparando seu jantar com todos juntos, tomando um vinho é bem bacana viu!

Nossa massa a gente faz na Máquina de pão, mas dá pra fazer a mão tbm:

1 copo de água
1/4 col de chá de sal
3 col sopa de azeite
2 e 1/2 col de chá de fermento biologico seco
4 copos de farinha
Na maquina é só jogar os ingredientes na sequencia e colocar no ciclo massa.
Na mão: Em cima de uma pedra, faça um buraco na farinha e coloque os demais ingredientes no centro e aos poucos vá misturando. Trabalhe bem a massa e deixe descansar por 1h (ou até dobrar de tamanho).

O recheio: o que você preferir!
Sugestão: pizza de abobrinha é uma delícia viu! dessa vez a gente não fez, mas vale a pena: queijo em baixo e abobrinha ralada temperada com sal e um pouco de alho alho amassado (bem pouco).

Bom apetite!
;)

19 de abr de 2010

Muffins de Pera e Gengibre



Mais uma vez rolou uma receita Nigella aqui em casa!
E mais uma vez fez sucesso! Esse muffin é bem gostoso e sabor do gengibre fica leve!

É bem fácil:
250g de farinha de trigo
2 col chá de fermento
150 g de açúcar
75g de açúcar mascavo
1 col chá de gengibre ralado
140 ml de creme de leite azedo*
125 ml de óleo vegetal
1 col sp de mel
2 ovos
300g de pera descascada e picada em pedacinhos (usei 3 peras portuguesas pequenas)

Junte numa vasilha farinha e açúcar (peneirados), fermento e o gengibre
Em outra vasilha misture bem o creme de leite azedo, óleo, mel e ovos. Bati td na batedeira e fui aos poucos juntando a mistura seca. (fica uma massa bem peguenta).
Misture as peras e coloque a massa nas forminhas de muffins e leve em forno pré-aquecido a 200 graus e asse por 20 min.
Rende 12 muffins

* para creme azedo: 250 ml de creme de leite fresco com 1 col de sopa de limão. misture numa tigela de vidro e em temperatura ambiente até engrossar (10 a 30min) cubra a tigela e deixe na geladeira até usar.

14 de abr de 2010

Fonduta (ou Fondue) de Alho-poró



Peguei essa receita com minha prima Ligia. É ótimo para colocar em carnes, no meu caso usei filé mignon.

É bem fácil de fazer e fica muito gostoso!
Corte a parte branca do alho-poró, bem fininho, refogue com manteiga.
Coloque creme de leite (a Li sugere fresco, mas como eu não tinha então usei o de lata mesmo). Fique mexendo até desgrudar do fundo da panela. Tempere com sal e noz moscada.

;)

13 de abr de 2010

Na parede de casa



Completou um ano que estamos morando nessa kit, e minha parede ainda estava num branco total!

Várias idéias passaram pela nossas cabeças, mas quando o Ti gostava de alguma coisa "eu veto"..e algumas das minhas sugestões tbm não foram bem recebidas (ele "veto") - td bem que eu tava num estilo "pós morderno" demais..hehe

Não foi fácil achar algo que nós dois gostássemos....e quem diria que seria algo tão simples.

Pegamos algumas fotos de paisagens de alguns logares que visitamos e revelamos preto e branco 20X25. O bom é que sempre haverá renovação.

;)

12 de abr de 2010

Mini cupcakes de chocolate - Receita da Tati



Eu estava doida para comer um mini bolinho, mas quando se trata de mini cupcakes, minha receita rende muito. Além do mais gosto de testar novas receitas.
Essa aqui eu peguei emprestada lá do Panelaterapia. Quando a Tati colocou que rendeu 6 cupcakes, pensei "fechou!". E olha que mesmo assim renderam 26 minicupcakes!

A receita é a seguinte:
1 e 1/2 xíc de farinha de trigo;
2 ovos;
1 col de sopa bem cheia de manteiga em temperatura ambiente;
1/2 xíc de leite;
1 xíc de açúcar;
3 col de sopa de chocolate em pó;
1 col de sobremesa de fermento em pó.
adicionei a receita 1 col chá de essência de baunilha

Como a receita é pouca bati com o fouet mesmo. Misturei primeiro a manteiga com o açúcar, juntei os ovos. Coloquei a essencia, o chocolate e bati mais um pouco. Deposi intercalando misturei o leite e a farinha, e por último o fermento.

Preencha as forminhas e leve aos forno pré aquecido a 180C, por +- 10 min.
Eu fiz a cobertura de brigadeiro mesmo, e como tinha umas poucas amendoas usei 1/2 para decorar.
Fiz um buraquinho para colocar o recheio, tampei e cobri com mais brigadeiro..humm



Uma idéia legal, é presentear alguém com esses docinhos divinos. Principalmente para quem não é fanático por doces e gosta apenas de degustar.
O tamanho é na medida ideal!

8 de abr de 2010

Beleza na mesa



Volta e meia eu dou uma olhada no link "Casa e Comida" da Revista Casa e Jardim. É bem bacana, tem idéias novas e práticas.
Essas colherinhas ficaram lindas!!
"porções individuais de chás a granel enrolados numa gaze. Uma colher de chá é o suficiente para o preparo de uma xícara. Facilita o feitio da bebida e faz toda a diferença." Amei!


Me encantei também com essas pequeninas colheres de pau, com mini quindins ou outros mini doces...achei uma fofura!!


Esse abaixo, é outra idéia de decoração para talheres. Fica prático e bonito!


Fora esses, tem os outros links, como sobremesas, festas, aperitivos..que tbm tem coisas bem legais!

;)

Vegetais na Brasa -By Carol e Pate de Berinjela (vegana)



A Carol é uma amiga nossa que manda muito bem na cozinha! Ela adora testar receita e fazer coisas diferentes. Nesse churrasco que fizemos, ela levou alguns vegetais para testar na brasa, e o resultado foi ótimo!
Ficou tão gostoso que outra amiga (tbm Carol) repetiu no churrasco em sua casa.
É um acompanhamente bem leve e sucesso garantido!



Os vegetais usados foram: cenoura, abobrinha e brócolis. Corte os vegetais da maneira que preferir e tempere todos juntos com sal azeite, pimenta e ervas de Provence (se você não tiver, faça um mix com manjerona, tomilho e alecrim. Ou use outro tempero que goste).
Faça os pacotinhos com papel alumínio e coloque um pouco dos vegetais dentro (a Caro, fez uns 5). Leve para a churrasqueira.
O tempo varia de acordo com o gosto, eu por exemplo gosto deles mais durinhos, não molengas demais. Abra seu pacotinho e sirva!

obs: fica bom também com vagem e um dentinho de alho (não dá pra sentir o alho e ele fica bem cozido e saboroso)-(o dente foi um por pacote)


O patê é bem simples de fazer.
Usei 4 berinjelas, e para equilibrar o sabor eu tostei 2 berinjelas na foga do fogão e duas fiz assadas. Retirei a casca e piquei com a faca (jogue fora o líquido escuro que soltar) , uma parte dessa berinjela bati no mix com um pouco de azeite e um dente de alho. Juntei as duas misturas, acrescentei mais um pouco de azeite, cebolinha picadinha, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Sirva com pão sírio, ou junto com a salada.

;)

7 de abr de 2010

Carré Suino



Carré Suino, nada mais é que um nome chique pra "bisteca suina".
Eu já comentei sobre a Berna, pois é esse veio de lá "Carré Suino Defumado e Cozido".

Essa bistequinha foi mais um teste do que receita. Eu adoro fazer isso: testar sabores e ver o que combina e nao...(ja que nao tenho nehuma formaçao, vou "fuçando" em livros, na net, perguntando pra quem entende..hehe..e assim vai.

Eu e o Ti estavamos a fim de experimentar o sabor da carne suina com algumas geléias que ganhamos. (Particularmente acho que carnde de porco combina mto bem com "doce", tem gente que não gosta, vai de cada um).

As canditadas foram (da esquerda para direita):
* geléia de pimentão
* geléia de gengibre
* geléia de canela
* e uma dijon classica que nunca falata aqui casa...vai com quase tudo..rsrs

O resultado foi ótimo, gostei mto da combinação com geléia de pimentão e com a da canela. Recomendo.

;)

6 de abr de 2010

Bolo de Chocolate com Pera (em novo formato)



Desde de que comprei meus ramequins, faço uns testes pra ver o que fica legal. Sei lá acho dá um ar bem bacana na hora de servir..rs ..acho um charme..rsrs
eu ja postei esse bolo aqui. Dessa vez, algumas peras passaram um pouco do ponto e ficaram mais molinhas (mudei o tipo da pera e já viu..), mas ficou bom do mesmo jeito.

5 de abr de 2010

O Melhor Bolo de Banana


Faz muito tempo..mas muito mesmo que eu procuro uma boa receita de bolo de banana. Daí uma amiga do trabalho me levou a receita que ela tinha dessas revistinhas Ana Maria, e eu resolvi testar.
Confesso que nem estava com muita espectativa, mas o resultado me surpreendeu!

É mto fácil de fazer:
4 bananas maduras
4 ovos
2 xic chá de açúcar mascavo
1 xic chá óleo
3 xic chá de aveia em flocos finos ( eu uso 2 flocos finos e uma flocos normais, ou entao faço as 3 flocos normais e pulso no multiprocessador pra ficar "intermediário")
1/2 xic chá castanha de caju picada (eu sempre uso castanha do pará)
1/2 xic chá uva passa
1 col sp de fermento em pó

Bata no liquidificador, as bananas, ovos, açúcar e óleo. Coloque a mistura em um recipiente e msiture a aveia, castanha, uvas passa e o fermento. Ponha em forma untada e enfarinhada, e leve ao forno 180C por +- 40 min.

Açúcar e canela para polvilhar (eu não coloco)

obs: ainda estou para fazer uma torta de banana. A melhor que já comi é do restaurante Natureto aqui de Brasília. Quem é daqui vale a pena ir lá pra conferir.

;)

4 de abr de 2010

Doce de Cupuaçu com Brigadeiro e Feliz Páscoa




Um doce maravilhoso que sempre sempre sempre melhora o humor de qualquer um!rsrs
Esse doce de cupuaçu eu comi a primeira vez na casa da Luise - a mesma amiga que me inspirou a fazer os ovinhos de páscoa (ai em baixo) - Ela fez o creme de cupuaçu com gotas de chocolate...huuummm...delícia! Desde então faço sempre que a vontade bate!hehe
Junto com o creme eu faço brigadeiro ...sabe...só pra "piorar" a situação..hehehe

É muito simples! E para aqueles que como eu a.d.o.r.a. o azedinho do cupuaçu...ta feito!

Bata no liquidificador: 250gr de polpa de cupuaçu, uma lata de creme de leite e uma lata de leite condensado. Pronto! faça um brigadeiro classico com creme de leite ou corte pedaços de chocolate e misture ao doce! Leve para geladeira.

obs: fazer com polpa de graviola fica bom tbm.


Feliz Pascoa

;)

1 de abr de 2010

Prático - Hummus



Estava me preparando para fazer um strogonoff de frango, só que os comilões aqui em casa tem que dar uma forradinha no estomago pois a fome sempre é grande...

Bom, daí eu tive um "momento Nigella"...rsrs...não que Hummus de latinha seja a prática dela...mas ela sempre faz tudo parecer tããão prático quando abre várias latas, junta tudo e fica uma delicia...rs...

Devo dizer que quebrou um galhão: hummus (reguei um azeite) e pão sírio.
(nao combinava com o prato do dia..mas deu uma forradinha nos famintos aqui de casa! hehe)

;