20 de dez de 2009

Petisco de Rainha



Muitos de vcs já conheceme e devem adorar o Rainhas do Lar. As queridas Faby e Katita se superam a cada dia compartilhando suas delícias, sempre com muito sabor, carinho e simplicidade... as comadres que diga hein!!rs

Esse aqui veio inspirado de lá! petisco de mussarela, tomatinho e manjericão. Temperei os tomatinhos (cortados ao meio) com sal, azeite e um tiquinho de balsâmico, depois vem a dificuldade de montar os espetinhos...rs

Na versão original da Faby ela usa cream cheese, mas sugere tbm gorgonzola, roqueford....nas verdade o que vale é o que vc tem em casa e combinar os ingredientes.

18 de dez de 2009

Natal 2



Outra opção para lembrancinhas de natal, são bolinhos de chocolate.
Para a árvore , usei pasta americana e um palito de dente para sustentar e prender no bolinho. Polvilhei açúcar impalpável e pronto!
A próxima fornada vai ser com recheio de brigadeiro!
;)

17 de dez de 2009

Lembrancinhas de Natal 1



Meu gosto pela cozinha veio desde pequena. Quando eu tinha uns 8 anos de idade, o presente de dia das mães na escola foi um livrinho de receitas "Minhas receitas preferidas". Minha mãe eu não lembro..mas eu já fiz algumas receitinhas logo que a presenteei...rs
Isso é para vcs verem o quão fácil é essa receita! Dá para fazer as crianças colocarem a mão na massa literalmente para fazer esses biscoitinhos!



O nome deles são "Biscoitinhos do céu". Não há nada de espetacular na receita..mas eles são como pipoca, basta comer um que vc não consegue parar..rs. É uma boa opção para dar de lembrança para amigos, fazer para servir com o café do almoço de natal..ou qqer ocasião.

A receita rende aproximadamente uns 100 biscoitos (dependendo do tamanho).
240g de açúcar
240g de manteiga ou margarina
2 ovos
raspas de 1 limão
500g de farinha de trigo peneirada.

Junto todos os ingredientes e amassar em pedra enfarinhada. Abra a massa e corte em rodelas ou do formato desejado. ( eu abro a massa bem fina, fica mais gostoso).
Coloque em assadeira untada e asse em forno quente.

16 de dez de 2009

Sopa de abóbora, pera e gengibre



Sopa de abóbora é uma das minhas preferidas. Achei essa aqui no blog da Fer do Chucrute com Salsicha, que por sinal tem receitas ótimas e diferentes!

Essa em especial eu adorei a combinação da abóbora com o gengibre...simplesmente fantástico!

Vamos lá:

1 quilo de abóbora (eu usei abóbora japonesa que eu tinha)
3 peras
1 pedaço de 5cm de gengibre fresco cortado em fatias finas
Azeite ou óleo
Sal
1 cebola cortada em fatias finas
1/2 xícara de creme fraîche ou sour cream -( a Fer não usou, eu tbm não)

Leve as abóboras cortadas, as peras cortadas ao meio (descascadas e sem sementes) ao forno preaquecido a 220ºC em uma assadeira (a Fer forrou com papel alumínio, eu coloquei direto em uma antiaderente e cobri com papel alumínio. Salpique algumas fatias de gengibre, tempere com sal e regue com azeite. Asse por aproximadamente 1h, ou até as abóboras e peras ficarem bem macias e caramelizadas.

Depois de assado, retire a polpa das abóboras. Numa panela coloque azeite, e refogue a cebola até ficar levemente dourada. Junte o restante do gengibre as peras e abóboras. Junte 2 xícaras de caldo de legumes (ou um caldo feito com as sementes da abóbora). Cozinhe por uns 20 minutos até engrossar. Acerte o sal e bata tudo no liquidificador ou use o mixer de mão.
Eu fui na sugestão da Fer e fritei fatias bem finínhas de gengibre até elas ficarem bem crocantes, e coloquei na sopa junto com um pouco de castanha-do-pará para decorar e azeite.

Ficou ótima!!

15 de dez de 2009

Lagarto com cerveja



Mais um post de comida simples e gostosa.
Tempere a peça de lagarto com sal e pimenta, faça uns furos com a faca e coloque pedaços cenoura e bacon dentro. Na panela de pressão coloque um pouco de óleo, cebola picadinha e refogue, junte cenoura picadinha mexa e coloque o lagarto. dê uma fritada em todos os lados da carne e depois coloque dois caldos de carne e a cerveja (pode ser escura ou branca).
Cozinhe por uns 45 a 50 min. A carne fica hiper macia e ótima pra companhar um arroz branco.

14 de dez de 2009

Salada com pêras e castanhas



Eu adoro mistura de fruta na comida. Pêras, principalmente são ótimas para fazer combinações! Então, para quem gosta, aí vai essa sugestão! Alface americana, peras, castanha do pará e parmesão ralado.
Bjs

10 de dez de 2009

Espetinho da frango com açafrão e geléia adocicada de tomate



Vai uma receita para a seleção "comidinhas" do meu livro "Comidinhas".

Corte peito de frango em cubos de 2,5cm e coloque numa marinada de : salsinha (a receita original pede coentro em grãos, mas eu não sou fã de coentro então...), 1/2 col de chá de erva doce amassada, pimenta do reino, alho amassado, uma pitada de açafrão deixado em infusão em uma colher de sopa de água fervente, uma colher de sopa de vinagre de vinho tinto, azeite e sal. Deixe na geladeira por 1-2 horas pelo menos.

Preaqueça o forno a 200 C. Coloque um pedaço de frango em cada espeto ( eu cortei espeto de churrasco ao meio e deixei de molho na água para não queimarem). Aqueça azeite em uma frigideira antiaderente, coloque os espetinhos e frite até dourarem. Disponha-os em uma assadeira antiaderente cobra com papel aluminio e leve ao forno por 5 min, ou deixe os espetos na grelha ou churrasqueira.

Servi com batatas assadas com páprica e geléia adocicada de tomate.

Para a geléia: 1 col sopa de azeite, 1 dente de alho picado, 1 col sopa de gengibre picado, 60 ml de vinagre de maçã, 1 pedaço de canela, 300g de tomates pelados picados ou em purê, 2 col de sopa de açucar mascavo, 1/2 col chá de cominho moido (nao usei), uma pitada de pimeita do reino, uma pitada de cravo moído (usei sem ser moido mesmo). Numa panela coloque azeite e doure o alho e o gengibre. Adicione o vinagre e deixe ferver por 1-2 min. Coloque o restante dos ingredientes e cozinhe por aproximadamente 20 min ou até engrossar.

8 de dez de 2009

Para petiscar





Antepasto de berinjela que já postei aqui, com palitos de cenoura, e torradas de pão sírio.

Patê de gorgonzola e figos (ótima combinação)


Para as torradas de pão de sírio é fácil : Abra o pão e corte ao meio e em triângulos, daí vai do seu gosto o tamanho da sua torrada, eu cortei a metade em 3 triângulos. Arrume os pedaço numa assadeira e regue azeite, um pouco de sal e pimenta. Leve ao forno preaquecido a 180oC e asse por 8 a 10 minutos ou até que fiquem crocantes.

Pode ser armazenado em potes por até 3 dias.

Patê de gorgonzola: No processador coloque ricota, gorgonzola, azeite e sal (eu gosto de colocar cebolinha, mas dessa vez não coloquei)
Processe tudo e pronto. Eu não tenho medidas exatas, vai do gosto. Aqui em casa gostamos de todo tipo de queijo, então eu faço o patê mais forte (amo sabor forte do gorgonzola).

7 de dez de 2009

Mousse de chocolate com Cointreau!


Foi assim,

visitando o blog "Banquetes e Lanchinhos" da querida Téia, comi com os olhos a mousse de chocolate que ela postou. Receita do restaurante Dom Francisco aqui de Brasília.

Bom, a mousse é realmente uma delícia, e com uma consistência e sabor bem diferente das mousses convencionais.

Vamos então a receita:

12 ovos (separar gemas das claras)
1 lata de leite condensado
25 g de manteiga sem sal
380g de chocolate meio amargo (troquei por chocolate ao leite, (não gosto de chocolate amargo).... fiquei com medo de ficar muuito doce, e servi com morangos..mas ficou mto bom com ou sem morango!!rs)
2 colheres de sopa de rum ( a Téia usou Cointreau e eu tbm)

Bata no liquidifador as gemas coadas e o leite condensado. Ela sugere bater bastante para sair o gosto forte, (uns 5 min).
Bata as claras em neve e reserve.
Junte o chocolate e a manteita, mexendo até que o chocolate derreta por completo, sem ferver. Junte esse chocolate a mistura de leite condensado e gemas, mexendo sempre. Aos poucos e suavemente juste as claras em neve.
Junte o licor e leve para congelar por 24 horas antes de servir.

O Cointreau ficou bem presente e divino!

Téia ótima receita para compartilhar com a gente viu!! Fez um sucesso danado aqui!rs

Bjao a tds

Fe.;)

4 de dez de 2009

Viajar também é mamão com açúcar


Em novembro estive em Nova York, e foi uma viagem maravilhosa!! Tem tanta coisa pra ver, mas tanta coisa, que fica quase impossível ir a todos os lugares...mesmo assim, vimos tudo de principal que queríamos!Quem tiver a oportunidade, vale a pena conhecer!
Tirei foto (quando lembrei) de algumas das comidas para colocar aqui no blog..mas já antecipo que ñ eram refeições muito saudáveis, o que compensava era que andávamos muuuito!!hehe






3 de dez de 2009

Purê de batata à moda irlandesa



Vi num programa do Jamie Oliver um chef irlandês ensinando esse pure. Nada muito fora do comum, mas eu geralmente misturo tudo na panela..rs
Cozinhe as batatas com um pouco de sal, e amasse. Separe.


Coloque um pouco de leite numa panela junte cebolinha picada e pimenta. aqueça o leite, retire do fogo, e junte as batatas. Mexa.


Acerte o sal e coloque um pouco de manteiga no meio do purê e feche a panela, deixando descansar até servir. Na hora de servir misture tudo e pronto.
- o queijo ralado por cima foi por minha conta..é que eu adoro..rs-

Servi como acompanhamento de filé de pescada grelhado.

Bjs Fe.

1 de dez de 2009

frango com jalapeño



Resolvi dar uma apimentada na refeição aqui em casa. Fiz normalmente filé de peito de frango, depois cortei e numa frigideira antiaderente, refoguei um pouco de cebola com um fiozinho de azeite e juntei um pouco de pimenta jalapeño picadinha, coloquei depois os pedaços de frango e mexi um pouco e rapidão estava pronto.
O capeletti eu cometi o erro de jogar fora a embalagem e nem prestei atenção na marca...o que foi uma pena, pois foi a melhor que ja comprei! a massa bem fina e leve. cozinhei normal, escorri e numa frigedeira coloquei azeite cebola, refoguei, juntei os capelettis e pedaços de tomate e cebolinha...ta bom para um almoço né!

A pimenta é bem forte..então só para amantes mesmo...