26 de ago de 2009

Baba ganoush




Para os amante de berinjela como eu, essa é uma receita muito fácil e gostosa!

O baba ganoush é uma receita típica do Oriente Médio, feita de pasta de berinjela que tradicionalmente é assada por 45 min, e tahine (pasta de semente de gergelim). Há muitas variações da receita, essa que fiz é uma delas. As berinjelas ao invés de assadas podem ser grelhadas. Na verdade aprendi com uma amiga de uma amiga a “grelhar”as berinjelas na boca do fogão, virando de vez em quando para cozinhar por igual. (é mais rápido que no forno). Não usei tahine, usei azeite (o azeite vai de olho).







Vamos lá: 2 berinjelas grandes, azeite, 2 dentes de alho amassado, 2 limões, salsinha e sal a gosto. Coloque as berinjelas sobre as boca do fogão e faça como descrito acima. Depois de prontas, descasque as berinjelas (pode ser feito com garfo, eu acho mais simples e prático descascar com a mão em baixo da torneira, sai bem fácil), pique bem com uma faca até formar uma pasta, ou passe no processador de alimento. Acrescente a esta pasta, o azeite, o alho amassado, o suco dos limões a salsinha e o sal, misture bem e está pronto!

Sirva com pão sírio ou torradas!

;)

21 de ago de 2009

Muffim de banana com chocolate




O bom de ter uma Chef de cozinha na família é que ela te socorre! rs
Estava eu doida atrás de uma forma de muffins, eu até achei aqui em Brasília, mas custava muuuuiiiitooo caro. Não tive dúvidas, liguei pra minha prima e pedi um help! Ela me levou em dois lugares em São Paulo que vendem produtos de culinárias com uma enorme variedade. Nem preciso dizer que enlouqueci!rs

Bom....agora com minha linda e mais nova forma, eu não resisti e me pus a fazer algumas gostosuras! Dessa vez eu fiz muffins de banana com chocolate da Nigella. Foram de bananas porque: 1) porque eu adoro, 2) porque banana é danada pra estragar!! E como bananas muito maduras não são comíveis, ao invés de jogar fora, a gente aproveita né! rs

A receita é bem simples. Você vai precisar de: 3 bananas maduras, 125ml de óleo vegetal, 2 ovos, 250g de farinha, 100g de açúcar, ½ col de chá de bicarbonato de sódio, 1 col de chá de fermento em pó, 150g de chocolate picado.

Amasse as bananas e reserve. Bata os ovos e o óleo, e depois disso junte a farinha, açúcar, bicarbonato e o fermento (previamente já misturados), junte também as bananas amassadas. Acrescente as gotas de chocolate e misture. Distribua a massa nas forminhas de muffins e asse em forno preaquecido a 200 graus por 20 min. Rende 12 muffins.

Fe.

20 de ago de 2009

Omelete com shitake e muuuito queijo


Eu nem sou lá muito fã de ovo...mas de vez em quando uma omelete cai bem...e se tem uma coisa de que eu gosto muuuito é cogumelos e mais ainda é queijo. Na verdade eu sempre arrumo um jeito de usar essas delícias! Champignon aqui em casa é de balde (literalmente..rs).
Então, para acompanhar meu “arroz nada à grega” ai de baixo fiz minha vontade vale e Voilà ! Um omelete a là me! rs
Devo dizer que ficou muito bom e o marido, que a.d.o.r.a. omeletes, também gostou.
Os shitakes eu preparei a parte com um pouco de manteiga e sal. Depois agreguei aos ovos batidos com um pouco de sal e pimenta e logicamente o queijo, muito queijo! Foi bem simples mesmo...tem receitas que pedem leite, ou creme de leite, eu já vi até fermento...mas eu fiz sem nada disso e ficou bom..rs

19 de ago de 2009

"Gorquamole"


Era pra ser o "Roquamole" da Nigella....mas pra variar um pouco eu adaptei a receita....
Em seu livro ela menciona a irresistível combinação que o queijo roquefort faz com o abacate....Na ausência do roquefort, o que eu tinha era um gorgonzola...então foi esse mesmo...daí entre um e outro ingrediente saiu a minha versão:

125g de queijo gorgonzola (ou um pouco mais caso goste mais um pouco forte)
60ml de creme de leite (usei de caixinha)
2 xic de abacate maduro
1 pimenta dedo-de-moça (eu tinha feito conserva e usei essa mesmo)
1 cebola picadinha
um pouco de sal
páprica a gosto (eu fiz uma com e outra sem... varia do gosto...as duas ficam boas..
Caso você não tenha um processador, pode começar amassando com um garfo o queijo e o creme de leite e depois juntar o abacate (se tiver maduro você não vai ter dificuldade e só garfo vai dar conta..)
Mas pra facilitar, eu coloquei o abacate e o creme de leite no meu processador, depois acrescentei o queijo previamente picado e bati mais um pouco.
Depois disso, passe o patê para uma tigela e junte a pimenta picada e a cebola. Sal a gosto e decore com a páprica por cima. Sirva com tortillas, no meu caso, fui de doritos! ;)

Rende de 4 a 6 porções.

18 de ago de 2009

Torta de Limão com Brownie




Para a sobremesa de domingo resolvi fazer uma Torta de Limão com Brownie - na verdade é um brownie com creme de limão . E recomendo! É muito boa! Só não pode deixar de fazer a malhação depois para queimar as calorias!!hehe


Para o Brownie você pode usar um de caixinha caso esteja com preguiça, mas eu sugiro que façam em casa, é muito fácil:


3 ovos


3 col (sopa) de margarina derretida


1 xíc (chá) de açúcar (eu usei açúcar mascavo)


1/2 xíc (chá) de chocolate em pó


1/2 xíc (chá) de farinha de trigo peneirada


1 xíc (chá) de chocolate ao leite picado


1/2 xíc (chá) de castanha-do-pará picada


Em uma tigela misture os ovos e a margarina. Acrescente o açúcar, chocolate em pó e a farinha. Junte as castanhas e o chocolate picado. Use uma forma de aro removível e asse por 25 a 30 min.




Para o creme de limão:


2 potinhos de cream cheese


1 xíc (chá) de açúcar


1 lata de creme de leite


suco de um limão (eu usei um e meio)


Raspas da casca de limão para decorar


Na batedeira bata o cream cheese com o açúcar. Misture o Creme de leite e o suco de limão. Coloque sobre o brownie morno e leve para gelar.
Depois é só decorar com as raspas de limão, desenformar, servir e comer! :)